BRT Rio leva exposição sobre câncer de mama para a estação Taquara

Publicado em: 18 de outubro de 2020

Mostra é intitulada ‘A mulher e o câncer de mama no Brasil’. Foto: Divulgação / BRT Rio.

Três estações estão coloridas pela campanha do Outubro Rosa

JESSICA MARQUES

O BRT Rio informou, em nota, que está com uma exposição sobre a importância da prevenção do câncer de mama, como parte da campanha do Outubro Rosa.

A mostra está instalada na estação Taquara, no corredor Transcarioca. Intitulada “A mulher e o câncer de mama no Brasil”, a exposição foi elaborada no âmbito do projeto “História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas”, uma parceria da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

O BRT Rio informou que a exposição ficará na Taquara durante todo o mês de outubro, abordando aspectos históricos, médicos e culturais com foco no câncer de mama e nas ações para o seu controle no Brasil. Além disso, a mostra trata dos seios na arte, os mitos e lendas em torno dele, seu papel para a religiosidade e a função dos seios como símbolo da emancipação feminina.

“Os primeiros relatos da doença foram feitos pelos egípcios e gregos na Antiguidade. E com base em imagens e gravuras, a exposição traça um amplo panorama e fala sobre os primeiros passos da cirurgia, a evolução das formas de tratamento e os meios diagnósticos existentes atualmente”, detalhou o BRT Rio, sobre a exposição.

De acordo com dados do Inca, o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as brasileiras, com 60 mil novos casos por ano.

Para complementar a programação do Outubro Rosa, três estações do BRT Rio que foram reformadas ganharam iluminação especial na cor da campanha: Parque das Rosas, no corredor Transoeste, e Rede Sarah e Santa Luzia, no corredor Transcarioca.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta