Ícone do site Diário do Transporte

CPTM lança licitação para supervisão da implantação do sistema de suprimento de energia de tração da Linha 10

Foto meramente ilustrativa. (Diário dos Trilhos)

Em dezembro de 2019 o TCE advertiu a Companhia sobre a lentidão dessas obras nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos marcou para 17 de setembro de 2020 a licitação para contratação de prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão do fornecimento e instalação do sistema de suprimento de energia de tração da linha 10 – Turquesa.

A linha 10 liga a região central de São Paulo até a região do ABC Paulista, cruzando os municípios de São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O edital estará disponível a partir do dia 13/07/2020, nos sites http://www.cptm.sp.gov.br e www. imprensaoficial.com.br.



Como mostrou o Diário do Transporte, o governo do estado de SP havia prometido há um ano, em julho de 2019, que concluiria completamente a modernização da Linha 10-Turquesa até 2022. Relembre: Gestão Doria diz que modernização da linha 10 Turquesa será plenamente concluída em 2022

Desde julho passado, a linha 10 conta com 18 composições mais novas, sendo 12 composições da série 7000, fabricadas entre 2009 e 2010, e 6 composições da séria 7500 que já estavam em circulação na linha, feitas entre 2011 e 2013.

Em dezembro de 2019 o conselheiro do TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Renato Martins Costa, advertiu a Companhia sobre a lentidão no cumprimento do cronograma das intervenções de fabricação, fornecimento e instalação das readequações e ampliação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 7 – Rubi (Brás/Luz/Francisco Morato/Jundiaí) e 10 – Turquesa (Brás/Tamanduateí/Santo André/Rio Grande da Serra). Relembre: TCE adverte CPTM sobre lentidão nas obras de ampliação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 7 – Rubi e 10 – Turquesa

A empresa responsável pelos serviços é a Siemens Mobility Soluções de Mobilidade Ltda. (a denominação anterior era Consórcio Linhas Norte-Sul).

Segundo o relatório da corte de contas, foram executados apenas 15,92% dos serviços, mas já se passaram 83,33% do prazo de contratual.

O contrato é de 2012, ficou paralisado e foi retomado em 01º de agosto de 2019.

O final da vigência do contrato estava previsto para 23 de janeiro de 2020.

O Diário do Transporte apurou que a ampliação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 7 – Rubi e 10 – Turquesa é considerada essencial pela corte de contas para a melhoria dos serviços, implantação do novo sistema de controle de trens que pode aumentar o número de composições em operação ao mesmo tempo e diminuir os intervalos (CBTC) e para o aumento da velocidade dos trens, reduzindo o tempo de viagens.

Por meio de nota na época, a Siemens Mobility informou que o contrato teria um novo cronograma e que a retomada das intervenções seria apenas na linha 10-Turquesa.

A Siemens Mobility informa que o referido contrato esteve suspenso entre 2015 e agosto de 2019 e passará por aditamento de prazo de acordo com um novo cronograma estabelecido pelas duas empresas. A empresa informa ainda que a retomada do contrato considera apenas as obras da linha 10.

Em 25 de janeiro de 2020, a CPTM publicou no Diário Oficial do Estado um aditamento ao contrato. O objetivo foi prorrogar o prazo por mais 30 meses a partir de 21 de janeiro de 2020.

A nova Licitação agora inclui apenas a Linha 10. A CPTM informou em janeiro deste ano que para a linha 7 os investimentos devem vir com a concessão do Trem Intercidades, que vai contemplar a ligação também.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile