ANTP coordena publicação sobre melhorias para o transporte público com vistas às eleições municipais

Representantes de ONGs, poder público, operadores e montadoras realizaram debates para produzir guia voltados aos futuros prefeitos e vereadores

ALEXANDRE PELEGI

A ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos organizou com montadoras/fabricantes de ônibus, empresas operadoras e poder público a montagem de uma série de propostas destinadas aos candidatos e futuros prefeitos e vereadores egressos das eleições municipais de 2020.

Como resultado, e após uma série de encontros e debates virtuais, chegou-se a um conjunto de propostas viáveis, a maioria delas possíveis de implantação durante a vigência do mandato dos futuros eleitos (2021/2024).

O documento leva o timbre de entidades como FABUS (que reúne os fabricantes de ônibus), NTU (associação que congrega as empresas de transporte urbano), ANFAVEA (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotivos) e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.

O objetivo é esclarecer e orientar tecnicamente a formulação de soluções para os problemas do transporte público, dentre os quais estão temas que sempre foram dor de cabeça para representantes municipais, como custo e tarifa, infraestrutura e modelo de contratação dos serviços, entre outros.

Com o nome “Guia Eleições 2020 – Como ter um transporte público eficiente barato e com qualidade na sua cidade”, a publicação reúne colaborações de um grupo formado pelos principais atores da cadeia produtiva do transporte público coletivo e já está disponível para acesso.

Mais do que diagnóstico, as propostas vão além: elas podem ser colocadas em prática pelo município ou com auxílio de outros entes da federação, em especial com a União, e com os estados nas regiões metropolitanas (no caso do transporte intermunicipal de característica urbana). Ao fim, o propósito é permitir às cidades brasileiras um transporte público sustentável, de qualidade e ao alcance da população de menor renda.

Coordenada pela ANTP, o Guia organiza em oito temas as principais medidas a serem tomadas com foco no ônibus urbano,  responsável por 85,7% dos deslocamentos de pessoas em transporte público nas cidades brasileiras – o restante é atendido por trens urbanos, metrôs, barcas e serviços organizados de vans.

As ações recomendadas para os mandatos de quatro anos têm como base as propostas contidas no Caderno Técnico no 25 da ANTP — Construindo Hoje o Amanhã: Propostas para o Transporte Público e a Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil — e incorporam outras sugestões que não esgotam todas as medidas possíveis, mas representam um rol considerável de propostas que, se aplicadas, resultarão num transporte de melhor qualidade, mais eficiente e mais barato.

O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense, esclarece que são medidas que devem ser aplicadas de forma compatível com o tamanho e condições econômicas das cidades e conforme as necessidades e complexidades do sistema de mobilidade urbana local.

PILARES


As propostas reunidas no Guia estão voltadas para o enfrentamento dos principais desafios do transporte coletivo urbano no Brasil.

Logo de saída, a questão da transparência surge como destaque. As informações básicas sobre o serviço de transporte, como contratos, operação, custos envolvidos e outros itens figura como a primeira sugestão do guia.

Na sequência, o debate sobre um novo marco regulatório do setor ocupa as páginas da publicação. A necessidade de se adotar um novo modelo de contratação do serviço de transporte público que solucione problemas crônicos, tais como o cálculo das tarifas baseado no número de passageiros transportados ao invés da qualidade do serviço.

A falta de infraestrutura urbana adequada é outro pilar da publicação, que concentra suas propostas em ações que priorizem o transporte como solução, detalhando como isso pode ser feito.

A introdução de receitas extratarifárias é outro ponto apresentado como solução para o custeio ou custo do transporte público coletivo. Como se sabe, o modelo atual é mantido quase que exclusivamente pela tarifa pública, cobrada dos passageiros.

A publicação aborda por fim a questão do financiamento e investimentos no serviço de ônibus urbano no Brasil e indica soluções para a falta de recursos e linhas de crédito que impedem ou retardam as melhorias na infraestrutura urbana.

Como lembra Ailton Brasiliense, “esse modelo de custeio está ultrapassado e impede a melhoria do sistema porque todo o ônus recai sempre sobre quem paga a passagem“. O objetivo desse documento, segundo ele, é levar essas propostas para o debate eleitoral em todas as regiões do Brasil e, na sequência, para os planos de governo dos eleitos. “É preciso que os candidatos e candidatas entendam que boas políticas para um transporte público eficiente, barato e com qualidade podem transformar para melhor uma cidade ou região, trazer desenvolvimento e qualidade de vida. E resultam, naturalmente, em muitos votos”, enfatiza.

Alcançar padrões de qualidade para a melhoria do coletivo urbano é outro desafio considerado pela publicação, que ressalta a necessidade de estabelecer padrões e adotar ações para tornar o serviço de transporte público brasileiro mais eficaz e satisfatório aos usuários.

Outro item é a questão da comunicação e desenvolvimento social, tratados de forma a mostrar à sociedade que o transporte público pode ser converter em instrumento de desenvolvimento e elemento transformador da vida nas cidades, ao garantir a mobilidade e a sustentabilidade.

AÇÕES EMERGENCIAIS

Numa situação emergencial, logo no primeiro ano de mandato, o que os futuros prefeitos e vereadores podem e devem fazer?

A cartilha coordenada pela ANTP traz uma lista de sugestões, todas elas focadas no desafio de solucionar o desquilíbrio econômico-financeiro do setor de transporte público gerado pela pandemia da Covid-19.

Medidas adotadas em várias cidades que estão tendo papel fundamental para a manutenção das operações este ano e que talvez precisem ser prorrogadas para o ano que vem, quando os eleitos tomam posse.

Para obter o “Guia Eleições 2020 – Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade”, basta Clicar AQUI.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading