Empresa promete ar-condicionado que elimina mais de 95% dos vírus em ônibus

Publicado em: 1 de outubro de 2020

Foto: Divulgação VALEO

Segundo comunicado enviado à imprensa, sistema da VALEO também age sobre qualquer bactéria ou mofo presente no ar que circula no interior do veículo

ALEXANDRE PELEGI

Um sistema de esterilização de ar em circulação nas cabines de ônibus permite, após a ativação, eliminar em um único ciclo de fluxo de ar mais do que 95% dos vírus.

A empresa VALEO, que divulga o novo equipamento, garante ainda que o novo sistema elimina o vírus da covid-19, além de agir sobre qualquer bactéria ou mofo presente no ar que circula no interior do veículo.

Segundo a descrição, os dispositivos estão disponíveis como uma caixa de solução autônoma ou podem ser integrados diretamente no sistema de ar-condicionado do veículo.

O dispositivo faz uso da tecnologia de luz ultravioleta (UV), que funciona como um bactericida e germicida que pode matar micróbios, como vírus e patógenos.

A solução criada pela empresa, segundo o comunicado, integra luz UV e um “labirinto de luz”, que impede que os raios se espalhem para fora da caixa de metal. Desta forma, os passageiros não ficam expostos aos raios UV, apenas o ar que circula na caixa de ventilação, que é purificado pela luz.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta