Detran e Poupatempo passam a entregar documentos pelo correio gratuitamente em São Paulo

Medida entra em vigor a partir de segunda-feira, 20, e inclui 2ª via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

JESSICA MARQUES / WILLIAN MOREIRA

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o Poupatempo e o Detran vão entregar documentos pelo correio gratuitamente no estado. A medida entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 20 de julho de 2020.

A entrega inclui documentos como identidade (RG) e 2ª via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 15, em coletiva de imprensa.

Ainda de acordo com Doria, neste primeiro momento serão entregues 130 mil documentos de identidade, que já estão prontos, e 65 mil carteiras de habilitação.

Desde 1º de julho, o Detran passou a entregar também CRV (Certificado de Registro de Veículos) e documentos de transferência do automóvel por meio do sistema drive-thru, quando o motorista retira sem sair do carro. As medidas têm como objetivo contribuir para conter a proliferação do novo coronavírus no estado.

“O agendamento pode ser feito remotamente 24 horas por dia. Cada vez mais, Detran e Poupatempo serão digitais para atender corretamente a população do Estado de São Paulo de forma precisa e eficiente”, disse Doria.

De acordo com o presidente do Detran/SP, Ernesto Mascellani Neto, haverá retirada pelo drive thru com agendamento online e entrega pelo correio.

AUTO ESCOLA

Além disso, Neto informou que as aulas dos CFC (Centro de Formação de Condutores) já retornaram para 50 mil alunos do estado. Nestes casos, é possível fazer aulas online com reconhecimento facial, sem necessidade de ir à auto escola.

RESPIRADORES

Além disso, o governador anunciou que a USP (Universidade de São Paulo) desenvolveu respiradores nacionais. O estudo incluiu pesquisadores, professores e alunos.

A partir desta quinta, 16, o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) começará a utilizar estes equipamentos em pacientes com Covid-19.

Para o projeto, chamado Inspire, empresas privadas doaram R$ 7 milhões, segundo Doria. Ao todo, 200 pesquisadores da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) trabalharam neste desenvolvimento.

A USP aguarda autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para começar uma produção em larga escala.

COVID-19

Na coletiva, foram atualizados os dados da Covid-19 até o início desta tarde:

BRASIL – 1.926.284 casos confirmados – 74.133 óbitos
SÃO PAULO – 393.176 casos confirmados – 18.640 óbitos

Taxa de ocupação de UTI
ESTADO SP – 66,5%
GRANDE SP – 65%

Internados
UTIs – 5921
Enfermaria – 8.777

Casos Recuperados – 246.941
Altas hospitalares – 55.169

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Luiz Gustavo Figueiredo disse:

    Boa tarde que bom eu espero está nesse 65 mil de habilitação, pós fiz uma Troca de categoria até hoje o Detran não emitiu estou empregado no período de experiência e Preciso muito da habilitação como eu faço?

  2. José Carlos Ferreira Silva disse:

    Paguei o envio da minha CNH via correio dia 07/07 ainda não recebi hoje e 25/07

  3. Anderson disse:

    estive hoje no Poupatempo de Santo André para a retirada do CRV com data e hora marcada e o que aconteceu, não havia ninguém lá para me atender, pais de gente ruim incompetente, só presta ladrão.

  4. Marco Antônio de Santana disse:

    Eu conclui todo processo da auto escola e fui aprovado semanas antes da pandemia e então dês de o início da quarentena não consegui que emitiscem minha permissão meu nome e Marco Antônio de Santana CPF 30813068843 sou do município de Jacareí sp concluí os processos de cnh categoria A na auto escola Maruya em Jacareí se essa informação poder autorizar que alguém ou algum órgão possa me ajudar a retirar essa permissão eu agradeço pois preciso desse documento pra trabalhar obrigado

  5. José Roberto De Lima disse:

    Como faço para tirar a 2 via da crv

  6. Tiagi disse:

    Dei entrada em minha transferência de veículo e o Detran fechou e até agora não consigo pegar meu documento está preso lá unidade do Aricanduva e preciso vender o carro e não consigo pois o documento de transferência está preso no Detran . Como abriu agora pra despachante fui ver se eles podiam pegar e pra minha surpresa falaram que não podem pegar nenhum documento de particular somente documentos que os despachantes deram entrada. Bom já faz 4 meses que meu documento e de muitas pessoas estão lá retidos agora quem pagou despachante já está com o documento na mão desde o dia 03 deste mês

  7. Cassiano Luiz de melo disse:

    A respeito de quem cumpriu suspenção e precisa da habilitação para trabalhar com fica

  8. Marcos Almeida da Silva Santos disse:

    Tou com meu indereço errado no Detran por falha deles mesmo pelo site não consegui mudar e não sei quando o Detran volta a funcionar presencialmente

  9. Alex disse:

    Como assim, passa a entregar gratuitamente
    via correio? Paguei 11 reais pra entregar em casa!!!

    1. diariodotransporte disse:

      PASSA A ENTREGAR, QUEM JÁ PAGOU NO PASSADO ERA OUTRA DETERMINAÇÃO EM VIGOR

    2. ANDRESA disse:

      ONDE VOCE PAGOU?NO CORREIO?

  10. Jose Bastos Filho disse:

    Informações erradas quando dizem que estão entregando crv via drive thru e somente para despachante quem deu entrada direto no Detran antes da pandemia não está conseguindo retirar o documento espero que se. Dória possa ver isso pois estou 4, meses sem trabalhar pq não me entregam o documento.

    1. diariodotransporte disse:

      PASSAM A entregar não ESTÃO ENTREGANDO

  11. Simone Paula Cordeiro disse:

    E a 1° habilitação também irão entregar?

  12. Cleverson de Araújo Queiroz disse:

    Estou aguardando pra fazer o CFC como eu faço?

    1. diariodotransporte disse:

      Seria interessante entrar em contato com a atendimento do Detran

  13. Cleverson de Araújo Queiroz disse:

    Estou precisando urgente da minha carteira?

  14. Nilsom disse:

    No meu caso eu presiso faser uma troca de endereço pra receber o documento alguém sabe informar

  15. Alex Silva disse:

    Desde de Abril/2020 tento incluir a observação “exerce atividade reminerada” na minha CNH para realizar o cadastro em App de transporte e conseguir alguma renda uma vez que estou desempregado. Infelizmente o site do DETRAN SP E POUPA TEMPO não permitem.

  16. Eduardo Tadeu Taverna disse:

    Preciso recadastrar minha digital no Detran para poder realizar minha prova de reciclagem pois está dando problema na hora de colocar no CFC e aí como faço

  17. Cássio Ramos de Azevedo disse:

    Paguei todas as taxas de licenciamento e uma multa no dia 22/06 /20 e até agora consta licenciamento em atraso .Já conferi meu extrato bancário e foi descontado estou com meu carro parado por causa da incompetência de um Governador almofadinha e egocêntrico .Fazer o que com um moleque no Governo , só poderei resolver este problema quando esse imbecil resolver abrir o Detran … Governo Doriana

  18. Selma Carolina Ferraz de Abreu disse:

    Como e quando vão liberar pra tirar a segunda via do rg

  19. Rogério disse:

    Retirei meu veículo zero km da Concessionária dia 19/06/2020, paguei Todos os boletos DPVAT, IPVA e Registro, porém até agora ,não geram o QR Code para o emplacamento, DETRAN SP cada vez mais incompetente e ineficaz. Estou com o carro parado, vai fazer um Mês e por culpa da incompetente desse órgão falido. Obrigado Sr. Dória.

  20. Danila disse:

    Eu não entendi.Para entregar os documentos vai ser pelo correio e para fazer vai ser de que forma?
    Por exemplo fazer o documento de identidade de uma criança o RG pela primeira vez e tirar a digital vai ser feito por onde? Só entendi que o correio vai entregar agora fazer não sei na onde.Outra coisa o correio estava cobrando 7 reais para tirar o cpf e ainda não estava autenticado pediram para as pessoas depois fazerem isto por conta no site da receita e pra quem não tem computador em casa e nem internet banda larga não tem como fazer.
    Outra coisa pra quem prescisa tirar a primeira habilitação as auto escola não estão emitindo a carteira e não estão fazendo a prova teórica e prática por causa do corona vírus.
    Mas agora vai ser feito a entrega pelo correio,mas entrega do que já esta pronto e pra fazer os documentos e as provas como vai fazer?

  21. Marcello Fustinirs Firmino disse:

    Boa noite o que faço pra conseguir a liberação do Detran já faz mais de três meses e o Detran não me dá uma resposta

  22. Marcello Fustinirs Firmino disse:

    Boa noi te estou com a moto Apreendida há mais de tres meses e não consigo a liberação dela e estão cobrando muito alto o juros do pátio o que faço? Já estou desesperado alguém pode me ajudar obrigado

  23. Odirlei Porfírio Dias disse:

    Tirei minha CNH letra d mas não consigo pegar tomara que esteja nesse lote de 65mil nem na versão digital aparece preciso muito estou desemprego pó pór conta da cnh

  24. Ricardo Rogério Santos disse:

    Fiz o procedimento todo digitalmente para transferência de propriedade e licenciamento, deu tudo certo, no prazo, já consta digitalmente no celular, só imprimir o CRLV agora e aguardar para retirada do CRV; afinal tal recebimento do CRV não tem pressa já que é um documento de porte não obrigatório, devendo ficar guardado.

  25. Jose Coelho da Silva disse:

    licenciei meu veiculo neste mês paguei as devidas taxas e como posso receber o certificado se o ciretram de minha cidade esta fechado?

  26. Randerson França disse:

    Preciso desbloquear o documento do meu caminhao pois após um acidente deu média monta . Já fiz todos os reparos e revisões. Como fazer isso se atendimento está suspenso?

  27. Ronaldo disse:

    Como faço pra agendar a retirada de documentos de veiculo q dei entrada dia 13/03/2020 iria ficar pronto dia 19/03/2020

  28. Márcio disse:

    Pelo amor de Deus abri logo o Detran de SP já perdi 2 empregos minha CNH não chega nunca

  29. Márcio Antônio de França disse:

    Liberar logo o Detran de SP

  30. mechaileh disse:

    Eu perdi minha CNH, fui na Lotérica paguei 49 reais, preenchi o pedido da 2a via na Internet, e nada até agora!!!!

  31. Camila Castanho de Moraes disse:

    Não consigo fazer minha renovação pois não consigo alterar meu endereço, gostaria de entender quando volta o atendimento presencial? Pois no site consta aberto já fui 3 vezes no Detran Aricanduva fechado. Sem previsão de volta.

  32. Marco disse:

    Como faço o pedido pra chegar o meu recibo do meu carro em casa

  33. Rafael Nunes José Castaldelli disse:

    Bom dia renovei a minha CNH dia 15/07/2020 e ainda não chegou sou motorista e preciso da CNH tem previsão de entrega

  34. Sonia Nasr disse:

    Paguei meu IPVA, Licenciamento do carro e seguro obrigatório, mas, não me deixaram a opção de receber minha CNH, pelo correio,
    e, agora, como faço?

  35. Sonia Maria Fagnani Nasr disse:

    Tenho que viajar, se a policia me para, e, não tenho documento do carro,só os pagamentos, como faço?

  36. Silvestre franco de souza disse:

    Silvestre franco de souza.
    Quem ja compriu sespencao.
    Fes reciclagem…como fas pr pegar a cnh de volta.

  37. Eduardo Matheus de Almeida disse:

    Fiz minha indentidade no poupa tempo do centro de campinas como faco para pegar pelo correio

  38. Edgar disse:

    Eu estou com o protocolo da CNH quero retirar a original já renovei

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading