Passageiros reclamam dos transportes coletivos de Caieiras e Franco da Rocha (SP)

Passageiros reclamam de espera

Em redes sociais, usuários relatam problemas com cumprimento de horários, fata de acessibilidade e qualidade do serviço prestado pela Viação Caieiras

WILLIAN MOREIRA

Passageiros que residem nas cidades de Caieiras e Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, têm reclamado sobre a qualidade do serviço prestado pela Viação Caieiras

As queixas mais frequentes são de atrasos, frota insuficiente e falta de acessibilidade em alguns veículos.

Na última semana, houve mais reclamações nas redes sociais.

Em um dos casos, o usuário Kauã Vinícius relatou as dificuldades de uma mãe com seu filho cadeirante para entrar e descer do ônibus de prefixo 00471, pelo fato de, segundo o relato, o elevador apresentar defeito, obrigando a mãe a desembarcar com seu filho no colo.

Kauã ressaltou o valor pago da tarifa (atuais R$ 4,80) e o descaso por parte da “Nossa Cidade”, nome fantasia da operação dos ônibus em Franco da Rocha.

“Pagamos um absurdo R$ 4,80 e a culpa não era do motorista que dava para ver de cara, a rampa apresentava defeito.” – disse.

Ainda na mesma cidade, atrasos frequentes tanto no período da tarde como da noite, foram relatados pelos passageiros nas linhas 240-Monte Verde e 230-Parque Pretória.

A retirada de cobradores em outras linhas após o início da pandemia e a realocação de ônibus de tamanho menor, atendendo um número crescente de passageiros, mas com intervalos mais espaçados entre cada coletivo, também são problemas destacados.

“Os ônibus estão cada vez mais lotados e ainda sem cobrador. Motoristas tem que cobrar e dirigir, atrasando ainda mais a viagem, colocando a vida dos passageiros em perigo. A linha 220 Parque Vitória no domingo, eles [ônibus] não cumprem a tabela e o primeiro ônibus não passa, com quem depende dele se atrasando. Mesmo fazendo reclamação pra prefeitura, via e mail e Facebook, a prefeitura não se pronunciou.” – disse uma das passageiras ao Diário do Transporte.

 

 

CAIEIRAS TAMBÉM TEM PROBLEMAS

Na cidade “sede” da viação, outras publicações citam atrasos de até três horas entre cada veículo na linha 40 que teria demorado duas horas e 55 minutos para passar, de acordo com os relatos.

Em outras duas publicações, são motivos de queixa, atrasos e longas filas em pontos. Na parte da noite, após um dia de serviço da maioria das pessoas, a espera pelo coletivo, prolonga o tempo para chegar em casa.

O Diário do Transporte tentou contato com a Viação Caieiras em várias oportunidades por telefone, mas não houve retorno.

No final de junho a cidade de Franco da Rocha recebeu 15 novos veículos para operar na cidade.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/06/30/transporte-coletivo-de-franco-da-rocha-sp-ganha-15-novos-onibus/

Segundo os passageiros, os veículos ainda não iniciaram as operações.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Regina disse:

    O transporte de Francisco Morato não é diferente, os ônibus só saem do terminal com passageiros em pé e cheios não estão respeitando o distanciamento e o valor é um absurdo mesmo é nem faz integração.

  2. Manoel Santos disse:

    o transporte público em caieiras e um lixo.

  3. Flávio gomes da silva disse:

    Só uma pergunta quanto que esses prefeitos estão ganhando da viação caieiras para fazer vista grossa a estes descasos com os usuários destes ônibus ?

  4. Triste Caieiras,,,,morei aí em 1991 a 1994,,,os trens eram horriveis e foi daí que começou um trabalho árduo de reformas, até a criação da CPTM

  5. Angel Lima disse:

    O transporte coletivo em Franco da Rocha sem foi uma porcaria. A linha Montreal 160, não tenho palavras para descrever o quanto é péssima. Dia de semana sempre atrasa e aos sábados, domingos e feriados é pior ainda, e a noite, o horário de saída do terminal é um absurdo! Fora o descaso da viação Caieiras quando você liga para fazer alguma reclamação.

  6. Terezinha disse:

    Isso na matéria é só um pouco do que acontece nesses ônibus não estão sendo higienizados adequadamente não segurança quando chove molha dentro além da sujeira prefeitura tem conhecimento e não faz nada vc vai questionar os fiscais também não sabem de nada um verdadeiro descaso com a população além da tarifa ser um roubo 4.80 reais as vezes agente fica mais de uma hora esperando no ponto pra ficar 20 minutos dentro. OLHA AÍ PREFEITO KIKO ACORDA E OLHA PRA SEUS ELEITORES

  7. Tiago aparecido ferreira cobo disse:

    Ônibus dessa viação é uma porcaria principalmente de domingo.
    No horário da tarde fico 1 hora esperando o ônibus. Liga na empresa eles fala que vai solucionar e fica na mesma descanso total com nós passageiro.
    Ônibus sujos e banco saindo do lugar.
    Motorista em alta velocidade passa pela lombada nós passageiro só falta bate a cabeca no teto .imagino quem tem problema de coluna tá complicado essa viação aff

  8. Vivian Fernandes disse:

    No Jardim Alegria, o 216-Jd Alegria/Franco da Rocha, nem abre a porta do meio, fazendo com que tenhamos que atravessar o ônibus inteiro pra ter o direito de descer. Tudo isso pra empresa não fazer a manutenção no elevador e economizar. Em contrapartida, o valor é um absurdo. EMTU não faz nada, já fizemos várias reclamações.

  9. Fabiana Rodrigues mota disse:

    A linha 20 pinheiro total descaso . Motorista fazendo serviço duplo , muito atraso , e fora o absurdo de 4.80

  10. Celio disse:

    É verdade precisa ter muitas melhoras , pois pagamos muito carro na passagem pra ficar muito tempo no ponto sem contar os domingos e feriados que demora para passar um ônibus

  11. Ricardo de Morais disse:

    Os carros da linha 331 – Barra Funda/Laranjeiras estão um lixo.. é absurdo o valor que pagamos pela passagem para ter um serviço tão mal prestado… isso só pode ser caso de corrupção para que esse lixo ainda esteja aqui.
    Por que a Santa Brígida que é dona desse lixo, não põe os carros de qualidade como tem na capital.. pois lá o prefeito impõe o melhor ou perdem e são penalizados, aqui uma verba por fora agrada secretario de transporte e vereadores é assim que funciona.
    Mesmo pq estes e seus familiares usam dinheiro público para andar de carro para onde quiserem o povo que se dane.
    Os ônibus não tem nem cinco anos de uso parece terem duzentos… até quando isso ficará deste jeito…😠😠😠

  12. Marcos Manoel disse:

    Muito boa publicação. Como se não bastasse esse caso, estão removendo os cobradores das linhas municipais de Franco da Rocha e colocando carros pequenos mesmo em linhas com grande movimento.

  13. Valdir Emiliano disse:

    Aqui na linha 216( Alegria) a demora é tanta, que quando o ônibus chega, já tá lotado…falam de distanciamento,mas como? Os ônibus todos entupidos de gente. Já a linha 350( Lago A. Alto) além do roubo na tarifa…quando se entra no coletivo, não dá tempo nem de esquentar o banco pq já tá na hora de descer no terminal…fala sério né??

  14. Valdir Emiliano disse:

    Gente!! Conheço cidade grande em outro estado…com mais 600mil habitantes,que a tarifa não passa de 4,25…e com direito á integração…ou seja, dá pra conhecer a cidade toda com 01 passagem!!!

  15. LILIAN APARECIDA FERNANDES disse:

    Em Francisco Morato é um descaso após o outro. O ônibus demora para sair e chegar no terminal. Um valor absurdo e os intervalos entre um e outro é demais… Gera fila, ônibus cheio e insegurança para todos.

  16. WagnerFrancisco da Silva disse:

    A pior linha é a 240 monte verde muita demora e super lotado um absurdo vc ter q ficar esperando 40 minutos qnd Chega vem lotado e o motorista que tem q cobrar e ainda dirigir 4.80.preço completamente injusto pelas condições. Mas ninguém toma uma atitude.

  17. peterson 5 disse:

    uma porcaria caríssimo nem se compara com as de São Paulo que é 4.40 e roda até umas horas com o mesmo valor procurar melhorar essa merda p

  18. Kira Yagami disse:

    Virou bagunça nos ônibus de franco da rocha,com essa pandemia os ônibus era pra ir vazio.
    Ao contrário passa a cada 1 hora e vai super lotado , parabéns Kiko.
    Ótima gestão….

  19. Jane soares disse:

    E um descaso ,o onibis 469 tem apenas 1 na linha q agora passa a cada 2 horas ,por conta da pandemia , como se ninguem mais estivesse trabalhando ,mas a tarifa, essa sim , foi aumentada , mais de 5 reais … Nos domingos nao roda ….e absurdo

  20. Mirian Ferreira da Costa disse:

    Caieiras,tbm esta um descaso com nos moradores,eles estão usando a pandemia pra tudo,mas eles esquece que tem pessoas trabalhando e que precisa dos ônibus, Jardim dos eucaliptos está circulando com intervalo de 1 hora,e um absurdo,na parte da manhã. E um absurdo

  21. Maria Odete Da Silva Campos disse:

    O problema que o prefeito não abre pra que outras empresas entre na cidade não existe concorrencia e o monopólio fica na mão de uma única empresa que deita e rola dá um péssimo serviço, e o passageiro vai reclamar com quem , com o papa?

  22. Maraah Santos disse:

    Acho q nao tem linha pior q a 250 estancia lago azul, todos os dias o ônibus passa num horario diferente.Realmente é lamentável pois pagamos muito caro na passagem, trabalho no turno da tarde e quase todos os dias tenho q chamar uber pq ou o onibus lago azul passou antes do horário ou atrasou mais se 40 minutos.

  23. Alessandra disse:

    Quem depende principalmente do Miraval 40 se ferra!! Trajeto sofrido,onibus nunca esta no ponto …Sempre o ultimo a chegar..demora a voltar!! Teve uma tarde que liguei na garagem pois ja estava aguardando no Sol porque nao tem ponto coberto a mais de 1 hora!! Lamentavel as passagens deviam ser de graca e mesmo assim nao sao suficientes para pagar o pessimo servico deles!! ###Fora Viacao Caieiras#####

  24. MIRIAM DOS SANTOS BALBINO disse:

    Não podemos esquecer que o BEM de Franco Da Rocha ainda está fechado. Se eu precisar resolver algum problema com relação ao meu cartão, tenho que ir até a cidade de Caieiras. Esse é mais um absurdo. Sem falar do transporte.

  25. Adalberto Santos disse:

    É constrangedor como os velhinhos são tratados.São desprezados e desrespeitados pelos motoristas e cobradores (Viação Caieiras), não levam em conta, que um dia eles também serão idosos, e dependerão dos mesmos transportes. Só por que tem o benefício gratuito, são postos em segundo plano e são obrigados a ouvir desaforos que machucam seus direitos. Será que não ficarão velhos? Será que serão sempre jovens? Será que os seus pais e os seus ancestrais ainda são jovens? Gostariam que tratassem eles como vós tratam os outros? Reflitam!!!

  26. Adriano de Abreu disse:

    A linha 426 também é muito ruim demora muito a de Caieiras piorou muito tempo entre um ônibus e outro em fim o transporte público muito ruim

  27. Debora R de Souza disse:

    Meu pai mora em Franco da rocha! Eu moro em São Mateus!
    Vou visita ló as mais de 10 anos e as condições ruins e demora faz a viagem ser uma das piores possível! Coisa que não muda!

  28. Valdir Barreto disse:

    O povo tem que fazer uma manifestação na frente das prefeitura de franco e de Caieiras para as prefeituras tomar atitude e fazer valer o direito da população e também colocar empresas para concorrência e a prefeitura para de receber propina da viação Caieiras e os prefeitos criar um pouco de diguinidade na cara

  29. Diogo Matos disse:

    Aqueles boletins que ficam dentro do ônibus mostrando o nível de satisfação dos usuários é a mais pura mentira! Instrumento para alienar as pessoas e dizer que está tudo ok. Essa matéria mostrou a realidade! Parabéns ao trabalho e bora divulgar a insatisfação com esse serviço de transporte incompetente — e muito caro, por sinal!

  30. Reinaldo disse:

    É horrível mesmo valor que a gente paga pra não ter um conforto

  31. Charles disse:

    De que adianta ter três portas e abrir somente uma!!! Se o ônibus estiver lotado, não abrem a porta do meio pra gente descer…temos que sair empurrando e sendo empurrados pra poder descer nos pontos de ônibus…os motoristas deveriam ganhar em dobro,por ter que dirigir e cobrar…sem contar no perigo de se fazer isso!

  32. Lenice disse:

    Verdade,condução precária monopólio na cidade

  33. Ana P S Fortunato disse:

    Para quem mora na vila Rosina tbm não é diferente , apenas 2 ônibus na linha , a demora é imensa do circular , ônibus intermunicipal 199 Perus/jd Luciana demora uma eternidade. Falta de respeito com os usuários que necessitam de transporte público. Acorda povo !!!! vamos exigir nossos direitos como munícipe de Caieiras .
    Pagamos muito caro , por serviços péssimos, cadê os ônibus das linhas ?

  34. Clarice Maciel disse:

    Sou a Clarice Maciel,moro em franco dá rocha,legal cada bairro tem sua linha de ônibus correto!!,tbem quero que meu bairro da pretoria tem o seu ônibus escrito pretoria e também a placa só mente p pretoria e não fazer outra linha ,o q demora o nosso acesso já estamos bem crescidos e é nosso direito.😘🙏

  35. Sergio disse:

    O transporte da região é lamentavel, caro e sem qualidade uso a linha 330 Bom tempo em Franco da Rocha que só tem dois ônibus na linha, sempre uma eternidade nos pontos sem contar o fim de semana que eles colocam outra linha para fazer o trajeto, decaso total com a população.
    Vamos ver se com esta matéria os governantes se pronunciam, pois reclamar nos números da empresa é tempo perdido sem solução.

  36. Marcos disse:

    Eu acho que deveria ter integração do bilhete único e uma vergonha esse governo se o trem tem pq esses ônibus não e mas barato vc pega taxi 99 doq esses bus aqui paradinha e 40 minutos sendo que percurso de carro não leva nem 25 minutos aqui só tem uma opção e preço e de outro planeta 4,80 taxi 99 6,30 Vc vai com 2 pessoas pá franco economiza sem falar a demora.

  37. Vanessa disse:

    É uma palhaçada esse ônibus do Luciana e colinas sempre atrasado de fim de semana então nem se fala isso é uma vergonha pagar 4.80 por um serviço que uma porcaria o prefeito deveria ter vergonha…

  38. André Botelho disse:

    Sou morador do Pq Pretoria linha 230 a mais de 20 anos e já fiz centenas de reclamações isso mesmo na última vez que tinha verificado já tinha mais de duzentas reclamações e até desisti de continuar a reclamar porque o descaso é imenso, pois não adianta nada muda tudo está funcionando e ainda continuam com a tabela de sábado, domingo e feriado isso todos os dias e até quando essa prefeitura e até mesmo o ministério público vão ser omissos com tanta coisa errada nessa empresa?

  39. Andreia disse:

    Temos que cada vez mais denunciar e fazer reclamação, até que alguém tome uma atitude, pois do jeito que tá não dá para ficar .
    Gostaria de saber oque fez o prefeito kiko almentar tanto o transporte de franco da rocha, já que ele mora aí e sabe muito bem que o máximo que ficamos nos ônibus é de 5 à 20 minutos estourando.
    Oque estraga nestas empresas e governantes que quanto mais tem mais eles quer ter sem ,repara que quem colocamos eles lá foi nos usuários ,e mais eles ganham muito bem. Para procurar ajudar os municípios, e não querer tampar o sol com a peneira e tira mais e3 mais do povo .
    A corda governantes que com fé em Deus vcs vai pagar tudo que fazem com o povo ,pode demora mais chega a cobrança aí vcs vai ver que teve tudo para fazer diferente e não fizeram

  40. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Fiquei pasmo co o número de reclamações.

    E ai grupo NSO?]

    O que vocês tem a falar sobre tanta reclamação?

    Com a palavra o grupo NSO,

    Ou não é mais do grupo NSO?

    Fiquei riste agora heim, sinceramente não pensava em ler tanta reclamação e com tanta propriedade.

    Deve ter gato nessa tuba.

    SAÚDE A TODOS!

    Att,

    Paulo Gil

  41. Luciana disse:

    Concordo plenamente com os comentários, é um absurdo o valor da passagem, e os horário dos ônibus, principalmente o PQ. Montreal

  42. Boa tarde achei um absurdo hoje quando vir da escola de ônibus 216 jjardim alegria com meu filho …dei sinal para o ônibus para…porém a motorista parou e desceu um rapaz e eu estava na parte de frente do onibus ..já estava levantado porém como meu filho e pesada e eu estava com a mochila dele não tinha como levantar rápido..então ela arrancou o ônibus e mim deixou só no próximo ponto ..achei um absurdo e ainda mim falou que demorei pra descer não esperou eu descer ..com o sol muito quente vir a pé com meu filho no colo até a minha casa .como fiquei muito triste com tudo isso ..que falta de respeito comigo e meu filho de 2 anos ..achei que era um direito meu o ônibus parar e eu poder descer com meu filho sem pressa mais não mim enganei ..um desabafo

Deixe uma resposta para Maraah SantosCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading