CPTM presta homenagem aos funcionários pelo Dia do Maquinista

Ao todo, 1.399 maquinistas trabalham na CPTM. Foto: Reprodução / Twitter CPTM.

Canais de comunicação da companhia foram utilizados para a ação

WILLIAN MOREIRA

Em comemoração ao Dia do Maquinista, celebrado em 20 de outubro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) homenageou os funcionários nesta função por meio de comunicados internos e externos.

Com 94 estações e 271 quilômetros de trilhos sob sua responsabilidade, os maquinistas representam 1/6 de todos os funcionários, segundo a CPTM. No total, são 1.399 trabalhadores, destes 81 mulheres.

De acordo com a CPTM, todos estes maquinistas passam por treinamentos rigorosos, os deixando sempre atualizados com os padrões de operação.

Ao todo, existem cinco simuladores da companhia onde os trabalhadores são treinados. Um está localizado no Centro de Formação Profissional Engenheiros James C. Stewart (CPTM/SENAI), na Lapa. Outro está no prédio administrativo de Presidente Altino, em Osasco, duas unidades nas estações Luz e Brás e uma instalada a pouco tempo em Suzano.

DIA DO FERROVIÁRIO

O Dia nacional do Maquinista Ferroviário foi criado apenas em 8 de maio de 2012, por decreto de n° 12.621. Entretanto, no estado de São Paulo já existia data para celebração desde janeiro de 2002.

A data foi escolhida em menção ao dia de inauguração da Amafer (Associação dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo), que iniciou as atividades em 20 de outubro de 1907.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta