Mais quatro trens chineses novos entram em operação na linha 13 Jade da CPTM até o fim do ano, diz Doria

Segundo novo trem da série 2500 para a linha 13 Jade. Foto: Diário do Transporte

Ligação recebeu nova composição nesta quinta-feira, 22

WILLIAN MOREIRA

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na manhã desta quinta-feira, 22 de outubro de 2020, que a Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai receber mais quatro trens chineses novos até o fim do ano.

O anúncio foi feito durante entrega do segundo novo trem da série 2500 para a linha. Os outros quatro trens estão passando por testes para começar a operar em 31 de dezembro de 2020. A entrega foi celebrada em cerimônia com a presença do governador João Doria, conforme havia antecipado o Diário do Transporte.

A unidade faz parte de um lote de oito trens que serão fornecidos pelo consórcio Temoinsa-Sifang. Todas as composições vão custar R$ 316,7 milhões.

No ato, o governador afirmou acreditar na tecnologia, nos produtos chineses, “na qualidade do que os chineses fazem para o Brasil e para o mundo“.

O governador continuou, aproveitando o momento para alfinetar o presidente Bolsonaro: “Por estar inaugurando aqui uma segunda série de trens na Linha 13-Jade da CPTM para atender a milhares de passageiros, só tem um passageiro que eu sei que não vai utilizar esse serviço, que é o presidente Jair Bolsonaro. Ele não usa nada que é chinês, então ele vai preferir um outro tipo de transporte e não vai entrar nesse trem que está sendo entregue hoje aqui.”

O novo trem traz alguns benefícios adicionais: amplos bagageiros, atende também na conexão ao aeroporto internacional de Guarulhos, descreveu Doria. “Temos espaço para colocação de malas maiores e pequenas, com conforto para os passageiros e sempre acessibilidade de facilitar, como já é norma e determinação à CPTM em todas as suas linhas”.

Ele fez questão de afirmar ainda que mesmo durante o período da quarentena, São Paulo não parou do ponto de vista do transporte coletivo. “Nós demos sequência a todas as obras. Linha 9-Esmeralda da CPTM, três linhas do metrô, 2, 4 e 17, finalmente inauguramos a Estação Francisco Morato, também da CPTM. Tudo isso agora em 2020, de março a outubro, e renovamos a Linha 6-Laranja do Metrô, a maior obra de infraestrutura do país nesse momento”.

LOTE DE TRENS

Cada trem tem as seguintes características:

– Salão contínuo (não há divisão entre os carros, popularmente chamados de vagões)

– Espaços para bagagens

– 170 metros de comprimento

– Ar-condicionado

– Monitoramento com câmeras na parte externa e interna

– Monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços

– Reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria



Willian Moreira, especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Gostaria de saber a comparação dos preços das composições com os feitos em Hortolândia-SP ?? é mais em conta os chineses?

Deixe uma resposta