Artesp diminui quantidade permitida de pessoas em pé nos ônibus suburbanos por causa da Covid-19

Ônibus suburbano no interior paulista

Agora, ônibus convencionais só poderão transportar dez passageiros em pé e os articulados, 20; antes era o dobro

ADAMO BAZANI

As regras sobre os transportes rodoviários intermunicipais e suburbanos no Estado de São Paulo se tornaram mais rígidas por causa do avanço da Covid-19.

Em nova publicação oficial nesta quarta-feira, 02 de dezembro de 2020, a Diretoria de Procedimento e Logística da Artesp, agência que regula os transportes no estado de São Paulo, revistou para baixo a quantidade permitida de pessoas que podem ser transportadas em pé nos ônibus suburbanos.

Agora, ônibus de modelo convencional só poderão transportar dez passageiros em pé e os articulados, 20.

Na determinação anterior, que foi revogada, a permissão era de 20 passageiros em pé nos modelos convencionais, e 40 pessoas em pé nos articulados.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/11/25/em-primeira-mao-artesp-determina-tabela-minima-de-onibus-rodoviarios-e-limita-lotacao-nos-suburbanos/

Ônibus suburbanos são os coletivos de características urbanas que ligam cidades diferentes dentro do Estado de São Paulo, mas não em áreas metropolitanas, ou seja, não são gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Permanecem as demais determinações do comunicado oficial anterior, como a manutenção mínima de 1/3 (um terço) do total de horários estabelecidos nas tabelas aprovadas pela Artesp, validade de um ano das passagens desmarcadas com antecedência e exigências de higienização dos ônibus, com desinfecção dos veículos no início ou termino de cada viagem, bem como dos locais de atendimento ao público.

Diante do avanço da Covid-19, a gestão do Governador João Doria reclassificou todo o estado para a fase amarela do Plano São Paulo de quarentena.

As medidas, que reduzem horários de funcionamento e ocupação dos estabelecimentos de comércio e serviços, entraram em vigor nesta quarta-feira, 02 de dezembro de 2020.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/11/30/doria-muda-classificacao-das-cidades-para-a-fase-amarela-da-quarentena-em-todo-o-estado-de-sao-paulo/

Veja a nova determinação da Artesp na íntegra:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta