STM aprova alterações em linhas da EMTU nas regiões de Guarulhos, Osasco e de Sorocaba

Publicado em: 9 de julho de 2020

Alterações tiveram parecer favorável. Foto Ilustrativa

Em Guarulhos, uma linha será incorporada por outra; em Osasco, linha complementar se tornou linha autônoma; atendimento foi transformado em linha semi-expressa e a inclusão de viagens semi-expressas em linha troncal. Na região de Sorocaba, linha ganha viagens semi-expressas

ADAMO BAZANI

A Coordenadoria de Transportes Metropolitanos de São Paulo publicou nesta quinta-feira, 09 de julho de 2020, uma série de deliberações que alteram linhas concedidas pela EMTU Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos nas regiões de Guarulhos e Osasco, na Grande São Paulo. Também há mudança na região de Sorocaba, no interior paulista.

Em Guarulhos, os passageiros deixam de ter uma opção, isso porque, o atendimento metropolitano 593TRO Guarulhos (Haroldo Veloso) – São Paulo (Metrô Brás), via Guarulhos (Cidade Jardim Cumbica) passa a ser incorporado pela linha 096 Guarulhos (Haroldo Veloso) – São Paulo (Metrô Brás), via Guarulhos (Jardim Lenize), operada Consórcio Internorte de Transportes.

A supressão do atendimento ocorre, segundo a publicação oficial, por causa do “surgimento de novas alternativas de deslocamento para a região do Brás e adjacências e suas integrações tarifárias, operada pelo Consorcio Internorte de Transportes”

Após a abertura da linha 13-Jade da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, diversas alterações foram feitas nas linhas de ônibus entre as cidades de São Paulo e Guarulhos.

Já na região de Osasco, a coordenadoria autorizou a transformação do atendimento metropolitano 466TRO Osasco (Terminal Santa Maria) – Barueri (Alphaville/Green Valley) via Carapicuíba/Osasco (Centro) em viagens semi-expressas. Assim, a denominação passa a ser 466EX1 Osasco (Terminal Santa Maria) – Barueri (Alphaville/Green Valley), via Osasco (Jardim Veloso). A operação é do Consórcio Anhanguera.

Em outra deliberação publicada nesta quinta-feira, 09 de julho de 2020, a Coordenadoria de Transporte Metropolitano opinou pela transformação do Serviço Complementar (Viagens Parciais) 466VP1 – Osasco (Conjunto dos Metalúrgicos) – Barueri (Alphaville/Green Valley) via Carapicuíba/Osasco (Centro) em linha autônoma, passando a se chamar 466TRO Osasco (Conjunto dos Metalúrgicos) – Barueri (Alphaville/Green Valley), via Osasco (Bradesco Cidade de Deus), operada pelo Consórcio Anhanguera.

Ainda na região de Osasco, o órgão foi favorável a inclusão de viagens semi-expressas com a denominação 466EX2 Osasco (Santa Maria) – Barueri (Alphaville/Green Valley) via Osasco (Cidade de Deus), na linha tronco 466TRO Osasco (Conjunto dos Metalúrgicos) – Barueri (Alphaville/Green Valley), via Osasco (Bradesco Cidade de Deus) a serem operadas pelo Consórcio Anhanguera.

REGIÃO DE SOROCABA

Ainda na publicação oficial desta quinta-feira, 09 de julho de 2020, a Comissão de Transporte Coletivo Regular da Região Metropolitana de Sorocaba, no interior paulista, opinou pela inclusão de viagens semi-expressas C-6213EX2-000-R, Tatuí (Centro) – Boituva (Faculdade IFSP) via Boituva (Faculdade FIB), na linha tronco C-6213TRO-000-R, Boituva (Centro) – Tatuí (Centro), operada pela VB Transportes e Turismo Ltda.

Veja a publicação oficial:

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. José Francisco Serafim disse:

    Nós aqui de Guarulhos, precisamos de linhas diretas para Mairiporã ,Caieiras, Nazaré e São Bernardo do Campo.

  2. Helen disse:

    Tudo para o social deles. Guarulhos ja tem a superlotação normal em horário de pico e ainda tiram. O trem é inviável pelo custo e acesso. Na verdade essa linha foi feita somente para usuários do Aeroporto.

  3. Roston Gomes disse:

    Nao Entendi a Incorporacao da Linha 593 Com.a.096 Pois os Intinerarios Sao Totalmente Diferentes (096 Via Dutra) (593 Via Papa Joao Paulo i e Base Aeria) e sobre.Integracao com Trem.Com a.Linha Jade nao temos Linha Direta com O trem de Guarulhos (temos que tomar 2.Onibus.para Chegar.ao Trem e Pagar mais a.Passagem de Trem (ou seja 2.Onibus mais um Trem)(gastamos mais tempo e Dinheiro)(nao sei que tipo de tecnicos que fazem estudos na EMTU (E UM VERDADEIRO DESMONTE NO TRANSPORTE COLETIVO NA GRANDE SAO.PAULO) O CORRETO AGORA SERIA CRIAR UMA INTEGRACAO ENTRE AS LINHAS 248 (SANTOS DUMONT-PENHA) COM AS LINHAS.096 (H VELOSO BRAS) OU 095 TABOAO BRAS) COM CARTAO BOM ONDE O PASSAGEIRO PUDESSE DESEMBARCAR NA DUTRA OU AV.GUARULHOS E FAZER A INTEGRACAO) COBRINDO O BURACO DOD BAIRROS PQ SAO LUIZ VILA AEROPORTO. JD CASTANHO PAES DE BARROS E BASE AERIA QUE FICARAM SEM A LINHA 593 PARS O BRAS)

Deixe uma resposta