Caio entrega ônibus Apache Vip com poltronas rodoviárias, customizado para ONG de Valparaíso de Goiás

Diferenciais do veículo são o salão interno personalizado e a tecnologia embarcada. Foto: Divulgação.

Organização atua na inclusão digital de comunidades carentes e em projetos sociais

JESSICA MARQUES

A Caio entregou um ônibus de modelo Apache Vip, com chassi Volvo B270F 4X2, customizado para a ONG Programando o Futuro, de Valparaíso de Goiás. A organização, fundada há 20 anos, atua na inclusão digital de comunidades carentes e em projetos de cunho social voltados a ações educativas, ambientais e tecnológicas por todo o Brasil.

Os diferenciais do veículo são o salão interno totalmente customizado e a tecnologia embarcada. O veículo conta com Wi-Fi, tomadas USB para recarga de dispositivos móveis, além de tomadas elétricas posicionadas em pontos estratégicos da carroceria e preparação para sistema de rádio com alto-falantes.

O ônibus também conta com ar-condicionado e vidros na cor fumê. Um elevador facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, com deficiência e idosos.

Ainda segundo a Caio, o veículo possui comprimento total de 12.500 mm, iluminação interna em LEDs e capacidade para 8 pessoas sentadas. As poltronas dos passageiros são do tipo rodoviária, reclináveis, com apoios de braços e estofamento especial.

No local com ponto de tomada elétrica, ONG vai instalar um laboratório. Confira abaixo na imagem:

PROJETO

Conforme informado pela fabricante, o Apache Vip será utilizado no Reciclotech, programa de inclusão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal.

“Somos, segundo a ONU, o 6º país que mais gera lixo eletrônico no mundo, por isso a necessidade de conscientizar as pessoas sobre a importância do descarte correto desse tipo de material. Nosso novo ônibus, produzido pela Caio, abrigará um laboratório multimídia que irá disseminar esses conceitos. Além disso, o veículo contará com uma estrutura para capacitar jovens de baixa renda por meio de cursos voltados à tecnologia”, afirmou o fundador e coordenador da ONG, Vilmar Simion Nascimento, em nota.

Segundo Vilmar, o novo veículo entrará em operação no início de 2021 com o objetivo de realizar 100 ações itinerantes do Reciclotech, sobre gestão do lixo eletrônico como também a arrecadação desses materiais nas comunidades. Computadores, monitores e outros eletroeletrônicos doados, dependendo de seu estado, podem ser recuperados e posteriormente doados para instituições de ensino de localidades menos favorecidas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta