Osasco terá ônibus com tecido contra Covid-19. Cidade consegue na Justiça ficar na fase amarela
Publicado em: 11 de agosto de 2020

Veículo é da Viação Osasco e foi apresentado por prefeito
ADAMO BAZANI
Osasco se torna a primeira cidade da Grande São Paulo a ter um ônibus dotado de tecido especial que, segundo as fabricantes, pode neutralizar micro-organismos, dentre os quais, o novo coronavírus, causador da Covid-19.
O veículo pertence à Viação Osasco e foi apresentado pelo prefeito Rogério Lins nesta segunda-feira, 10 de agosto de 2020.
Em redes sociais, Lins disse que os testes vão durar uma semana e o sistema deve ser adotado nos outros ônibus municipais. As linhas da cidade são operadas pela Viação Osasco e pela Urubupungá.
“Em caráter experimental e sem custos ao município, Osasco será a 1ª Cidade do Brasil a testar um Ônibus com tecidos antivirais na parte interna do coletivo, que impede a propagação de Vírus e Bactérias nas áreas de contato. A empresa responsável pelo projeto é a Rhodia, que possui laudo comprobatório do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Após período experimental de 7 dias, as empresas ampliarão as instalações em outras linhas municipais” – diz o prefeito na nota.
Como havia anunciado o Diário do Transporte, o tecido foi desenvolvido em parceria entre as indústrias Chroma-Líquido Tecidos Tecnológicos e Rhodia Química, com a participação das fabricantes de carrocerias Caio e Busscar nos testes.
O tecido é formado por fios de poliamida. O material tem em sua composição a prata, que possui agentes contra micro-organismos, inclusive nos chamados vírus envelopados, como vírus influenza, herpesvírus, coronavírus, entre outros.
Haverá testes também no Metrô de São Paulo.
Relembre:
FASE AMARELA:
A prefeitura conseguiu na Justiça uma liminar (decisão provisória) para continuar na fase amarela do plano de quarentena do governador João Doria.
Na semana passada, o comitê de contingência da Covid-19 do estado “rebaixou” a região Oeste da Grande São Paulo da fase amarela para a fase laranja, mais restritiva.
A região reúne as cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.
A argumentação do governo do Estado é que houve crescimento no número de casos e óbitos, além de aumento da ocupação dos leitos hospitalares na região.
A prefeitura sustenta, por sua vez, que isoladamente, os índices de saúde na cidade a qualificam a permanecer na fase amarela.
Adamo Baznai, jornalista especializado em transportes
Amigos, bom dia.
Toda ação contra o COVID-19 é louvável; porém eu particularmente tenho minhas dívidas.
Um tecido irá impregnar mais sujeira e sua manutenção será muiiiiiiiito mais complexa, inclusive naqueles locais o onde há uma costura um tanto quanto grotesa.
Uma curiosidade:
O tecido será lavado ou trocado com que periodicidade?
Talvez o banco revestido com esse tecido já montagem do banco na encarroçadora fique algo mais bem feito
Se a Rodia puder maiores esclarecimentos será legal para o conhecimento de todos.
E a Transpass, vai embarcar nessa?
SAÚDE A TODOS!
Att,
Paulo Gil
“Buzão e Emoção é a Paixão”
As pessoas ainda estão andando sem máscaras e fazendo aglomeração em padarias e bares e botecos a igreja universal do santa Maria vive cheia e não vejo nenhuma fiscalização e ainda tem pessoas morrendo.
Só se for 1 ônibus a cada 100 né
Boa tarde!Não acredito que vá ajudar inserir um tecido , se a empresa não faz higienização diária nós ônibus.
Acho que se todos obedecerem as regras ao entrarem no onibus como usar mascaras e álcool em gel seria tudo mais facil ! mas tambem não havendo higienização no onibus, nada feito.
Osasco tem que voltar pra fase laranja, só não tem leitos lotados pq o prefeito autoriza pra não deixar no hospital e manda pra casa todos pacientes com covid 19 mas se deixar tratar no hospital vai lotar.
Ele quer o povo na rua pq ele vai fazer campanha aqui 15 dias.