Metrô de São Paulo terá esquema especial para atendimento da demanda no Dia de São Judas nesta quarta (28)
Publicado em: 27 de outubro de 2020

Se o CCO (Centro de Controle Operacional) notar aumento substancial da demanda pode colocar mais trens na linha 1-Azul. Inscrições para participação nas missas foram encerradas, mas há possibilidade de tentar vaga presencialmente
ADAMO BAZANI
A Companhia do Metrô de São Paulo informou que vai adotar uma estratégia diferenciada de operação nesta quarta-feira, 28 de outubro de 2020, quando os católicos comemoram o Dia de São Judas Tadeu.
A igreja localizada na Avenida Jabaquara, na zona Sul, recebe uma grande quantidade de fiéis e, neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, os cuidados terão de ser redobrados quanto às aglomerações e necessidade de distanciamento social.
Por meio de nota, a Paróquia Santuário São Judas Tadeu informou que terminaram as inscrições para os fiéis que desejassem participar das missas, mas em alguns horários, haverá vagas e o interessado precisa ir presencialmente tentar acesso à igreja, que não é garantido (veja mais abaixo).
A igreja fica nas imediações da estação São Judas, na Linha 1-Azul e o Metrô informou que vai reforçar o quadro de agentes de estação e de segurança para auxiliarem o embarque e desembarque de idosos e pessoas com deficiência (PCD), e também intensificar a limpeza nas áreas de mais circulação de pessoas.
A empresa vai monitorar as operações e, se o CCO (Centro de Controle Operacional) notar aumento substancial da demanda, pode colocar mais trens na linha 1-Azul.
O Metrô ainda informou que para auxiliar na organização do fluxo dos passageiros, serão emitidas mensagens sonoras nos trens e estações.
Atenção às escadas fixas e rolantes e compra antecipada dos bilhetes para evitar filas são recomendações da empresa.
NÚMERO LIMITADO DE FIÉIS:
Por meio de nota, a Paróquia Santuário São Judas Tadeu informou que as inscrições para as missas do dia 28 foram encerradas nesta terça-feira (27).
Segundo a igreja, serão 11 celebrações no dia, das quais quatro estão com a capacidade máxima de 200 pessoas atingidas: as missas das 9h, 12h, 15h e 19h30. Nessas celebrações não será permitida a entrada de mais pessoas.
Já as demais missas (5h, 6h, 7h30, 10h30, 13h30, 16h e 17h) ainda têm números variados de vagas que não foram preenchidas. O fiel que não se inscreveu e quiser participar será orientado a tentar ir a alguma dessas celebrações, mas vale ressaltar que a preferência é de quem realizou a inscrição antecipada.
A instituição religiosa ainda informou que haverá a contagem de pessoas na porta da igreja e ao atingir a capacidade máxima de 200 pessoas, não será mais permitido que entrem no recinto.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 28 – FESTA DE SÃO JUDAS TADEU
5h – Missa na igreja nova
6h – Missa na igreja nova
7h30 – Missa na igreja nova com transmissão via Youtube
9h – Missa na igreja nova com transmissão via Youtube e TV Aparecida
10h30 – Missa na quadra da Obra Social
12h – Missa na igreja nova com transmissão via Youtube
13h30– Missa na quadra da Obra Social
15h – Missa na igreja nova com transmissão pelo Youtube
16h – Missa na quadra da Obra Social
17h – Missa na igreja nova com Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, com transmissão via Youtube e Rádio 9 de Julho
19h30 – Missa na igreja nova com transmissão via Youtube
20h45 – Live Show com o GRUPO IR AO POVO – via Youtube
SERVIÇOS
- Visitação da imagem na igreja antiga – Das 5h às 21h
- Bênçãos – De meia em meia hora das 5h30 às 21h no Salão São Judas
- Confissões – Das 5h às 19h no salão Dehon
- Secretaria Paroquial – Das 5h30 às 21h
- Bazar São Judas – Das 8h às 17h
- Loja e Velário – Das 5h30 às 21h
- Café São Judas – Das 5h45 às 18h
- Alimentação– Haverá barracas oferecendo lanches durante todo dia
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes