Linha 4-Amarela de metrô, em São Paulo, recebe exposição sobre cultura afro-brasileira

Ao todo, 20 painéis que integram a mostra desembarcaram na Estação São Paulo -Morumbi. Foto: ViaQuatro.

Mostra foi exibida na Estação Oscar Freire e chegou à Estação São Paulo-Morumbi

JESSICA MARQUES

A Linha 4-Amarela de metrô, em São Paulo, está recebendo uma exposição sobre cultura afro-brasileira.

Em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha, artistas pretos e pretas do Norte e Nordeste apresentam trabalhos fotográficos na Estação Oscar Freire.

No sábado, 09 de janeiro de 2021, os 20 painéis que integram a mostra desembarcaram na Estação São Paulo-Morumbi e ficam até o dia 29.

“Em um país racista que nega oportunidades para a população preta no geral, poder exibir o trabalho de fotógrafos e fotógrafas negras independentes para um número grandes de pessoas que passam diariamente pelas estações é ótimo”, disse Sérgio Fernandes, integrante do coletivo Afrotometria, em nota.

Segundo a ViaQuatro, a mostra provoca diversas reflexões nesse sentido, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários. “FotoPRETA – Norte e Nordeste”, segundo os profissionais do coletivo Afrotometria, propõe a desconstrução de diversos estereótipos raciais e regionais consolidados em nossa cultura.

“Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações, a exposição também estará disponível, ao longo do período em que será exibida nas estações, nas páginas oficiais da concessionária no Facebook e no Instagram.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta