Metrô de SP habilita empresa responsável pelo anteprojeto da Linha 20-Rosa

Publicado em: 2 de setembro de 2020

Este é um dos primeiros passos da linha que ligará São Paulo ao ABC Paulista.

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

O Metrô de São Paulo habilitou o CONSÓRCIO GPO-GEOCOMPANY-GEOTEC (GPO Sistran Engenharia Ltda; Geocompany Tecnologia Engenharia e Meio Ambiente Ltda; Geotec Consultoria Ambiental Ltda) para realizar os estudos de sondagem de terreno e estruturas do anteprojeto da Linha 20-Rosa.

A linha que ligará o bairro da Lapa na capital paulista até a cidade de Santo André, no ABC, está no estágio inicial do projeto, este agora a cargo da GEOTEC.

O consórcio já havia sido vencedor da licitação ao ofertar o menor valor para executar os trabalhos, um total de R$ 5.315.227,80.

A primeira fase dos estudos é de suma importância, já que identifica “obstáculos” no caminho e outras questões como edificações, tipo de solo, curso de lençóis freáticos ou rios e córregos, traçado viável, dentre outros itens.



SOBRE A LINHA 20-ROSA

JUSTIFICATIVA

De acordo com o documento do Metrô de SP, a Linha 20 – Rosa tem como principais funcionalidades:

a) conectar as linhas radiais da rede de transporte coletivo estrutural, bem como corredores viários relevantes, presentes nos setores sudeste, sul, sudoeste e oeste da Região Metropolitana de São Paulo;

b) interligar as centralidades da Lapa, Pinheiros, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Moema, Cursino, Rudge Ramos e Santo André, para facilitar o acesso dos passageiros a essas regiões, atualmente concentradoras de grande quantidade de empregos;

c) possibilitar a distribuição de passageiros pela rede, sem a necessidade de deslocamentos até a região central.

Em sua diretriz a linha terá cerca de 31 km de extensão e 24 estações, com as seguintes integrações previstas na rede, em estações a serem definidas ao longo deste estudo:

  • 6-Laranja;
  • 10-Turquesa;
  • 1-Azul;
  • 5-Lilás;
  • 19-Celeste;
  • 22-Bordô;
  • 4-Amarela;
  • 2-Verde;
  • 7-Rubi, e
  • 8-Diamante.

Estes locais obrigatoriamente deverão prever estações de integração da Linha 20-Rosa com as linhas relacionadas.

Serão também atendidos diversos corredores viários por onde circula grande volume de linhas de ônibus, tais como:

  • Corredor de ônibus Pirituba/Lapa/Centro;
  • Rua Cerro-Corá;
  • Avenida Pedroso de Morais;
  • Binário formado pelas ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde;
  • Corredor de ônibus Campo Limpo/ Rebouças/ Centro;
  • Avenida Brigadeiro Faria Lima;
  • Corredor de ônibus Cidade Jardim/ Nove de Julho;
  • Corredor de ônibus Santo Amaro/ Nove de Julho/ Centro;
  • Corredor de ônibus José Diniz/ Ibirapuera/ Santa Cruz;
  • Avenida do Cursino;
  • Avenida Doutor Rudge Ramos;
  • Avenida Lauro Gomes;
  • Avenida Presidente Kennedy;
  • Avenida dos Estados;
  • Corredor ABD, e
  • Rodovias dos Imigrantes e Anchieta.

As estações da Linha 20-Rosa que estiverem próximas dos eixos de transporte acima deverão prever, em seus projetos, suficientes para a integração entre os modos, bem como as intervenções necessárias no viário (pedestres e leito carroçável) para o cumprimento das funcionalidades previstas para a linha. A Figura 3 apresenta os principais eixos de transporte a serem atendidos pela Linha 20-Rosa.



O Edital aponta ainda que na área de influência direta da Linha 20-Rosa vivem cerca de 1 milhão de pessoas e existem também 1 milhão de empregos.

Diariamente, estima-se que a Linha 20-Rosa transportará cerca de 1 milhão de passageiros quando totalmente concluída. Por ser uma linha perimetral, de caráter distribuidor, nos horários de pico apresenta um carregamento máximo de cerca de 32 mil passageiros por hora no sentido mais carregado.

O modo escolhido para esta ligação é o metrô convencional.

A conexão feita pela Linha 20 entre as linhas 10-Turquesa, 1-Azul, 5-Lilás, 4-Amarela e demais linhas oferecerá a população de sua área de influência novas opções de deslocamento, ampliando e melhorando sensivelmente as condições de mobilidade na região.

Fazem parte dos estudos sobre a Linha 20-Rosa, a previsão de locais para pátio de manutenção, teste e estacionamento de trens, bem como áreas para manobra e estacionamento de trens ao longo da linha e as possibilidades de faseamento de implantação.

______________

MAIOR SEGURANÇA PARA O INVESTIDOR

O Governo do Estado de São Paulo pretende fazer desapropriações e dar maior segurança para o investidor na execução dos projetos das linhas 19-Celeste (Bosque Maia/Guarulhos a Anhangabaú/São Paulo) e 20-Rosa (Santo André a Lapa/São Paulo) do Metrô.

A informação foi divulgada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, em entrevista a portais de mobilidade, incluindo o Diário do Transporte, em 14 de maio de 2020.

“Nossa intenção sobre esses dois projetos é uma modelagem que possa absorver o capital privado quase que integralmente. A equipe do Metrô está fazendo uma modelagem para que a gente consiga evitar desapropriação, buscando trazer eventuais proprietários das áreas que o Metrô precisará, reduzindo drasticamente o tamanho das estações, para o essencial e necessário”, afirmou o secretário.

Baldy afirmou ainda que o objetivo é garantir maior segurança ao eventual investidor para que ele possa entrar no projeto, com garantias factíveis do ponto de vista que o Governo do Estado possa oferecer.

“Queremos fazer um novo case onde nós buscamos a modelagem do investimento integral por parte do investidor privado”, afirmou também Baldy.

Confira o vídeo da entrevista:

Assista: Alexandre Baldy fala sobre situação das futuras obras no transporte e lockdown

https://diariodotransporte.com.br/2020/05/14/assista-alexandre-baldy-fala-sobre-situacao-das-futuras-obras-no-transporte-e-lockdown/ 

Adamo Bazani jornalista especializado em transportes e Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Leoni disse:

    Depois de postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Arco Sul, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, eis anunciado o início da Linha 20-Rosa em mais um uso político demagógico para as próximas eleições, e novamente a população do ABC é ludibriada com o aval dos prefeitos da região principalmente o PSDB.

    Com relação a esta Linha 20-Rosa, um detalhe chama a atenção, é que seus terminais Lapa e em Santo André chegam exatamente nas Linhas 7 e 10 da CPTM que possui uma 3ª linha ociosa entre Capuava e Brás, e sua conclusão é para após 2034, ficando claro que é melhor investir na CPTM , inclusive para receber os Trens Intercidades.

    Mesmo demonstrando em uma planilha “Cronologia do cancelamento da Linha 18-Bronze”, assim como já havia sido feita uma outra detalhada de todas as linhas pendentes, inconclusas e postergadas, inclusive incluindo vídeo de campanha política em que aparece o Dória prometendo sua realização da linha, fazendo lembrar o que levava o deputado federal cacique Mário Juruna PDT-RJ, que por não confiar nas voláteis palavras dos homens sempre vinha acompanhado de um gravador de voz, não bastasse isto o atual prefeito de São Bernardo Orlando Morando PSDB enquanto era deputado juntamente com sua esposa também deputada que chegou a posar em inumeráveis “Out doors” pelas cidades do ABC em que apoiava o monotrilho resolveu debandar para o BRT da Metra em uma atitude irresponsável, e novamente é a população que vai arcar com essa indenização daquele consórcio extinto, por uma decisão de um gestor irresponsável, pois não existe garantia nenhuma caso não seja reeleito, o próximo dará prosseguimento nas obras.

Deixe uma resposta