Scania realiza debate sobre sustentabilidade como resposta à crise da Covid-19

Publicado em: 18 de outubro de 2020

Ônibus da Scania movido a GNV. Foto: Divulgação.

Evento será conduzido online de 19 a 23 de outubro

JESSICA MARQUES

A Scania vai realizar nesta semana um debate sobre sustentabilidade como resposta à crise da Covid-19. O evento, denominado Sustainable Talks, será realizado nesta semana, de segunda a sexta-feira, de 19 a 23 de outubro de 2020, e transmitido online.

Essa é a segunda edição da série de debates, que tem como objetivo fomentar a Agenda 2030 e reforçar ações para o atingimento das metas do Acordo de Paris.

“Se sustentabilidade não era uma opção, mas uma necessidade, 2020 e os efeitos da pandemia reafirmaram aquilo que a ciência apontava: a urgência em descarbonizar o planeta”, afirmou, em nota, o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.

“Temos a nossa frente a oportunidade e a responsabilidade de emergir desta crise a partir de uma economia ‘verde’ e resiliente, e para falar sobre isto convidamos parceiros – líderes empresariais, acadêmicos e autoridades – que estão nesta mesma jornada”, completou o executivo.

O evento traz como pano de fundo a possibilidade de enfrentarmos os problemas a partir de uma nova relação entre empresas, governos, academia e sociedade civil. “Sustentabilidade não é estratégia. É imperativo ético e meio de sobrevivência”, afirmou Christopher. “Estamos trabalhando para que esta retomada vá além da forma convencional de se fazer negócios, vencendo o chamado “business as usual”, disse também.

O Sustainable Talks 2020 está divido em cinco painéis, um por dia, começando com os efeitos das mudanças climáticas na saúde da população, passando por uma conversa sobre investimentos sustentáveis e ESG (acrônimo para Ambiental, Social e Governança), chegando a um encontro sobre o impacto da sustentabilidade na sociedade e as parcerias que podem transformá-la, até a retomada verde. O evento se encerra no dia 23, com o painel “CEOs para Sustentabilidade”, um bate-papo entre Christopher Podgorski e CEOs de outras empresas.

Conforme informado em nota pela fabricante de ônibus, caminhões e motores, o evento será transmitido no canal do YouTube da Scania no Brasil. Os interessados podem se inscrever no link: https://axacoair.se/go?8cZon3gM.

PROGRAMAÇÃO

Confira abaixo a programação completa do evento, divulgada pela Scania:

Agenda Sustainable Talks 2020
Data: 19 a 23 de outubro

Horário: 10h30 às 12h00
Local: Youtube da Scania Brasil

Painéis

– Segunda-feira, 19 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Impacto das mudanças climáticas na saúde
Os altos índices de emissões de gases, poluição sonora e geração de resíduos se configuram como um complexo desafio no gerenciamento ambiental, e interferem diretamente na qualidade de vida e saúde da população, em especial nos grandes centros urbanos. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes no Brasil em decorrência da poluição atmosférica aumentaram 14% em dez anos. Não bastasse o aumento de doenças respiratórias, infarto e AVC, casos de câncer e de doenças infecciosas, alguns dos efeitos do aquecimento global no corpo humano, a Covid-19 evidenciou o quanto clima e saúde estão conectados. A questão é urgente. O nosso convite é para que você participe de um bate-papo essencial sobre os desafios, avanços e ações necessárias para mudar este cenário. Aqui e Agora.

– Terça-feira, 20 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Investimento sustentáveis
Sustentabilidade não é uma opção, mas uma necessidade. As evidências dos riscos associados às mudanças climáticas e os impactos nos negócios estão forçando empresas a rever suas premissas de longo prazo. A Agenda mundial em torno do Acordo de Paris faz necessário um ‘reset’ na forma de pensar, investir e buscar financiamento. Os princípios ESG (sigla para práticas ambientais, sociais e de governança) estão levando os investidores a apostar em empresas que passam a colocar a sustentabilidade como parte da estratégia. E novas formas de financiamento surgem para garantir que projetos verdes saiam do papel. A questão é cada vez mais atual e necessária.

O nosso convite é para que você participe de um debate essencial sobre os desafios, avanços e ações necessárias para mudar este cenário. Aqui e Agora.

– Quarta-feira, 21 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Impactos na sociedade, parcerias para transformar
Em meio à crise da COVID-19, assistimos o setor privado se mobilizar em torno de parcerias e iniciativas para mitigar as consequências sociais e econômicas causadas pela pandemia. Apesar de um futuro ainda incerto, o papel das empresas em sua atuação frente à Agenda 2030 ganha novo contorno. Será hora de trocar a palavra protagonismo por colaboração? Como as parcerias podem alavancar mudanças? O nosso convite é para que você participe de um debate essencial sobre os desafios, avanços e ações necessárias para impulsionar um mundo melhor – com desenvolvimento sustentável. Aqui e Agora.

– Quinta-feira, 22 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: Retomada Verde
Ser igual ao que fomos ontem não será mais possível. Em meio à emergência das mudanças climáticas, à transição de tecnologias e a novos modelos de negócios, fomos assolados por uma pandemia sem precedentes. Descartado o ‘business as usual’, como seguiremos? Quais as respostas que as empresas darão em sua contribuição para moldar o mundo de hoje e do amanhã? As oportunidades e o desafios da sustentabilidade serão tema de um debate essencial, em que você é o nosso convidado

– Sexta-feira, 23 de outubro, de 10h30 às 12h00
Tema do painel: CEO para a sustentabilidade
Qual o legado você vai querer deixar para seus filhos e para sociedade? Com esta pergunta vamos percorrer as perspectivas de presente e futuro em torno da sustentabilidade. Vamos entender como empresas e indivíduos podem contribuir para tornar o mundo melhor em um encontro, franco e aberto, entre CEOs, que vão falar sobre práticas, desafios, e inspiração para o desenvolvimento sustentável.

Sobre a Scania

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, é um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 51,2 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2019, a receita líquida da Scania alcançou 152,4 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 12,3 bilhões de coroas suecas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta