Piracicaba abre chamamento público para definir modelo de nova licitação do transporte público

Publicado em: 29 de agosto de 2020

Foto: prefeitura de Piracicaba

Comissão selecionará as melhores ideias que darão origem ao projeto final

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) de Piracicaba quer ouvir a sociedade para definir o modelo da nova licitação do transporte coletivo municipal.

O edital de um chamamento público foi publicado pela prefeitura nesta sexta-feira, 28 de agosto de 2020, com a abertura do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do Transporte Público Coletivo de Passageiros de Piracicaba.

O objetivo é licitar a nova empresa que substituirá a TUPi (Transporte Urbano Piracicaba), atual operadora que detém o contrato emergencial com validade até dezembro.



O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, explica que o objetivo do PMI é buscar colaboração da sociedade nas propostas para licitação do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros da cidade. “É hora de ouvir todos os setores da sociedade. Estamos abrindo essa oportunidade para analisar as ideias e melhorias que, efetivamente, tragam benefícios para os usuários. É muito importante a participação”, garante.

Segundo o edital, a participação do PMI está aberta a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais, que tenham especialidade no desenvolvimento de estudo deste setor ou sejam prestadores de serviço do ramo pertinente ao objeto da contratação. Além disso, é necessário que preencham os requisitos de participação previstos no edital.

A prefeitura informa que a solicitação de autorização deve ser protocolizada na Semuttran, localizada na avenida Luciano Guidotti, 1.446, Jardim Caxambu, até às 16h30 do dia 4 de setembro de 2020. “Após a protocolização, os interessados serão chamados e terão disponibilizados todos os dados do transporte público coletivo do município para pensar nos seus projetos, que devem ser entregues em 60 dias (contando a partir do dia 04/09), informa a prefeitura.

A comissão escolhida para a seleção escolherá as melhores ideias, que darão origem ao projeto final.

Segundo Akira, a nova concessão do transporte público será licitada seguindo os parâmetros desse projeto final. A remuneração aos selecionados será de responsabilidade da empresa vencedora da licitação.

O edital completo, com todas as informações, pode ser conferido na página oficial da Semuttran (semuttran.piracicaba.sp.gov.br), clicando no link PMI – Transporte Coletivo Urbano, à esquerda da página.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta