MP instaura inquérito para apurar denúncias contra a TUPi (Trans Acreana) em Piracicaba

Publicado em: 20 de agosto de 2020

Empresa TUPi (Trans Acreana) opera desde maio

Superlotação, higienização inadequada dos veículos e retirada de horários estão entre as apurações

ADAMO BAZANI

O Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um inquérito para apurar eventuais irregularidades na prestação de serviços da empresa TUPi (Trans Acreana), que opera em Piracicaba, no interior paulista, desde o dia 16 de maio de 2020, no lugar da Via Ágil, antiga prestadora de serviços.

O órgão notificou a empresa de ônibus e prefeitura sobre representação recebida que aponta os seguintes problemas:  má conservação dos ônibus utilizados pela empresa Trans Acreana Ltda. para o transporte coletivo urbano; falta de higienização dos ônibus; falta de acompanhamento das linhas com a expansão da cidade, ocasionando o não atendimento ou o atendimento parcial dos bairros novos; supressão de horário da linha 003, e de outras linhas, ocasionando tempo maior de espera e superlotação dos ônibus.

O promotor João Carlos de Azevedo Camargo formulou uma série de questionamentos tanto para a empresa como para a prefeitura.

Para a companhia de ônibus, o MP solicitou: apresentar defesa sobre os fatos tratados nesta Portaria; apresentar cópia de seu contrato social e eventual alteração; provar a propriedade dos ônibus empregados na prestação do serviço; informar a quantidade de ônibus empregados na prestação do serviço e a capacidade de lotação de cada um; apresentar cópia dos relatórios mensais de manutenção e higienização de cada ônibus desde o início da prestação do serviço; adotar providência no sentido de cessar imediatamente o transporte de passageiros acima do limite de lotação dos ônibus.

Já para a prefeitura, as solicitações foram: relação dos bairros existentes no Município de Piracicaba, quais deles não são servidos pelo transporte coletivo urbano e o motivo da não prestação do serviço; o número de linhas existentes no Município de Piracicaba; o número de ônibus que servem as respectivas linhas; o número de passageiros que utilizaram o transporte coletivo urbano nas respectivas linhas nos últimos 12 meses.

O Diário do Transporte entrou em contato com a TUPi (Trans Acreana) e aguarda retorno.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Carlos Roberto disse:

    Como a ganancia política é um negocio bizarro… Tudo isso pq tem pré candidato que já tá se achando eleito, causando problemas inclusive pra ex-funcionários da Via Ágil. Montaram um grupo pra defender os “direitos dos demitidos”, mas nesse grupo só tem ameaça de morte a ex-funcionário que não quer fazer parte dessa zorra, o qual esse pré candidato ta no meio.

    Esse pré candidato tá fazendo de tudo pra atrapalhar e achar um pelo em ovo, inclusive fica falando pros seguidores dele, quando tiver post nas redes sociais sobre o transporte, atacar o prefeito atual, falar que os ônibus são latas velhas, que são dá Via Ágil porém repintados, um monte de asneira pra manipular a população. Até quando um morador de rua entrou em um ônibus e baixou o maneco (freio de mão) e o ônibus começou a andar na descida e colidiu com um comércio ele teve a cara de pau de falar que isso só aconteceu porque os ônibus da Tupi eram velhos e mal cuidados.

    Enquanto isso esses ex-funcionários que foram demitidos pela Via Ágil ficam pressionando, coagindo os demais funcionários que foram contratados pela Tupi que não quer apoiar eles. Eles pensam que a Via Ágil é a Tupi, só porque a Tupi decidiu manter o quadro de funcionários da parte administrativa, por ter conhecimento no transporte da cidade, o que facilita muito nessa transição de empresas. {… editado pela moderação do site}

    E pensar que tudo isso… é pq o tal pré candidato quer por que quer trazer a SOU (Santa Cecilia) pra Piracicaba.

  2. Carlos Roberto disse:

    Sobre esse inquérito é algo um tanto surreal. Como usuário do transporte vou dar o meu relato.

    ÔNIBUS LOTADOS : Em horário de pico. O que poderia ser feito? A empresa colocar dois ou até 3 ônibus para fazer as viagens nesses horários de pico. Isso seria o óbvio certo? certo!
    Mas a população não colabora, existem linhas aqui na cidade com intervalo de 10mins entre um ônibus e outro, só que o que acontece? Todos querem pegar o que saí primeiro, e logo atrás sai outro, vazio, nisso o que tá na frente vai parando nos pontos e o pessoal subindo enquanto o que saiu 10mins depois vem vazio. É culpa apenas da empresa, ou do passageiro que não organiza melhor seus horários???

    Até porque fora do horário de pico, 95% das linhas andam praticamente vazias. E isso é comprovado é só verificar a roletagem a cada viagem pra saber o fluxo de passageiros.

    REDUÇÃO DE HORÁRIOS E LINHAS : Pra explicar isso tenho que voltar a 10, 15 anos atrás para explicar os contratos de forma bem simples…

    Vou separar por etapas…
    Sistema Integrado : As empresas que atuaram nessa época ganhavam por KM rodado, ou seja, com ou sem passageiro ela ganhava por volta, então era lucrativo para a empresa rodar vazio e prejuízo para a prefeitura pagar para empresa por manter os ônibus rodando vazios. O único ponto positivo nisso era pra população que tinha horários mais compactos das linhas.

    Via Ágil : A empresa teve alteração no contrato e começou a ganhar por roletagem, ou seja, quanto mais passageiro, maior o lucro para empresa… menos passageiro, maior a verba que a prefeitura teria que repassar para a empresa para ‘cobrir’ o prejuízo. E porque tinha prejuízo? Porque o mundo mudou, ficou mais acessível financiar carro ou moto, aplicativos como uber surgiram, e isso fez a quantidade de passageiros decair drasticamente. Some isso também a uma má administração, o resultado só poderia ser o óbvio, menos passageiro, menos lucro, decai qualidade de manutenção dos veículos, incapacidade de trazer ônibus zero km, com ar condicionado, wifi e tudo que tem direito pra Piracicaba.

    Porém antes de falir, a Via Ágil com a Prefeitura decidiram remodelar as linhas, horários para não rodar vazio, por isso começou a ter linhas cortadas, misturadas com outras já existentes e outras tiveram seus horários reajustados.

    Tupi : Entrou em meio a pandemia, contrato temporário emergencial, aí vem o óbvio, quem no ramo de transporte é maluco de assumir um contrato emergencial de 6 meses com ônibus zero km? Só malucos. Portanto a Tupi manteve o que a via agil já fazia em relação aos horários, mas tem acrescido veículos conforme é requisitado pela prefeitura nas linhas.

    Sobre os horários, ônibus lotados em horário de pico, acho que a população tem uma parcela de culpa também em não se organizar melhor nos horários, sair mais cedo ou negociar com o patrão que vai chegar mais tarde, não faz mal a ninguém, mas sabe como é… é mais fácil fazer o fácil… e nesse caso o fácil é criticar a prefeitura e o transporte.

  3. Albino Luciani Beraldo de Campos disse:

    Essa nova empresa é pior que a via agil! A paulista ficou sem 2 linhas radiais a 313 Brasílio Machado e a 316 Esplanada , e os poucos ônibus que rodam são velhos retirados das sucatas da ouro verde e outras empresas de Campinas e São Paulo!!!

  4. EDCARLOS SOARES PASSOS disse:

    Esse prefeito barjas é o pior que existe como prefeito, sempre falando de mortos pelo covid 19 e trocando de transporte público na cidade e cortando frotas para diminuir o distanciamento ,aonde está a lógica disso , ônibus sucateados e lotados é um tapa na cara do trabalhador , justiça tem que resolver isso ….

  5. Adriano Pinheiro de Almeida disse:

    Sr. Carlos Roberto, ônibus lotado é culpa da população? No seu próprio comentário diz que está mais fácil financiar carro e moto, ou seja queda de usuários. Era melhor deixar o carro em casa e ir de transporte público, as ruas ficaram com menos trânsito inclusive. Porém, pelo preço que é cobrado em relação a distância percorrida é um dos valores mais altos do estado. Não vou entrar no mérito da qualidade dos ônibus, mas pelo preço da passagem de Piracicaba em outras cidades tem ônibus até com ar condicionado.

  6. ELIANE S. DIAS disse:

    Beleza …legal…CARLOS ROBERTO,eu quero que você me responda uma única coisa, pois você falou tão bem da tupi,descreveu desde parte administrativa,burocracia, lucro,prejuízo….como fica a minha petição para a prefeitura? Tupi assumiu o transporte…e eu solicitei há tempos, que o ônibus do Santa Olímpia volte a passar dentro do bairro do Vila Belém no horário das 4: 50 da manhã e até agora a resposta é que está “em análise ” eu estou indignada com a situação eu saio do bairro e cruzo um Pontilhão sem segurança alguma para pedestres e fico em um ponto de ônibus na ESCURIDÃO um lugar que me causa muito medo e fica cerca de 1km da minha casa….vc poderia me responder deixa a política de lado… “o sistema” de lado…estamos sim pedindo providências por questões de humanidade …igualdade…
    Usuária do transporte público

  7. Elton disse:

    Melhor que a via agil é sim toda empresa possui problemas isto é fato . Pego onibus sim nao vejo onibus com banco rasgado riscado como se via na via agil ….desculpe minha franqueza mais todo inicio é complicado mesmo vejo ate alguns motoristas bastante educados e prudentes nao que nao se tinha na anterior ok mais devemos tbm saber dos nossos direitos sim mas tbm devemos cumprir nossos deveres o que deixa a desejar na vdd é a escassez de onibus aos finais de semana ….mais isto ja havia tbm na anterior ok uma coisa posso falar que as atendentes sao bem mais atenciosas e educadas que a da anterior com os idosos….eu mesmo tive problemas com o cartao do meu pai que e idoso que as atendentes despreparadas e mal treinadas faziam o que queriam desculpe mas to sendo sincero .afinal Deus é maravilhoso mais tbm é justo entao devemos ser sempre pessoas empaticas e prontas a servir da melhor forma possivel pois que trabalha com publico é muito dificil ok …hj vejo progresso sim antes a gente saia daquele predio irritado com aquelas duas atendentes do balcao obrigado espero ter ajudado de alguma forma construtiva e aqueles que se sentiram ofendidos peco desculpas mas devemos nos equiparar e dar oportubidades a pessoas capacitadas e honestas ….parabens a empresa sussesso …..so nao aumente o preco da tarifa por obsequio abraco

  8. Valéria Aparecida Gomes disse:

    Sro Carlos Roberto a TRANS ACREANA recebe por KM rodado SIM.
    E cliente não arruma jeitinho de negociar horário com os patrões.
    Sim somos CLIENTES e a empresa de ônibus a empresa pelo qual nós pagamos .
    Somos patrões dela e a mesma não converso com nem um de nós quando foi dar um jeitinho de tirar linhas e horário.

  9. Janete disse:

    Seu Carlos alberto quem é vc pra falar essas merdas ai. Vc esta defendendo quem seu merda vc esta tacando pau em trabalhadores honestos que esta mais de 120 dias demitidos e sem receber, vc deve ser um aliado de corrupitos ladroes vagabundo. Sem vergonha mal carater. Vc esta falando de trabalhadores que sai da sua casas 3 horas da manhã e muitos como eu voltava 01:30 Da manhã. Vc esta mordido porque sabe que as eleição esta chegando. E sua corjas onde vc mama na teta vai secar, vc esta mordido porque, somos trabalhadores 610 fucionarios ddemitidos sem receber nem a sexta basica do més. Seu pilantra ninguém esta coajindo ninguem não, cada um tem que saber o seu valor e saber o quanto trabalhou honestamente. Agora vem vc vomitar aki falando de motorista e fucionarios ruim. Como pode ser ruim se todos serviu pra trabalhar mais de 5 10 15 20 anos seu safado mal carater, fazer uma postagem fake é facil agora da as caras venha falar na cara de trabalhador venha só. Pagar nossas contas sabia que temos familia temos que sustentar a familia. E cade nosso dinheiro. Vc esta mordido venha pagar nois se pilantra safado, saiba que nenhum candidato esta levando vantagem aki, unica coisa que sabemos que temos vereadores e ptefeito e justiça que esta escondido atraz dessa tramoia dessa corrupição. Na verdede roubarão nosso dinheiro todos empresa e prefeitura ta bom, queremos sóo nosso dinheiro trabalhamos pra isso. Por isso o Brasil esta como esta porque um vagabundo tranqueira ladrão infeliz como vc seu peste dos capeta. Vem falar merda sem saber de nada. Fora Barjas negri e a corjas dele. PIRACICABA MERECE O MELHOR PARA OS TRABALHADORES.

  10. Felipe disse:

    Esse carlos roberto tem muita informaçao pra ser apenas um usuário, e escreve muiro bunitinho certinho, ja sabemos que é o senhor. E esse ataque ao movimento dos motorista é puro medo do quem vem por ai. Relaxa, vcs todos serao processados. E em quanto a esse grupo, é so vcs pagarem os funcionarios que a manifestaçao para. Alias, ainda tem muito sujeira pra limpar no transporte, acalma seu coraçao amigo, a luta esta só começando. O Seu Ataque sr Carlos Roberto nao nos atinge, seguimos em frente e a cada dia mais fortes. Paguem nosso dinheiro, e sumam da nossa cidade, vcs nao sao bem vindos aqui. O ano q vem muda a administração publica, e faremos de tudo pra que vcs nao participem da liscitaçao, vamos investigar todas empresas q se propuserem, acabou o jogo de trocar a tintas dos onibus e manter os mesmos ma direçao, ano que vem vcs esta todos demitidos, todos des de RH ate diretoria.
    #renovaotransportepiracicaba
    #chegadosmesmos
    #foratransacrena
    #forarochamenesez

  11. Márcia Jordão Domingues disse:

    Se Roberto o Senhor tem provas do que o Sr está
    falando trabalhei treze anos de motorista sempre fui uma excelente profissional e o Sr consegue provar na justiça que cheiro , que uso rebite cuidado com sua palavras.para não acarretar processo contra a sua pessoa, porque pra falar isso o Sr Roberto tem que ter provas , e o contra o Sr esse seu texto e uma prova contra vc por nós acusar danos morais, estamos lutando apenas pelos nossos direitos trabalhista

  12. Julio Cesar da Silva disse:

    O seu Carlos Roberto o Sr escreveu aí q os motoristas do movimento. Q estão lutando pra todos nós receber nossa homogolação estão coagindo os outros. Engano seu eles estão agindo com respeito a cada um respeitando a opinião de cada um e outra prove q os motoristas são usuário de arrebite. Só mais uma coisa fica quieto não mexa com gente trabalhador. Só queremos o q é nosso mais nada

  13. Aline disse:

    Horários péssimo dos ônibus…. Passagem cara e ônibus sujos lamentável

  14. Albino Luciani Beraldo de Campos disse:

    O bairro da Paulista era servido por 2 linhas, 313 Jaraguá B Machado e 316 Jdim Esplanada as duas linhas foram extintas deixando o bairro sem transporte , mas cobrar impostos eles sabem!!

  15. Henrique disse:

    A discussão aqui está girando em torno do nada. Sabe quem são os culpados pela a de transporte público aqui de Piracicaba. Todos esses 23 vereadores que nada fizeram pelo transporte coletivo. Alguém aqui já viu algum vereador questionar alguma coisa quando o ” esquema rolava solto ” na viaagil . Esses vereadores estão preocupados hoje com a Tupi por tem eleição esse ano e eles querem votos. Vamos fazer assim povo de Piracicaba. NAO VAMOS REELEGER nenhum desses vereadores. Vamos trocar todos esses 23 que nada fizeram pela cidade a não ser nomear as ruas da cidade. Entrem no site da CAMARA DOS VEREADORES e pesquise vereador por vereador, vcs vão achar somente proposituras para nomear ruas da cidade. E se vc ainda achar que eu estou errado, e vc vai votar e reeleger os mesmos, na época da campanha pergunte a estes vereadores qual projeto ele tem para revolucionar o transporte público de Piracicaba. Eu duvido que vc vai achar um hoje vereador ter um projeto. Tem vereador q está aí a mais de 15 anos e se vc for pesquisar não tem um projeto inovador pra cidade.
    Estes vereadores em Piracicaba só servem para nomear ruas, fazer lombadas, valetas, e…… Melhor não dizer

Deixe uma resposta