BRT do Rio de Janeiro anuncia mudanças na operação

Publicado em: 12 de agosto de 2020

Estação Ilha de Guaratiba passa a receber a Linha expressa 13. Foto: Divulgação.

Estações vão passar por reforma nos próximos dias

JESSICA MARQUES

O consórcio responsável pela operação do BRT do Rio de Janeiro anunciou mudanças na operação. As alterações entram em vigor a partir desta semana.

Entre as alterações, está o fato de que a Linha 13 (Mato Alto x Alvorada Expresso) passará a parar na estação Ilha de Guaratiba, no corredor Transoeste.

Neste caso, a mudança entrará em vigor nesta quinta-feira, 13 de agosto de 2020. A estação continuará sendo servida pelas Linhas paradoras 11N e 27, e nos fins de semana e feriados também pela 25A.

REFORMA

download (2)

O BRT Rio também definiu nesta semana a ordem das estações que serão reformadas ou recuperadas nos próximos meses. No total, 20 estações dos corredores Transoeste e Transcarioca receberão intervenções, que incluem o fechamento do acesso ao forro e à cobertura, pintura, nova rede elétrica, reforço na iluminação e sinalização.

Confira a lista de reformas, na íntegra:

No corredor Transcarioca, a recuperação da Rede Sarah terá início na próxima segunda-feira, dia 17. Mercadão e Vila Queiroz, que também estavam completamente depredadas, já iniciaram as obras de recuperação. Já a estação Vaz Lobo, que está em funcionamento, entra na reta final de reforma. As outras estações que serão reformadas ou recuperadas no corredor Transcarioca serão Santa Luzia, Olaria, Tanque, Praça Seca e Vila Kosmos.

No corredor Transoeste a estação que recebe as melhorias nesse momento é a Parque das Rosas. Depois virão Barrashopping (Parador), Bosque da Barra, Americas Park, Santa Mônica Jardins, Riomar, Nova Barra e Mato Alto. Neste corredor já foram reformadas as estações Bosque Marapendi (Parador e Expresso), Paulo Malta Rezende, Afrânio Costa, Riviera e Ricardo Marinho e Novo Leblon.

Paralelamente às reformas o BRT Rio vem reforçando a iluminação em algumas estações. Foi o caso da Lourenço Jorge e Centro Metropolitano. Ainda receberão essa melhoria nos próximos dias as estações Aeroporto Jacarepaguá, Via Parque e Rio 2, todas no corredor Transcarioca.

VANDALISMO

Além das alterações motivadas por reforma, nesta terça-feira,  11, a estação Tapebuias, no corredor Transolímpica, precisou ser fechada após um ato de vandalismo. Criminosos colocaram fogo na caixa de energia elétrica, segundo o BRT Rio.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Newton Maia de Carvalho disse:

    O consórcio BRT precisa criar um corpo de segurança nos moldes do que existe no Metrô. Os prejuízos causados por vandalismo são muito maiores do que o gasto com o corpo de segurança.

  2. Sergio gil disse:

    Quero saber da estação Outeiro Santos ,trans Oeste que não está em funcionamento

  3. Ronaldo Evaristo disse:

    Precisa melhorar o mecanismo de abertura e fechamento das portas das estações, a estrutura das portas de brindex são muito frágil .

  4. Nivia Pereira disse:

    No corredor transolimpica a estação Outeiro Santos tbm foi vandalisada na pandemia, espero que tenha reformas, é muito útil aos moradores, falo por mim que sempre viajava por ela….

  5. Nivia Pereira disse:

    Espero que tbm sejam normalizados os trajetos 40 Madureira X Jardim Oceânico Expresso e 53 Sulacap X Jardim Oceânico Expresso, é desumano a baldeação na, Alvorada e a já se faz necessário a normalidade…

  6. Sandra Maria de Freitas Tostes disse:

    E a segurança nas estações? Segurança patrimonial pata evitar a destruição das estações.

  7. Marcilene da silva disse:

    As estações Divina providência, André Rocha e Arroio Pavuna estão destruídas complicado isso tudo

  8. José Luiz Da Costa disse:

    quero saber quando as estações da avenida Cesário de Mello serão reformadas trajeto Campo Grande Santa Cruz

  9. Fernannda Pereira disse:

    Gostaria de saber do conserto da estação Praça do Carmo.

  10. TATIANA CHRISTINA DOS SANTOS disse:

    E a estacao Marambaia que fica em.Vicente de carvalho??? Foi desativada por causa da covid.. Precisa ser reaberta !!!!!

  11. Luiz Otávio da Silva disse:

    E as estação das Cesário de melo,vao deixar de lado,vão esquecer dos moradores da zona Oeste.

  12. ANA Márcia Araújo Gonçalves disse:

    Boa noite,gostaria de saber se depois dessas reformas ,se os brt vão voltar funcionar 24h

  13. Andréa disse:

    Quando a linha 21 vai voltar a funcionar e a abertura da estação Guiomar de Novaes vai reabrir,muigo ruim esta inconstância de horario do brt depois das 00:00 ficamos refém da sorte

  14. Mônica Faro disse:

    Gostaria De saber da estação minha praia quando será reaberta?

Deixe uma resposta