Linhas de ônibus da Biguaçu Transportes retomam operação parcialmente

Greve afeta operação desde 07 de julho de 2020. Foto: Renato de Aguiar / Ônibus Brasil.

Ao todo, 11 itinerários estão ativos nesta terça-feira

JESSICA MARQUES

A empresa de ônibus Biguaçu, que opera na Região Metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina, retomou a circulação dos veículos de forma parcial. Ao todo, 11 itinerários estão ativos nesta terça-feira, 14 de julho de 2020.

Em nota, a empresa detalhou que a paralisação ainda afetava a maior parte das linhas de ônibus nesta segunda-feira, 13.

Confira abaixo as linhas ativas nesta terça:

08800 – Biguaçu Palhoça;

90800 – Diretão;

10400 – Bairro Ipiranga;

11300 – Jardim Zanellato;

44300 – Biguaçu;

44700 – Governador Celso Ramos;

43400 – Jardim Janaína;

43100 – Bela Vista.

10500 – Antônio Carlos / Florianópolis

44800 Três Riachos / Florianópolis

10200 – Bairro São Pedro

A partir desta quarta-feira, 15, as linhas 43300 – Palmas/Florianópolis e 76400 – Fundos retomarão funcionamento, segundo a empresa. Os horários serão divulgados no site http://tcbiguacu.com.br/horarios.

Confira a nota da empresa, na íntegra:

Informamos a todos os usuários das linhas da Biguaçu Transportes Coletivos que reiniciamos a operação de hoje fazendo todo o possível para operar dentro da normalidade, mas infelizmente poucas linhas puderam iniciar nesta segunda-feira, reflexo da paralisação da semana passada.

Esperamos que ainda a partir de amanhã cedo, dentro das restrições sanitárias e de acordo com as determinações governamentais, as linhas que já estavam em operação até 6/7 voltem a circular normalmente.

Fique atento aos nossos canais digitais (site e redes sociais) assim como no status do nosso WhatsApp: (48) 3954-7200.

PARALISAÇÃO

Os trabalhadores da empresa entraram em greve em 07 de julho de 2020, terça-feira. De acordo com o Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores), a categoria protesta contra a demissão de mais de 160 funcionários.

Desta forma, estão sendo afetadas linhas de ônibus que atendem Biguaçu, Governador Celso Ramos e regiões de São José.

Relembre: Ônibus da Biguaçu não circulam nesta quarta-feira (08) na Grande Florianópolis

POSICIONAMENTO SOBRE DEMISSÕES

Sobre as demissões, a empresa informou que enfrenta uma crise financeira por conta da pandemia do novo coronavírus, que resultou em mais de 90 dias de paralisação.

Confira:

“Prezados colaboradores da empresa Biguaçu Transportes Coletivos.

A grave crise sem precedentes que nos atingiu, interrompeu as nossas atividades por praticamente 100 dias. Diversos compromissos financeiros, bancários, pagamentos a fornecedores se acumularam e atrasaram por não estarmos operando normalmente. Nos 68 anos de história da empresa, essa foi a primeira vez que atrasamos os salários de nossos colaboradores.

Com o limite da capacidade do veículo, estabelecida pelas prefeituras e governo do estado como forma de combate ao Coronavírus, nossa operação e equilíbrio financeiro ficam por completo inviabilizados. Temos outros custos adicionais que não existiam antes da pandemia como a aquisição de máscaras, álcool gel para os todos profissionais, despesas com a sanitização do veículo, testes de COVID para os funcionários que voltam ao trabalho entre outros.

Tudo isso faz com que aconteça o desequilíbrio financeiro da nossa empresa e por isso fomos obrigados a tomar medidas nunca antes imaginadas e que relutamos muito para aceitar. Como sabem, no dia de hoje, 6 de julho de 2020, tivemos a dispensa de 160 colaboradores da nossa empresa.

Se não fosse necessário, não tomaríamos essa decisão. Infelizmente, tivemos que reduzir 160 postos de trabalho para buscar manter os 590 que permanecem.

Estamos vivendo num mundo completamente novo onde uma nova realidade tem que ser colocada em prática para salvarmos os postos de trabalho de diversos colaboradores e a empresa.

Ressalto que estamos voltando à normalidade de forma lenta e gradual. Peço que aguardem a convocação da empresa para realização dos testes de COVID e volta ao trabalho. Estamos trabalhando muito forte para que isso aconteça o mais rápido possível.

Aproveito a oportunidade para informar que amanhã, 7/7/2020, será realizado o pagamento do vale alimentação a todos os colaboradores, inclusive para aqueles que foram desligados.

Reafirmo o nosso compromisso com cada um de vocês na esperança de que dias melhores virão e que nossa empresa fique ainda mais forte.

Léo Mauro Xavier Filho
Diretor Presidente
Biguaçu Transportes Coletivos Ltda.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Daniel S. Rachadel disse:

    Ei e o Fundos porque não esta aqui?

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading