Ônibus de Campinas (SP) circulam com adesivação especial para alertar sobre a prevenção do câncer

Um dos ônibus com adesivação especial

Ação é uma parceria da Transurc, que reúne as viações, com o Hospital Santa Tereza

ADAMO BAZANI

As empresas de ônibus de Campinas, no interior paulista, representadas pela Transurc, e o Hospital Santa Tereza firmaram parceria para uma campanha que mostra a importância da prevenção do câncer, em especial, de mama, colo de útero (Outubro Rosa) e próstata (Novembro Azul), que são momentos mundiais.

Seis ônibus das concessionárias de Campinas foram adesivados em azul e rosa para lembrar a população sobre a importância de cuidar da saúde e estão circulando nas linhas municipais.

As empresas participantes são VB Transportes e Turismo (VB1 e VB3), Expresso Campibus e Coletivos Pádova.

Por meio de nota do Transurc, o diretor médico do Hospital Santa Tereza, Ubertinele Pereira Fraga, ressaltou a importância do diagnóstico precoce e que hoje, a notícia da presença do câncer não é mais uma sentença, já que a medicina avançou.

“A promoção à saúde é o tema comum dessas campanhas, e o Hospital Santa Tereza exerce sua responsabilidade social ao lembrar a importância da prevenção. Quanto mais precoce se descobre o câncer mais chances de cura. E hoje um diagnóstico não é mais uma sentença. A medicina evoluiu muito” – disse.

O diretor de Comunicação e Marketing da associação das viações, Paulo Barddal, informou que a participação das empresas de ônibus nos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul já é uma prática constante.

“Todos os anos, com o intuito de conscientizar mulheres e homens, fazemos a campanha. Acreditamos que a adesivação de ônibus contribui para alertar e incentivar as pessoas a tomarem medidas preventivas contra a doença”, afirmou

ANDORINHAS:

Além das cores das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, os adesivos dos ônibus que estão em circulação receberam uma característica histórica de Campinas: imagens de andorinhas.

Por meio de nota, a Transurc informou que estes pássaros eram marcantes na cidade:

Além das cores, azul e rosa, e do laço azul, os ônibus adesivados trazem ainda em seu design, algumas andorinhas, que remetem ao tempo em que Campinas ficou conhecida nacionalmente como “Cidade das Andorinhas” por causa dos voos rasantes dessas pequenas aves em alguns pontos da cidade.

Embora mais raras que no passado, as andorinhas ainda aparecem de tempos em tempos por aqui e, para quem passa por problemas de saúde, elas possuem um importante simbolismo, que é a esperança, a boa sorte e a renovação.

OUTRAS AÇÕES:

A associação das viações também destacou que têm sido realizadas pelas concessionárias:

Outras atividades também estão sendo realizadas para conscientizar a população e os colaboradores das empresas do setor a cuidarem da saúde e prevenir o câncer. O site da Transurc foi colorido de rosa e algumas motoristas das concessionárias fizeram vídeos para as mulheres, onde falam da importância da campanha e dos cuidados com a prevenção ao câncer. Para novembro serão realizadas outras atividades, desta vez, voltadas para a saúde masculina, como um vídeo com os homens dando seu recado sobre os cuidados para evitar o câncer de próstata.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta