Licenciar veículos em São Paulo está até 40% mais caro em 2021 para veículos novos

Veículos comerciais, como táxis, ônibus urbanos e ônibus fretados precisam também estar em dia com órgãos reguladores para pagar licenciamento.

Pagamento antecipado começa nesta segunda-feira (04). Taxa do seguro DPVAT não será cobrada

ADAMO BAZANI

Quem tem veículos no Estado de São Paulo deve preparar o bolso.

Não haverá cobrança da taxa do seguro DPVAT,  mas de acordo com os valores divulgados pelo Detran (Departamento de Trânsito), o valor do licenciamento ficará até 40% mais caro para veículos novos.

O calendário para o pagamento obrigatório do licenciamento começa em 14 de abril e obedece a sequência dos finais das placas.

O pagamento antecipado começou a ser feito a partir desta segunda-feira, 04 de janeiro de 2021.

Segundo nota do Detran, em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Valores:

O valor da taxa de licenciamento 2021 em São Paulo é de R$ 98,91 até o dia 14 de janeiro de 2021 para carros novos ou ao longo do ano para veículos produzidos em qualquer ano, obedecendo a tabela de pagamento

Quem licenciar o veículo zero km a partir do dia 15 de janeiro deverá pagar o valor de R$ 131,80.

Calendário do licenciamento 2021 em São Paulo

Veículos de passeio, ônibus, reboques e semirreboques

 

Placas com final 1
Prazo até 30 de Abril

Placas com final 2
Prazo até 31 de maio

Placas com final 3
Prazo até 30 de junho

Placas com final 4
Prazo até 30 de julho

Placas com final 5 e 6
Prazo até 31 de agosto

Placas com final 7
Prazo até 30 de setembro

Placas com final 8
Prazo até 29 de outubro

Placas com final 9
Prazo até 30 de novembro

Placas com final 0
Prazo até 30 de dezembro

 

Caminhões ou caminhões tratores

Placas com final 1 e 2
Prazo até 30 de setembro

Placas com final 3, 4 e 5
Prazo até 29 de outubro

Placas com final 6, 7 e 8
Prazo até 30 de novembro

Placas com final 9 e 0
Prazo até 30 de dezembro

 

Como pode ser feito o pagamento:

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT.

Licenciamento de veículos comerciais de passageiros e cargas 

Veículo de uso comercial (categoria aluguel), como taxis, van escolar, caminhão de entrega necessita de autorização para transporte emitida pelo órgão competente (Prefeitura, ARTESP, EMTU, ANTT, DER ou EMBRATUR).

No entanto, em função da Pandemia do Covid-19 , o Detran.SP prorrogou o prazo que torna obrigatória a apresentação da autorização. Portanto, ainda de acordo com o departamento, o veículo poderá ser licenciado para o respectivo exercício, mas terá um bloqueio administrativo no seu cadastro, como medida de segurança, até a apresentação dessa autorização renovada em uma unidade do Detran-SP ou posto do Poupatempo no munícipio de registro do veículo.

Licenciamento de veículos movidos a GNV 

Nos casos de veículos movidos a Gás Natural Veicular – GNV, para que o licenciamento seja expedido é necessária prévia aprovação em inspeção de segurança veicular com a respectiva expedição de Certificado de Segurança Veicular – CSV.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Luiz Carlos Direnzi disse:

    Tudo isso por que estamos passando por uma Pandemia. Imagina se tivesse tudo dentro da normalidade. Todos preocupados com Pandemia, com a Vida. Beleza. Mas na hora de aumentar os preços todo mundo esquece do próximo e pensa em si mesmo.

  2. Paulo disse:

    Engraçado não vão cobrar o dpvat mas em compensação aumentam o valor do licenciamento só nesse país mesmo o povo sempre paga de uma forma.

  3. José Ricardo Krauss disse:

    Não devemos nos esquecer de que o IPVA é estadual, portanto esse aumento se deve ao Dória. Já o DPVAT é federal, portanto o não pagamento foi concedido pelo governo Bolsonaro.

    1. Cícero disse:

      Então no ano passado tava 93.00
      Esse ano se não pagar na data de vencimento vai ter acréscimo. Mais em compensação não vai pagar dpvat e acho que tem um desconto no ipva

    2. maria madalena santiago disse:

      Esse AUMENTO não é do IPVA, é do LICENCIAMENTO. Mas ninguém deve esperar nada desse governador; pessoa mentirosa que foi eleito prefeito para “prefeitar” e, um ano e três meses depois pulou fora do galho feito macaco irrequieto. Lamento que tem pessoas que gostam de mentirosos, pois votaram nele para governar o Estado de SP. Governador rápido no gatilho para fazer funcionar a reforma da previdência dos funcionários públicos, mas os Precatórios Alimentares( direitos trabalhistas dos funcionários de SP) que rolam há mais de 11(onze) anos nem ameaça mencionar quando pagará. Sou aposentada, não deveria pagar aposentadoria, mas pagava $26,00; com a reforma passei a pagar $694,00; aumentou o valor da taxa de licenciamento; tirou direito de idosos entre 60 e 65 anos de viajar “gratuitamente” nos transportes públicos; restringiu isenção de IPVA para pessoas deficientes comprarem veículos. Votem nele para presidente!
      Para piorar, o POSTE DO DÓRIA, Bruno Covas, péssimo prefeito que deixou as ruas todas esburacadas, com lombadas sem sinalização de solo ou placas; com sujeira por todos os lados, ainda teve o descaramento de aumentar seu salário em mais $11.000,00. Ah! mas estava defasado há doze anos. Salário de vinte e quatro mil reais é até muito para quem nada faz e ainda tem seus gastos extras pagos pelos contribuintes. Vinte e quatro mil não dá para ele viver e $1045,00 tem que dar para o trabalhador, pobre, idoso, aposentado comer, pagar contas, comprar medicamentos. É o fim do mundo mesmo, não há outra explicação para isto!

  4. Cícero disse:

    Esse ano no licenciamento completo até o vencimento tá bem melhor que anos anteriores. Pela primeira vez não vou pagar dpvat e menos 6% no ipva

  5. Roberto Rego disse:

    É uma pegadinha, voce vai ter que pagar o ipva ate dia 14 para poder licenciar ou seja, pagar integral. Entao vc vai economizar uns 40 reais de furto de licenciamento
    Mas, deverá desembolsar para pagar ipva

  6. LETICIA ALVES disse:

    para conseguir pagar o licenciamento o IPVA deve estar quitado, nesse caso mesmo eu optando pelo pagamento total do meu IPVA que vence em 18/01 não conseguirei recolher o licenciamento com desconto até 14/01

  7. Valmir disse:

    Esse dória é um ladrão do dinheiro dos contribuintes, aumentar em 40 por cento o licenciamento (isso é um roubo), e não tem nenhum deputado ou representante do MP, para impedir esse verdadeiro assalto, pqp…

Deixe uma resposta