Prefeitura de Santo André reduz limite de altura para passagem de veículos sob o viaduto Adib Chammas

Publicado em: 2 de julho de 2020

Motoristas que não respeitarem sinalização serão multados. Fotos: Divulgação / PSA.

Mudanças entram em vigor nesta sexta-feira, 03, devido a obras de duplicação

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, vai reduzir o limite de altura para passagem de veículos na Avenida dos Estados, sob o viaduto Antonio Adib Chammas. A alteração entra em vigor a partir desta sexta-feira, 03 de julho de 2020.

Desta forma, a altura máxima permitida foi alterada de 5,5 metros para 4,3 metros nas duas faixas da direita da avenida dos Estados, em ambos os sentidos, e para 4,7 metros nas demais faixas.

De acordo com a Prefeitura, a mudança temporária é necessária por conta das obras de duplicação do viaduto Adib Chammas, que entrou em uma nova fase nesta semana.

“Os chamados ‘carros de avanço’, estruturas móveis que irão ligar os dois pontos do vão central do viaduto, estão agora suspensos sobre a avenida dos Estados, e por isso o limite de altura ficará reduzido neste trecho até a conclusão das obras”, explicou a Prefeitura, em nota.

Caminhões com altura entre 4,3 e 4,7 metros deverão utilizar necessariamente as duas faixas da esquerda da avenida dos Estados. Agentes do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) darão apoio nos horários de maior circulação para direcionar os condutores, segundo a Prefeitura.

DESVIOS

WhatsApp Image 2020-07-02 at 11.07.31

Com a mudança, veículos acima da altura regulamentada que estiverem se deslocando na avenida dos Estados sentido Mauá/São Mateus/Rodoanel deverão obrigatoriamente seguir as orientações de rota alternativa à avenida Antonio Cardoso e acesso ao viaduto Antonio Adib Chammas (sentido centro).

“Posteriormente, deve-se ingressar na pista lateral direita da avenida José Antônio de Almeida Amazonas para retorno após o viaduto Acisa, acessando o viaduto Antonio Adib Chammas (sentido bairro) e seguindo as orientações para a avenida dos Estados no trecho posterior às obras”, explicou a Prefeitura.

Além disso, os veículos acima da altura regulamentada que estejam na avenida dos Estados sentido São Caetano do Sul também terão rotas alternativas. Neste caso, também contam com o apoio da equipe de operação do Departamento de Engenharia de Tráfego, segundo a Prefeitura.

“Na alça de acesso à avenida dos Estados sentido São Caetano do Sul haverá a proibição de caminhões oriundos do centro de Santo André. Sendo assim, estes veículos deverão acessar obrigatoriamente a avenida dos Estados sentido Mauá/São Mateus/Rodoanel para posterior retorno na avenida André Ramalho.”

Veículos com altura em desacordo com a legislação e que não atendem às orientações de trânsito serão multados, conforme informado pela administração municipal.

OBRAS

As intervenções feitas no local são para duplicação do viaduto. A Prefeitura detalhou anteriormente que a tecnologia utilizada nas obras permite a construção das novas faixas dos dois lados do Adib Chammas, possibilitando o encontro das estruturas para a consolidação da obra.

A técnica também permite a redução no número de apoios que seriam instalados no solo e que, portanto, demandariam mais tempo de realização, de acordo com o Executivo.

A duplicação do viaduto Adib Chammas faz parte do pacote de obras de mobilidade que está sendo realizado em Santo André com verbas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A Prefeitura obteve financiamento de US$ 25 milhões junto à instituição financeira e investirá outros US$ 25 milhões em diversas obras, como a criação de novas alças no viaduto Castelo Branco, que será completamente modernizado.

Confira os detalhes das obras: Santo André assina autorização para obras de duplicação do viaduto Adib Chammas

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta