Salvador e região terão projeto-piloto de ônibus elétricos e a gás

Ônibus a gás - Foto: Divulgação/Agerba – Texto: Adamo Bazani/Diário do Transporte

Veículos vão circular pelo Subúrbio Ferroviário e pela Região Metropolitana. Após a demonstração, serão comparados os desempenhos dos modelos elétricos e a gás para a definição de possível aquisição por parte das empresas operadoras

ADAMO BAZANI

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira, 20 de outubro de 2020, que na próxima semana terá início em Salvador e região metropolitana um projeto-piloto com ônibus elétricos e a gás natural.

De acordo com nota oficial da assessoria do governo, os veículos elétricos devem circular pelo Subúrbio Ferroviário e o modelo a gás pela Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O primeiro ônibus elétrico deve chegar na próxima semana e os demais gradativamente nas seguintes.

No anúncio, Rui contou que os ônibus elétricos vão fazer o trajeto entre a Ilha de São João e a Estação Pirajá do Metrô.

“Vamos disponibilizar ônibus elétricos, que rodam mais de 200 quilômetros sem precisar carregar, para a população que precisa passar pelos bairros de Ilha de São João, Paripe, Periperi, Lobato, chegando à Estação do Metrô que foi instalada em Pirajá. Ao todo, serão seis ônibus circulando ainda este ano”,

A primeira viagem deve ter a presença do governador

“Quero ver, junto com as pessoas, o quanto esses ônibus são silenciosos e importantes para o meio ambiente”, afirmou na nota.

O modelo a gás natural deve circular por diferentes cidades.

Após a demonstração, serão comparados os desempenhos dos modelos elétricos e a gás para a definição de possível aquisição por parte das empresas operadoras.

Não há prazo para a finalização dos estudos dos dados de desempenho.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta