Cidade francesa encomenda 92 ônibus elétricos eCitaro Mercedes-Benz

Publicado em: 15 de outubro de 2020

Entrega prevê 59 unidades do novo modelo de ônibus articulado eCitaro G

Este é o maior pedido de exportação do modelo. Entrega prevê 59 unidades do novo modelo de ônibus articulado eCitaro G e 33 do ônibus urbano eCitaro elétrico convencional

ALEXANDRE PELEGI

A cidade de Rennes, capital da região da Bretanha no nordeste da França, acaba de encomendar 92 ônibus eCitaro Mercedes-Bemz.

Os veículos elétricos, produzidos pela Daimler Buses, serão entregues entre 2022 e 2025. Serão 59 unidades do novo modelo eCitaro G articulado e 33 do ônibus eCitaro elétrico convencional.

Rennes possui uma rede de transporte público moderna com metas para uma frota totalmente eletrificada até 2030.

Para a Daimler Buses, este é o maior pedido para exportação de ônibus urbanos elétricos eCitaro desde o início de sua produção.

Para Mirko Sgodda, chefe de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses, a fabricante terá o maior prazer em auxiliar Rennes na implementação de suas metas quanto à redução de emissões e preservação do clima. “A cidade, com mais de 200.000 habitantes, possui uma rede de transporte público avançada, que inclui metrô totalmente automático, cerca de 70 rotas de ônibus, serviços de veículos escolares e também bicicletas elétricas para locação. Até o ano de 2030, Rennes deseja ter uma frota totalmente eletrificada”, complementa o executivo.

As fontes de armazenamento de energia dos ônibus incluem oito pacotes das potentes baterias de lítio-íon de última geração. Com os pantógrafos dos veículos, será permitido o seu carregamento quando estiverem fora da garagem, o que aumentará a autonomia de rodagem.

Os eCitaro apresentarão ainda uma considerável quantidade de equipamentos de segurança, como, por exemplo, o sistema de frenagem de emergência urbano (CBA – City Break Assistance) e o assistente de ponto cego (BSA – Blind Spot Assistance).

MERCADO EUROPEU

O eCitaro da Mercedes-Benz chegou ao mercado europeu em 2018 com propulsão totalmente elétrica e livre de emissões, representando um passo importante rumo à melhora da qualidade de vida nas áreas urbanas.

Em comunicado à imprensa especializada a Daimler afirma que a marca aumentou o portfólio com o novo ônibus articulado eCitaro G.

Dentro de um conceito altamente flexível e modular de ônibus convencional ou articulado, o eCitaro conta com uma gama de diferentes tecnologias de baterias, sendo fornecido pela marca Mercedes-Benz conforme as demandas e necessidades dos clientes.

Este é o primeiro veículo de sua categoria a ser equipado com baterias em estado sólido, que podem atingir uma autonomia de até 220 quilômetros em condições adequadas, levando em conta as demandas de velocidade, topografia, carga e condições climáticas amenas”, informa o comunicado da fabricante.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta