ANTT apreende quatro ônibus a serviço da Buser em operação em São Paulo
Publicado em: 18 de dezembro de 2020
Ação ocorreu na região metropolitana da capital nos dias 16 e 17 de dezembro
ALEXANDRE PELEGI
Numa operação de combate ao transporte clandestino interestadual de passageiros, a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT realizou, em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, mais uma etapa da Operação Pascal na região metropolitana da capital.
A operação aconteceu nos dias 16 e 17 de dezembro de 2020, quarta e quinta-feira.
Os agentes da ANTT e da GCM/SP executaram um comando operacional conjunto com diversas fiscalizações, autuações e que redundaram em oito apreensões de veículos que atuavam operando transporte clandestino de passageiros.
Ao final da operação, foram impactados 114 passageiros.
Segundo a equipe de fiscalização da ANTT em São Paulo, a Operação Pascal acontece devido ao aumento das denúncias do transporte clandestino de passageiros entre estados durante a pandemia de Covid-19.
Das oito apreensões, cinco dos veículos tinham como destino a cidade de São Paulo/SP, com origem nos municípios de Jequié/BA, Caetité/BA, Belo Horizonte/MG, Itajubá/MG e Curitiba/PR. Os restantes três veículos iniciaram viagem na cidade de São Paulo/SP e tinham como destino Janaúba/MG, Belo Horizonte/MG e Foz do Iguaçu/PR.
Dos oito ônibus apreendidos, quatro estavam a serviço da BUSER TECNOLOGIA, sendo que um deles, de propriedade da transportadora Lídia Transportes, descumpria decisão judicial que impede o aplicativo de contratar viagens com origem ou destino para o Paraná. Nesse caso, o veículo com origem de Curitiba foi apreendido, conduzido ao pátio e a empresa autuada por transporte não autorizado. As demais empresas foram autuadas e também tiveram seus veículos apreendidos.
O Dário do Transporte solicitou a manifestação da Buser Tecologia e aguarda sua resposta para publicá-la neste espaço.
Além das apreensões, a equipe da ANTT encontrou durante a operação uma série de irregularidades relacionadas à segurança, como motorista sem CNH, motorista sem curso para condução de coletivos, pneus carecas, para brisas trincado, aferição de cronotacógrafo vencida, ausência de faixas refletivas extintores de incêndio vencidos e despressurizados.
Todos os veículos apreendidos foram removidos para pátios credenciados pela ANTT e os passageiros foram encaminhados para o Terminal Rodoviário do Tietê em São Paulo/SP em veículos de empresas cadastradas.
“Os infratores estão sujeitos a multa no valor de R$ 7.600,00 pelo transporte clandestino. Todos os veículos foram enquadrados na Resolução 4287/14 da ANTT, apreendidos e encaminhados para um depósito credenciado da ANTT por no mínimo 72 horas, sendo sua liberação condicionada à comprovação do pagamento das passagens em empresa regular, bem como as despesas referentes as diárias de pátio e guincho. O valor total das autuações na ação de hoje foi por volta de R$95.000,00”, informa comunicado da equipe da ANTT encaminhado ao Diário do Transporte.
BALANÇO GERAL
A ANTT informa que, mesmo com a pandemia, e da redução da atividade econômica, já apreendeu cerca de 1167 veículos somente em 2020, sendo restituídos ao transporte autorizado cerca de 35.000 passageiros.
A Agência constatou ainda que, embora as linhas regulares tenham reduzido a frequência de viagens desde março/2020, o transporte clandestino seguiu na contramão. A fiscalização aplicou 2.454 Autos de Infração causando um impacto de mais de 13 milhões de reais ao transporte clandestino.
“A ANTT tem monitorado o transporte clandestino de passageiros utilizando o Canal Verde Brasil, rede nacional inteligente de percepção, acompanhamento e mapeamento de fluxos de transporte nos corredores logísticos. São pórticos que leem as placas dos veículos na rodovia e dão sua localização em tempo real para ANTT”, informa a autarquia federal, vinculada ao Ministério da Infraestrutura.
“A ANTT alerta sobre os perigos de utilizar o transporte clandestino de passageiros. Via de regra, no transporte clandestino os motoristas não possuem treinamento, cumprem jornadas exaustivas de trabalho e os veículos são precários, geralmente apresentando péssimo estado de conservação e manutenção, o que aumenta em quatro vezes a letalidade dos acidentes envolvendo esse tipo de transporte.
Além disso o transporte clandestino de passageiros devido a sua informalidade se torna porta de entrada para que vários crimes possam ser cometidos como descaminho e tráfico de pessoas, animais, drogas e armas.
A ANTT alerta também quanto ao risco de infecção pelo novo coronavírus a que os passageiros que optam pelo transporte clandestino ficam expostos pela não adoção das determinações vigentes de higienização dos veículos.
A Operação Pascal da ANTT segue em todo país e para denunciar o transporte clandestino de passageiros, os usuários podem entrar em contato através do telefone 166, do e-mail ouvidoria@antt.gov.br ou WhatsApp (61) 9688-4306”, conclui a ANTT.
IMAGENS DA OPERAÇÃO PASCAL EM SÃO PAULO
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes








Vejam que nem a Buser e nem a empresa proprietária do ônibus estão cumprindo uma decisão judicial vigente.
Pois o aplicativo está proibido no estado do PR.
Realmente o que parece é que eles pregam a total desordem e a o não cumprimento da Lei, resta saber até quando o Poder Judiciário nada fará para combater mais esse absurdo.
O que mais será que o Poder Judiciário necessita para tomar uma decisão definitiva e colocar um fim nesse ” DE SERVIÇO ” prestado pelas empresas de tecnologia e suas parceiras.
Por quê a ANTT NÃO PASSA NENHUM DADO falando de ônibus apreendido da TCB TransBrasil?
Á ANTT nâo pode sequer fiscalizar os Veliculos Da TCB / Transbrasil pois esta empresa ganhou uma liminar dada pela justiça para continuar operando para entender procure por um video do Canal Rotas do Brasil by William Patrick e voçe ver como funciona o esquema todo
O dia que as empresas regulares não aguentarem mais e quebrarem, gerando uma cascata de desemprego diretos e indiretos ai será tarde para o judiciário fazer alguma coisa, mas com certeza não irão se importar.
Se não tiver ANTT É CLANDESTINO ,onibus de app tudo clandestino não tem ANTT, mais no BRASIL nada como uma mala de din,pra liberar quem nem carro de app só tem pau véio ,bebado , drogado e bandido.
Fico impressionado como tem pessoas que usam esse tipo de serviço clandestino e de aplicativo. Para mim eles são igual ao usuário de drogas, sabem dos riscos de ficarem sequelados, de perder a vida e mesmo assim utilizam estes serviços criminosos só para dizerem que eles são espertos e são da nova era.
Realmente eles não se importam com a vida dos profissionais do volante, ajudantes de embarque, mecânicos, ajudantes de limpeza dos veículos, manobristas e outros que uma empresa renomada e responsável paga os salários desses funcionários e seus impostos.
Empresas que geram capital para o nosso país, aumentando o nosso PIB.
Será que não ensinam mais isso nas escolas?
Todo profissional tem o seu valor, o seu gasto é uma vida que tem seus direitos e deveres como qualquer um. Temos que valorizar isso!
Temos uma geração de mi, mi, mi, mi, NUTELLA, EGOCÊNTRICA, EGOÍSTA, INDIVIDUALISTA, MATERIALISTA que está ajudando a destruir este país que se chama BRASIL.
UBER, BUSER e outros aplicativos são os perueiros da década de 90, sou a favor de acabar com todos.
UBER coloca muitos carros poluindo o ar e aumentando o congestionamento do transito das grandes cidades, já usei e vi que a maioria não sabem se portar adequadamente no trânsito e nem obedecem às leis.
Sou motorista de ambulância mais de 10 anos e 25 de habilitação profissional e digo que muitos estão regredindo como motorista e cidadão.
Esses aplicativos faz com que muitos deixam de usar os ônibus e o pior, muitas pessoas deixam de caminhar, de conversar com outras, ou seja, estamos chegando no fim do nosso país e do mundo.
HIPOCRISIA é o que mais está crescendo na sociedade.
HIPÓCRITAS, só pensam em sim mesmos.
Sem querer defender a Buser ou outros aplicativos, que mimimi é esse? Há opção de usar ou não e o poder público pode fiscalizar, se não o faz direito não é problema meu. Se o usuário quer, o serviço vai permanecer independente de fiscalização ou não e o exemplo esta aí.
E também não há legislação específica para essa nova modalidade, pois ela não acompanham a nova realidade. E as ditas gerações melhores não é exemplo de nada, chega de hipocrisia de culpar a atual geração por tudo que acontece de errado.
Não só aprender estes veiculo. Que são clandestinos claro que temos que combater os crimes que estão por tras disso mais fiscalizar também ad que se dis regular mais e um lixo como as sucatas da são Geraldo que esta com a gontijo não tem água banheiro uma decepção não tem um WIFI. O mínimo um carregador de celular ja estes com preços execivel. Tem vamos fiscalizar todos
Parabéns ANTT TEM que prender mesmo esse tipo de transporte
Buser fora do sistema já
Clandestino não
A lei é bem clara todo transporte interestdual que não é autoriza por autarquia (ANTT) é sim clandestino se quiserem regulamente o transporte interestadual de passageiros por aplicativo que se modifique á lei vigente pois a ANTT está cumprindo sua função institcional que lhe foi dada mediante á constituição brasileira além do mais vocé não sabe á banguca que era quando existia o DNER antessucesor da ANTT.