Transporte nas eleições: SPTrans com 65% da frota e CPTM a cada 15 minutos

Ônibus municipais em São Paulo terão frota superior a domingos habituais

Postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionam. Metrô vai ampliar quantidade de trens e EMTU  terá frota habitual de domingo

ADAMO BAZANI

Quem for utilizar o transporte público no segundo turno destas eleições deve estar atento porque em alguns serviços haverá mudanças nos esquemas de operação neste domingo, 29 de novembro de 2020.

A SPTrans (São Paulo Transporte), Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informaram como serão os atendimentos.

Confira as notas das gerenciadoras

Ônibus Municipais de São Paulo (SPTrans)

A frota de ônibus municipais da capital paulista será de 65% da semana (números atuais) neste domingo, 29 de novembro de 2020. Normalmente, aos domingos, a frota é de 49%

O atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes (das 6h às 22h). Já as lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana, que não funcionam aos domingos e feriados bem como o Posto Central da SPTrans, estarão fechados.

Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site http://www.sptrans.com.br/compra-de-creditos-e-servicos/.

Após a compra dos créditos, recarregue o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

CPTM

Assim como no primeiro turno, todas as linhas da CPTM, com exceção da 13-Jade, vão funcionar com intervalo de 15 minutos entre os trens, menor do que o habitual aos domingos, que pode chegar a 35 minutos pro causa da realização de obras de modernização.

EMTU – Na EMTU/SP, que gerencia ônibus metropolitanos, serão mantidas a tabela e a frota que operam aos domingos. Os agentes estarão atentos na circulação dos ônibus e movimentação de passageiros. Se for necessário, poderá haver ampliação no número de viagens em alguma linha específica. Confira horários e itinerários no site https://www.emtu.sp.gov.br

Metrô –

As linhas operadas pelo Metrô contarão com reforço na frota de trens no dia da eleição. Serão três composições a mais nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, passando de 14 para 17 trens. Já na Linha 2-Verde, a frota passa de 9 para 11, enquanto a Linha 15-Prata contará com 7 trens, um a mais que no domingo comum.

A operação será monitorada ininterruptamente e se necessário o Centro de Controle Operacional (CCO) vai colocar mais trens em circulação. O intervalo entre trens nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha será em torno de cinco minutos e na Linha 15- Prata por volta de sete minutos.

O quadro de agentes de estação e de segurança será reforçado para que os passageiros tenham auxílio, especialmente nos momentos de embarque e desembarque de idosos e pessoas com deficiência (PCD). A limpeza nas áreas em que os passageiros circulam será intensificada. Para auxiliar na organização do fluxo, serão emitidas mensagens sonoras nos trens e estações.

Excepcionalmente neste domingo, os acessos nas estações Corinthians-Itaquera (passarela sentido Estádio), Bresser-Mooca (acesso norte), República (acesso Escola Caetano de Campos) e Anhangabaú (Rua Dr. Falcão Filho) estarão abertos, para facilitar a circulação dos passageiros. O acesso oeste da estação Trianon-MASP, que estava fechado desde o início da quarentena, a partir deste domingo será reaberto permanentemente, funcionando de segunda a sexta, das 6h às 20h30 (sábados, domingos e feriados permanecerá fechado). Máquinas de compra de bilhetes QR CODE estão disponíveis neste acesso.

Para evitar acidentes, o Metrô recomenda atenção especial nas escadas rolantes e fixas. A compra antecipada das passagens evitará a formação de filas. Em caso de dúvidas, os passageiros podem solicitar ajuda aos funcionários. Informações podem ser obtidas pela Central de Informações, no telefone 0800-770-7722, das 5h00 à meia-noite, ou nos perfis do Metrô nas redes sociais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta