Detran.SP disponibiliza renovação de CNH pela internet

Publicado em: 1 de outubro de 2020

Processo eletrônico vale para todas as categorias de CNH. Foto: Divulgação.

Serviço é oferecido dentro da plataforma do Poupatempo

JESSICA MARQUES

O Detran.SP divulgou nesta quinta-feira, 1º de outubro de 2020, que disponibiliza a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pela internet. O serviço pode ser acessado por meio da plataforma do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).

A renovação online está disponível em todo o Estado de São Paulo, segundo o órgão. Após a emissão, o documento será disponibilizado no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e a versão impressa enviada via correio no endereço cadastrado no Detran.SP.

O processo eletrônico é simples e vale para todas as categorias de CNH e está disponível para quem não quer alterar dados no documento, como nome e categoria e aqueles que não estejam com a habilitação suspensa ou cassada.

Confira abaixo as instruções divulgadas pelo Detran.SP para a realização do procedimento:

Basta acessar o portal do Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital e selecionar a opção Renovação de CNH. O primeiro passo é preencher o cadastro e agendar o exame médico em uma clínica credenciada pelo Detran.SP. Para quem exerce atividade remunerada e precisa fazer exame psicológico para inclusão deste dado na carteira, também será indicado um profissional cadastrado.

Após a realização e aprovação no exame, o motorista deverá pagar a taxa de emissão do documento nos bancos cadastrados (Santander, Banco do Brasil ou Bradesco), que também pode ser feito por meio eletrônico. A foto será a mesma utilizada na carteira anterior, a não ser que tenha havido alguma mudança na aparência do cidadão (não utiliza mais óculos, por exemplo). Concluído o processo, a versão impressa é encaminhada ao motorista e para quem optar pela versão digital serão enviadas, por email, orientações de como proceder por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

VALIDADE PRORROGADA POR TEMPO INDETERMINADO

Em função da pandemia do coronavírus e de acordo com a Deliberação nº 185, de 19 de fevereiro de 2020, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), as CNHs e Permissões Para Dirigir vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020 tiveram validade prorrogada por tempo indeterminado.

Contudo, mesmo com a obrigatoriedade da renovação temporariamente suspensa, os motoristas paulistas podem renovar a CNH online.

CNH Digital

Por sua vez, para aqueles que já desejam fazer a CNH digital, após a renovação da habilitação que virá com um QR Code, basta solicitá-la por meio do aplicativo CDT (Carteira Nacional de Trânsito) da SERPRO (empresa de tecnologia do governo federal). A validade da CNH digital, que ficará armazenada no celular do usuário, é a mesma da impressa e tem o mesmo valor jurídico.

OUTROS SERVIÇOS

O Detran.SP oferece mais de 60 serviços digitais para facilitar o dia a dia do cidadão. Além da renovação, solicitação da CNH digital, podem ser feitos o levantamento de pontos da CNH, transferência, venda e registro de veículos, pesquisa sobre certidões negativas e positivas, liberação de veículos apreendidos por infração de trânsito, entre outros. Para acessar, basta clicar aqui.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. LUIS CARLOS DO NASCIMENTO disse:

    Pessimo serviço, fiz o exame da CNH simplificada em 02/07/20 e paguei a taxa no mesmo dia, o processo parou, após inúmeras cobranças via email, foi emitida em 03/09/20 , Fale com o Detran, Ouvidoria, tudo um Lixo respostas robotizadas, nem lêem o que vc escreve, o envio do código de segurança até hj 90 dias nada! Vou pedir mei dinheiro de volta.

Deixe uma resposta