Bahia lança passe livre digital para pessoas com deficiência

Carteirinha ficará no celular ou tablet e a empresa de ônibus também poderá realizar a leitura do QR Code para checar as informações do beneficiário. Foto: Carol Garcia/GOVBA.

Benefício dá direito ao uso gratuito do transporte intermunicipal

WILLIAN MOREIRA

O Governo do Estado da Bahia lançou nesta quarta-feira, 16 de dezembro de 2020, a versão digital do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência.

A carteirinha ficará no celular ou tablet e a empresa de ônibus também poderá realizar a leitura do QR Code para checar as informações do beneficiário.

Além disso, a partir de agora, o pedido do benefício pode ser feito por meios digitais e o solicitante não precisa esperar dois meses pela concessão do benefício. Basta aguardar somente dois dias, permitindo assim maior acesso a este documento, que é emitido pela SJDHDS (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social).

Com o Passe Livre Intermunicipal Digital a pessoa com deficiência e seu acompanhante têm o embarque garantido no transporte metroviário, rodoviário, ferroviário e aquaviário em todo o Estado. Atualmente, 50 mil pessoas já são beneficiadas pelo Passe Livre, segundo informações do governo.

Para fazer o pedido, o solicitante deve acessar o site do benefício do Passe Livre e preencher as informações necessárias.

Quem já utiliza o passe livre convencional e não o digital continua com o documento válido até o vencimento, quando será preciso solicitar um novo, já por meio digital.

O governo baiano espera reduzir em R$ 290 mil por ano os custos de confecção e envio das carteiras em todo o estado, já que o processo online permite maior eficiência e transparência no processo de análise e concessão do benefício, também conforme informado, em nota.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta