Biden assina decreto que obriga uso de máscara em ônibus, trens, aviões e navios
Publicado em: 21 de janeiro de 2021

Obrigatoriedade se estende para rodoviárias, aeroportos, estações e portos e é uma das medidas para conter o avanço da covid-19 nos EUA. Testagem será obrigatória para quem chegar de outros países
ADAMO BAZANI
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu nesta quinta-feira, 21 de janeiro de 2021, e decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ônibus intermunicipais e interestaduais, trens, aviões e navios.
Também passa a ser obrigatório que os passageiros e funcionários das empresas de transportes usem máscaras em rodoviárias, aeroportos, estações e portos.
Muitas companhias aéreas e de ônibus de longa distância já pediam o uso da máscara para os passageiros, mas reivindicavam que houvesse uma norma federal para terem uma segurança jurídica, o que tinha sido ignorado pelo ex-presidente Donald Trump.
O “The Washington Post” revelou relatórios de segurança protocolados junto ao governo federal que mostram comissários de bordo sendo repetidamente insultados e agredidos verbalmente por passageiros, incluindo alguns que chamaram o vírus de uma “farsa política”.
Funcionários de empresas de ônibus e sistemas de ferrovias também foram hostilizados.

Greyhound em seu site, mesmo antes da determinação de Biden, ainda na gestão de Trump, já falava sobre a necessidade de uso em máscara nas viagens
Em nota da Casa Branca, Biden disse que a medida faz parte de uma série de ações de um enfrentamento sério que o governo terá à covid-19.
Os Estados Unidos registram o maior número de mortes no mundo, com 405 mil pessoas que perderam a vida por causa do novo coronavírus.
Biden disse que os piores dias da pandemia ainda virão nos EUA
“Eu prometo, como presidente, que vou contar a verdade. E a verdade é que nossos piores dias estão à nossa frente, não atrás de nós. Então temos que nos preparar. Temos que ter determinação pra bater esse vírus”
Outro decreto relacionado aos transportes é que só poderão embarcar de qualquer país para os Estados Unidos se realizarem testes com resultado negativo para a covid-19.
Também será obrigatória uma quarentena ao chegar no país, mesmo com o resultado negativo.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários