Um aplicativo de celular permitirá a cobrança na catraca através da leitura do QR Code
ALEXANDRE PELEGI
O transporte coletivo de Vitória da Conquista iniciou nesta quarta-feira, 7 de outubro de 2020, a implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus da cidade.
A ação está sendo coordenada pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo (Atuv), ora sob intervenção da prefeitura.
Um aplicativo de celular permitirá a cobrança na catraca através da leitura do QR Code.
Isso coloca Vitória da Conquista como a quarta cidade no país e a primeira na Bahia a adotar esse tipo de tecnologia no transporte urbano.
O novo sistema deverá facilitar o pagamento, a aquisição e recarga dos bilhetes, garantindo maior segurança nas operações, sem prejuízos ao sistema convencional.
O sistema permite que o usuário poderá, através de seu celular, acompanhar saldo, extratos de uso e fazer a compra dos bilhetes online por cartão de crédito, débito ou boleto bancário.
O coordenador municipal de Transporte, Micael Silveira, destaca que a empresa Prodata, especializada no mercado de bilhetagem eletrônica, é a responsável pela sua implantação na cidade.
Ele promete que o sistema estará em completo funcionamento dentro dos próximos 30 dias. “A exemplo de Campinas e Jundiaí no estado de São Paulo e em Goiânia, Vitória da Conquista também será beneficiada com essa tecnologia”, explica.
BIOMETRIA FACIAL
O equipamento possui acoplada uma câmera para biometria facial, que complementa a validação do Bilhete Eletrônico Individual para a garantia dos direitos de gratuidade e da meia passagem. O objetivo é o de coibir o uso indevido dos bilhetes que causam prejuízos aos beneficiários do transporte em Vitória da Conquista.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
