ANTT apreende em São Paulo ônibus de aplicativos de transporte

Divulgação ANTT

Operação Pascal, que combate transporte irregular, ocorreu nos dias 13 e 14 de agosto na capital

ALEXANDRE PELEGI

Nos dias 13 e 14 de agosto de 2020, quinta e sexta, a Agência executou comando operacional de rotina com diversas fiscalizações e autuações, o que redundou em 5 apreensões de veículos que realizavam transporte clandestino de passageiros, ou estavam em condições irregulares segundo a legislação.

Foi mais uma etapa da Operação Pascal da ANTT, que visa combater o transporte irregular de passageiros interestadual.

A Agência informa que a atuação garantiu o transporte seguro para 85 passageiros.

A nota oficial da Agência não cita os aplicativos de transporte, mas as fotos identificam ônibus a serviço de aplicativos como Buser e 4Bus.

Segundo informações colhidas no local, algumas das apreensões foram realizadas em fiscalização na saída do estacionamento da Buser ao lado do Terminal Rodoviário do Tietê. Um dos ônibus da 4Bus, com destino a Florianópolis, levava 11 passageiros. O destino do Buser seria Belo Horizonte.

A ação contou com apoio operacional da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar/SP.

A Agência informou em nota que, apesar da pandemia, e da redução da atividade econômica, já apreendeu cerca de 600 veículos somente em 2020, “impactando diretamente aproximadamente 19 mil pessoas, e constatou que embora as linhas regulares tenham reduzido a frequência de viagens desde março/2020, o transporte clandestino seguiu na contramão”.

A Agência completa:

A ANTT tem monitorado o transporte clandestino de passageiros utilizando o Canal Verde Brasil, rede nacional inteligente de percepção, acompanhamento e mapeamento de fluxos de transporte nos corredores logísticos. São pórticos que leem as placas dos veículos na rodovia e dão sua localização em tempo real para ANTT.

A ANTT alerta sobre os perigos de utilizar o transporte clandestino de passageiros. Via de regra, no transporte clandestino os motoristas não possuem treinamento, cumprem jornadas exaustivas de trabalho e os veículos são precários, geralmente apresentando péssimo estado de conservação e manutenção, o que aumenta em quatro vezes a letalidade dos acidentes envolvendo esse tipo de transporte.

A Operação Pascal da ANTT segue em todo país e para denunciar o transporte clandestino de passageiros, os usuários podem entrar em contato através do telefone 166, do e-mail ouvidoria@antt.gov.br ou WhatsApp (61) 9688-4306.

OUTRO LADO

Confira o posicionamento da Buser enviado ao Diário do Transporte, na íntegra:

A atuação da Buser e de suas parceiras faz parte da chamada nova economia, estando plenamente de acordo com a lei e pelos princípios constitucionais da livre iniciativa e livre concorrência. Causa estranheza, portanto, que mais uma vez se testemunhe o empenho das autoridades em interromper a viagem causando prejuízo a passageiros e empresas.

Essas ações, que de forma arbitrária parecem defender os interesses dos velhos monopólios, tem claro intuito de impedir que a Buser siga intermediando viagens, conectando passageiros a empresas de fretamento, por valores muito mais vantajosos aos consumidores, com ônibus de qualidade e com segurança muito acima da média.

A medida, além de irresponsável, uma vez que deixaria os passageiros sem qualquer condição de seguir rumo ao seu destino, não fosse a atenção da própria Buser em providenciar uma alternativa para que não fossem severamente prejudicados pela ANTT, também contraria o entendimento do Poder Judiciário.

Em decisões recentes, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a exemplo de tantos outros no país, reconheceu que não há qualquer irregularidade do serviço prestado pela startup e suas parceiras. Em Minas Gerais, onde casos semelhantes ocorriam de forma recorrente, o Judiciário foi além e determinou que a ANTT e o DEER “se abstenham de criar qualquer óbice, impedir ou interromper viagens intermediadas pela Impetrante sob o fundamento de prestação clandestina de serviço público ou qualquer outro que extrapole a regular fiscalização de trânsito e segurança”.

A Buser seguirá atuando conforme o que lhe permite o Poder Judiciário e espera que o Poder Executivo tome atitude para garantir a livre iniciativa e que sobretudo o consumidor seja beneficiado pela nova economia, especialmente num setor que tradicionalmente é dominado pelas práticas abusivas dos monopólios.

FOTOS DA OPERAÇÃO ENVIADAS PELA ANTT

Foto: ANTT

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Santos Dumont disse:

    Vamos apenas reproduzir matéria veiculada no Diário em 12/08, e deixar uma pergunta para as competentes autoridades olharem e verem, ou, olharem e confundirem. Segue o trecho:
    A Wemobi, empresa de ônibus por aplicativo do Grupo JCA, anunciou mais uma expansão. A partir desta quinta-feira, 13 de agosto de 2020, a operação será ampliada para o trecho Rio-São Paulo.

    Fiscalizaram? É ‘crime’ premeditado. Ou será que nem todos são iguais perante a lei? Todos os aplicativos devem sim, serem liberados.

  2. Marcio disse:

    Lindo!!!! Tem que acabar mesmo com essa praga !!!!!

  3. Joelson disse:

    Na minha opinião a ANTT é igual a órgãos florestais vc não pode criar um papa capim ou coleiro se algum órgão te pegar estar preso certo, mais se vc pegar esse mesmo coleiro e pagar pela a anilha aí vc não estarar sacrificando o animal e nem prejudicando a natureza, assim é a ANTT se o dono da empresa não fizer o cadastro deles é nem pagar as taxas absurdas vc estar irregular e se todo mês o dono da empresa pagar os boletos caríssimos a empresa não estarar irregular. É só isso.

  4. RONALDO disse:

    Depois não sabem pq o Brasil tem tanta gente passando fome desempregada.

  5. Marcelo disse:

    E a tabela de frete cadê a antt fiscalizando???que vergonha fazer uma tabela e nem sequer fiscalizar…

  6. Marcelo disse:

    Transportadoras fazendo oque querem em relação frete para caminhões e antt preocupada com ônibus…põem tudo oque abastece o país nesses pau de arara então da cometa,acoooordaaa Antt

  7. Lipe di Santo disse:

    Bandidos. Da ANTT…máfia contra os transporte por app..

  8. Edilson José Peixoto disse:

    No Brasil, cu$ta muito caro ser honesto e gerar emprego.

  9. Paulo Mendes disse:

    …é a uberização da economia…escravidão moderna…ditado : No c…dos outros é refresco.
    Quando isso chegar na sua família vai doer, acredite…
    Criar sub-emprego para alguns tirando o emprego de quem já está no mercado tentando sustentar suas famílias é errado.

  10. Tella disse:

    Eu queria entender o pprque porque de toda essa perseguição apenas com a Buser e agoraa 4movie.Ta começando a se desenhar o esquema entre a JCA,VAB e Antt pelo visto.

  11. Arlli Luiz disse:

    Veiculos precários??? pelo que vejo nas fotos, os ônibus da 4bus e Buser são carros novos.

  12. Sergio Cimino disse:

    ANTT é um sindicato a serviço das grandes empresas de ônibus, quem patrocina as operações já sabemos quem são

  13. Gleidson disse:

    Marcopolo G7 DD e IRIZAR I6 precários demais kkkkkkkkk
    ANTT tá brincando.

  14. Julio César disse:

    Dizer que onibus da buser está em mau estado…. Isto configura uma verdadeira perseguição sem motivos verdadeiros.
    Facil resolver:
    Deixe a população (usuários escolher o que é melhor)… ANTT: Agência que não sobrevive de ações reais e necessárias…. E sim, de interesses politicos.
    ANTT: Não se direciona para a necessidade real e sim tenta se posicionar como um órgão fiscalizador atuante… Mas, agindo brincando de prender onibus: Na terá reconhecimento da população brasileira.
    Como percebemos nos comentários: A população à cada dia se enfurece com esta agência sem finalidade real.
    Hoje os veículos (ônibus) tacados como clandestinos: Tem condições mil vezes melhores que empresas autorizadas por esta agência de brincadeira de poderosos.
    Fiscalizar Sim … Manipular apreensões por interesses NUNCA !!!

  15. Robson Luiz disse:

    Não vejo a hora d nosso presidente explodir essa agencia de bandidos comprados pelas grandes transportadoras como fez cm o inmetro . Fora ANTT. OU PELO MENOS DEVERIAM TRABALHAR CORRETAMENTE E NAO TRABALHAR EM CIMA DE INTERPRETACOES D FISCAL . VAO OLHAR OS FRETES QUE ESTAO BEM.DEFAZAFOS ‘ OLHEM O PEDAGIOS MUITO POUCAS TRANSPORTADORAS CUMPREM OS VALORES DOS FRETES E O VALE PEDAGIO QUE NAO EXISTI.

  16. Jefferson disse:

    Antt é muito mole. Milhares de ônibus clandestinos colocado vidas em risco e tirando empregos de pessoas por aí e a Antt só conseguir apreender 4 ônibus ? Enquanto isso, o número de passageiros do transporte regular cai devido os clandestinos e as empresas que pagam impostos altos, registram funcionários e tem que pagar salários em dias são obrigadas a demitir o trabalhador. Isso infelizmente e Brasil, onde o clandestino deita e rola, um louco inventa um app, não paga p**** nenhuma se imposto, não registra ninguém e sai por aí carregando vidas com ônibus de terceiros !!!

  17. THOMAZ NOBUKI PEREIRA disse:

    Os ônibus são melhores que muito dos ônibus das empresas convencionais.

  18. Alexandre disse:

    Perante a legislação da ANTT, infelizmente esses aplicativos transportam clandestinamente. O app da JCA, se funcionar da mesma forma, também deverá ser reconhecido como clandestino. O que precisamos é de novas leis, que se alinhem com os interesses dos usuários e garanta o desenvolvimento de novos modelos de negócios sem prejuízo as empresas já existentes. Só assim garantiremos um transporte eficiente e sem esses entraves, podendo essas empresas com novas idéias crescer com responsabilidade e longevidade.

  19. Edgar Nogueira Haas disse:

    Gostaria de saber se a ANTT fiscaliza os desembarques fora de locais autorixzados das ditas empresas regulares?????
    Um dos motivos que fizeram o sucesso dos aplicativos. Linahs diretas e mais baratas.

  20. Edgar Nogueira Haas disse:

    boa pergunta. Sair do terminal barra Funda e desembarcar no hotel Gloria pode? Serviço regular de aplicativo???
    Incoerencias…

  21. Jonas Castanha disse:

    Felizmente a gente nota pelos comentários que todo mundo manja que as informações são de fontes oficiais e só foram noticiadas por este e outros portais

    A liberdade de imprensa vai vencer.

  22. Daniel Romualdo Herthal disse:

    Porque liberaram os aplicativos para ônibus? Eu sou contra, tenho empresa de transporte turístico,sofro como milhares com impostos,taxas e obrigações relativas as atividades,o problema é que se der uma merda na estrada com um clandestino toda categoria é incluída no problema aí vem a ANTT criar novas regras e novas taxas onerando quem? Sim, aquele que estava regular, com suas vistorias em dia.

  23. Jeremias Fernandes de Castro disse:

    Realmente,já foi multado por esta no micro fazendo um especial,que era acompanhado por uma van,no certo local pasau da vem para o micro um pasageiro,não andamos 80 km chegamos no posto da PF dis quem tava lá ANTT pegaram todos passaportes dos africanos e foram conferir letra por letra de 25 passageiros que aconteceu os motoristas não pres taram atenção conferiram os passageiros ok mais teve um que trocou de carro van,micro não teve acordo multa mais de 5.000,000,00 milhões de reais.mais ainda mandando o motorista ficar calado se não levavam preso esse sim mais os buracos na pista não é com eles.

  24. BRUNO PALMIERI GOMES disse:

    Por isso o Brasil tá uma merda são pessoas como estás que acabam com o trabalho, mesmo clandestino deveriam ao menos ajudar a regularização mas não FDP apreendem os veículos …. raça maldita ……

  25. Luiz Afonso centenaro disse:

    O povo espera que o presidente bolsonaro que tanto se orgulha de ter implodido o imetro trate de implodir já a ANTT.

  26. Paulo Roberto de Castro disse:

    ANTT SAO COVARDES COMBOS TRABALHADORES.
    TIVE MEU TAXI APREENDUFO EM RESENDE E REBOCARAM PRA APARECIDA DO NORTE. SO PQ ESTAVA COM O TAXIMETRODESLIGADO. E TINHA FECHADO PRECO COM PASSAGEIRO DE IDA E VOLTA A TAUBATE. COM PRECO BEM MAIS BARATO Q OTAXIMETRO. TIVE QNPAGAR MIL E CEM POR ESSE RENOQUE. E AGORA TENHO UMA MULTA DE 8 MIL REAIS PRA PAGAR. NUM PAIS COMO PODE UMA MULTA DESSE VALOR. RECORRI E NAO GANHEI. TO DESESPERADO SEM SABER COMO PAGAR. POIS A MULTA JA ESTA EM QUASE 10 MIL. UMA COVARDIA COM O TRABALHADOR. SE TIVESSE COBRADO MAIS Q O TAXIMETRO ATE ENTENDERIA. MAS COVRANDO MENOS.

  27. ANTONIO DAMIANI GOMES disse:

    Quando trabalhei numa empresa de onibus de linhas regula interestadual a tal antt nunca verificou minha ficha de viagem e vezes ja tava virando noites na estrada,sera que se preocupa mesmo com o motorista e os passageiros,vejo muito interesse contrario .

  28. Rodolfo Calegari disse:

    Concordo sim com essa atuação da ANTT, apreendendo ônibus da Buser e do outro aplicativo, pois não prejudica só as grandes não. Atinje ém cheio também o turismo rodoviário.

  29. Bruno disse:

    Infelizmente, a ANTT insiste em fortalecer cartéis, assim como a ARTESP.

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