Governo do Espírito Santo autoriza início das obras de ampliação da Terceira Ponte

Estrutura terá ciclovia e seis faixas no total para os carros. Foto: Divulgação / Governo do Estado.

Consórcio Ferreira Guedes Metalvix apresentou a melhor proposta e vai executar os serviços por R$ 127 milhões

JESSICA MARQUES

O Governo do Estado autorizou, nesta quarta-feira, 23 de setembro de 2020, o início das obras de ampliação da capacidade e implantação de ciclovia na Terceira Ponte. O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix apresentou a melhor proposta e vai  realizar os projetos básicos, executivos e obras pelo valor de R$ 127 milhões.

O prazo será de três anos, sendo que os primeiros seis meses são dedicados aos projetos, segundo o Governo do Estado. Após as obras, a Terceira Ponte terá uma ciclovia e mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Atualmente, são quatro, sendo duas para cada sentido.

A Ordem de Serviço foi assinada pelo governador do Estado, Renato Casagrande; pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno; e representantes do consórcio que ficará responsável pela execução dos projetos e das obras.

“A proposta de intervenções foi apresentada em 2019 pelo Governo do Estado, como uma das obras prioritárias na área da mobilidade, e contemplam a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio. O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e ao mesmo tempo fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido”, detalhou o Governo, em nota.

ESTRUTURA

Ainda segundo o governo, a estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

“Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para vitória e uma para Vila Velha”. 

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas, também de acordo com o Governo. As pistas laterais, serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada.

Veja o anteprojeto aqui

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Vinícius Vi disse:

    Governo do Espírito Santo autoriza início das obras de ampliação da Terceira Ponte

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading