Greve dos trabalhadores da Viação Presidente em Conselheiro Lafaiete (MG) entra no sétimo dia

Foto: Guilherme Ferreira

Esta segunda (18) pode ser decisiva para o movimento, a depender da posição da empresa

ALEXANDRE PELEGI

A greve dos rodoviários que trabalham na Viação Presidente em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, entra nesta segunda-feira, 18 de janeiro de 2021, no sétimo dia.

A depender da posição da empresa, no entanto, a situação pode se agravar ou arrefecer.

Segundo informações do jornal Correio da Cidade, a empresa havia negociado a venda de três ônibus para pagar os débitos com os trabalhadores na sexta-feira (15), mas alegou que não houve tempo hábil para a liberação do pagamento.

Caso os débitos sejam pagos hoje, ou ao menos parte deles, a situação poderá tomar outro rumo, mas os trabalhadores, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Conselheiro Lafaiete (SINTTROCOL), continuam em vigília diante da garagem da empresa, aguardando uma posição.

Caso a situação se agrave, o Sindicato promete não colocar nas ruas os quatro ônibus que têm prestado o serviço emergencial à cidade, o que configuraria estado de greve geral.

A categoria entrou em estado de greve após aprovação em assembleia na quarta-feira (6) à tarde, e a Viação Presidente foi notificada da decisão.

A situação crítica do transporte urbano é recorrente na cidade. Os trabalhadores cruzaram os braços em 29 de julho de 2020 cobrando o pagamento de salários atrasados.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/07/29/transporte-coletivo-de-conselheiro-lafaiete-mg-entra-em-greve/

Por sua vez, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete anunciou que pretende realizar uma nova licitação em 2021 para contratar uma empresa que ofereça um melhor serviço de transporte coletivo. A contratação de uma nova empresa em caráter emergencial não está descartada.

Já a Câmara Municipal, em sessão realizada na terça-feira passada (5), decidiu realizar uma Audiência Pública para discutir a situação do transporte coletivo. O encontro foi agendado para o dia 26 de janeiro de 2021, às 16h.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta