OPINIÃO: A pandemia e o fim do dinheiro no transporte público

Foto: Alexandre Pelegi / Diário do Transporte

Será que nossos netos conhecerão as cédulas e moedas em dinheiro?

JOÃO PICANÇO

Nos debates sobre as transformações causadas na sociedade pela atual pandemia, muitos analistas têm afirmado que mais do que acelerar inovações tecnológicas disruptivas em si, o contexto de pós-pandemia irá catalisar tendências que já estavam em curso. Considerando a tendência mundial de digitalização, especialmente, no segmento de meios de pagamentos e do mercado financeiro, essa semana, me deparei com um e-mail que trazia a seguinte questão: será que nossos netos conhecerão as cédulas e moedas em dinheiro?

Aterrissando tal interrogação para o setor de mobilidade urbana, tema tão caro para o desenvolvimento das cidades e para melhoria direta da qualidade vida dos brasileiros, e avaliando a imperiosa necessidade de redução do contato físico para evitar a transmissão do novo corona vírus, essa pode ser uma oportunidade que a crise está oferecendo para realizar um objetivo antigo daqueles que buscam a melhoria dos transportes públicos: a abolição do uso do dinheiro em espécie. Afinal de contas aquele troco, muitas vezes com cédulas sujas e desgastadas, que passam nas mãos de tantas pessoas passou a ser evitado pelos usuários nas transações comerciais em meio à pandemia.

Atualmente, do ponto de vista da viabilidade tecnológica, o pagamento nos coletivos poderia ser feito exclusivamente por meios eletrônicos, como o cartão, celular ou pulseira que utilizam tecnologias de pagamento por aproximação como a NFC (Near Field Communication) ou a MST (Magnetic Secure Transmission). Além dos benefícios para enfrentar a propagação da crise sanitária do covid, do ponto de vista da mobilidade urbana existem ganhos como redução de assaltos nos coletivos, mais agilidade no embarque e aumento da transparência ao fluxo de receitas das empresas – de forma que o órgão público responsável possa exercer melhor sua função de regulação e promover um melhor serviço de mobilidade para toda a população.

Com isso o sistema de transporte público torna-se mais confiável, permite um melhor monitoramento e racionalização de linhas de ônibus e amplia a utilização de benefícios de integração entre mais de um transporte com uma tarifa mais econômica. Cabe observar que essas integrações são subsidiadas com milhões de reais por ano, tendo em vista suas externalidades positivas relevantes para a sociedade e o meio ambiente.

Entretanto, problemas como fraudes, corrupção, caixa dois e suas derivadas fruto de relações não republicanas entre agentes públicos e privados do setor de transportes são, infelizmente, recorrentes em muitas cidades e estados brasileiros. O Ministério Público tem realizado um trabalho importante para coibir esses crimes, mas justamente a falta de transparência e de controle do fluxo de receitas das empresas, dificulta a fiscalização e verificação da correta aplicação dos recursos públicos.

Essas mudanças nos meios de pagamento dos transportes públicos já estão na pauta de debate de cidades como Manaus, Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo. A tecnologia de bilhetagem eletrônica é bastante difundida nas grandes cidades e novos aplicativos, fintechs e meios de pagamentos têm surgido a cada dia. Novas funcionalidades têm sido criadas para tornar ainda mais prático e flexível os pagamentos nos transportes públicos, trazendo mais comodidade ao usuário. Esse mês, o Whatsapp anunciou que será possível realizar pagamentos e transferências através do app de troca de mensagens. Quem sabe poderemos pagar o transporte público também por esse aplicativo?

A cidade de Campinas (SP), por exemplo, desde o início de 2019 parou de aceitar dinheiro no pagamento das passagens e implantou um sistema que permite a emissão e leitura de códigos de barra de bilhetes impressos. Houve um pouco de resistência de parte da população para mudar seu hábito de pagamento, o que podemos considerar natural para um período de adaptação. Acontece que agora com a pandemia, existe uma oportunidade para as cidades acelerarem essa tendência de não aceitarem mais dinheiro em espécie, dado que a população quer evitar o contato com o troco, potencial foco de transmissão do vírus.

Nesse sentido, tendo em vista a tendência de digitalização, os benefícios para a mobilidade urbana e o contexto de precauções sanitárias para frear a pandemia, os governos têm a oportunidade de avançar com a agenda de fim do uso do dinheiro em espécie para pagamentos nos transportes coletivos.

Adicionalmente, esse será mais um passo de contribuição rumo ao objetivo do desenvolvimento sustentável 11 da ONU em prol de cidades e comunidades sustentáveis, que estabelece a meta de até 2030, proporcionar acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos.

João Picanço é mestre em políticas públicas e engenheiro do BNDES*.

*a opinião do autor não reflete necessariamente as opiniões do BNDES.

Comentários

Comentários

  1. Alberto Alecio Batista disse:

    A inovação na bilhetagem e no controle da demanda é mãe das duas filhas. Temos tecnologia suficiente para identificar e controlar o passageiro no ingresso ao ônibus o que retira grande parte das impedâncias que facilitam a propagação do vírus. Retire-se todos aqueles tubos metálicos que impedem a livre circulação e carregam os dispositivos de bilhetagem.

  2. Paulo Nelson Fernandes disse:

    Aproveitando o gancho de bilhetagens gostaria que fizessem uma matéria sobre a venda de bilhetes do BOM nos terminais de ônibus em SP ficam nas portas dos ônibus pegam dinheiro dos passageiros entregam o bilhete o passageiro passa no leitor e devolve para o vendedor não há fiscalização por parte da EMTU nem das empresas vejo nos terminais Butantã e barra funda desde já agradeço

  3. LAIS disse:

    E o Desemprego dos cobradores ?
    Acho errado ..
    Se fosse assim so no cartão nao teria pq ter cobradores acho bem errado demitir os mesmos com esas mudanças

  4. Rogerio Belda disse:

    O futuro as vezes tarda mais sempre, chega embora a viagem seja longa pelo Japão através da Ásia ou da Europa.
    Mas acaba chegando também na África e até, mesmo, em rincões remotos aqui na Bruzundanga. RBelda

  5. YAGO YAMAMOTO SILVA disse:

    Precisa expor a função do cobrador ? E pior duvido que ao tirar essa foto o senhor pediu permissão da pessoa fotografada para colocar a foto dela nesse site , para ficar opinando sobre o assunto . Qual o objetivo de tirar essa foto enquanto a pessoa não está vendo ? Esse site perdeu meu prestígio ao ficar permitindo que pessoas como o senhor fique dando sua opinião.

  6. black boy disse:

    Veio eu sou motorista e cobrador aqui na minha cidade desenvolvemos dupla função, e não entendi sua indignação. Me explique.

  7. Laurindo Martins Junqueira Filho disse:

    Campinas adotou pioneiramente, em 1990, há 30 anos, portanto, um sistema de bilhetagem em que 93% das viagens eram pagas não com dinheiro. E a população se deu muito bem com isso.

  8. GERALDO JURANDYR FERREIRA disse:

    Tenho dúvida. Goiânia tem o sistema de pagamento digitalizado há anos e esta um caus. Se não houver subsídio publico, vai parar em pouco tempo.

  9. Rubens Paulo Da Silva disse:

    Tem que ser assim fim do dinheiro nos trasporte público eu sou motorista de trasporte público eu e meu colegas concordam

  10. Marlene da silva Santos disse:

    Nao seria a única cidade do mundo. Mais a minha pergunta é a mesma, que passará com o turista e os visitantes que anda de onibus vai ter que ficar horas nas agências esperando um cartão? A reserva do hotel vai servir de comprovante de residência? Quantos dias eles vão ter que esperar?

  11. Carlos A. disse:

    Olá João, parabéns pelo o artigo. Acrescentaria apenas, que, como hipótese, não podemos descartar o QR Code como possível meio predominante.

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