SuperVia promove mudanças na operação dos trens a partir desta segunda (08)

Ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri, que compartilham vias em alguns trechos, passam a ter novo modelo de operação

WILLIAN MOREIRA

A SuperVia, concessionária responsável pela operação dos trens urbanos no Rio de Janeiro, informou que a partir de segunda-feira, 08 de junho de 2020, colocará em prática um novo modelo de operação para os ramais de Deodoro, Santa Cruz e Japeri, com a finalidade de evitar aglomerações, diminuir o intervalo e proporcionar mais rapidez nas viagens, neste processo de retomada das atividades econômicas e sociais.

De acordo com a concessionária, a Covid-19 trouxe mudanças para todos, e é necessário realizar adaptações que resultaram em uma transformação gradual da SuperVia que será notada de forma positiva pelos passageiros.

DEODORO/SANTA CRUZ

A partir de 8 de junho, os ramais de Deodoro e Santa Cruz serão interligados de forma única, com os trens de Santa Cruz, atendendo todas as estações do Ramal Deodoro. Desta maneira os trens dos dois ramais circulam em um só, não dividindo as vias com os trens do ramal de Japeri, aumentando a velocidade e diminuindo os locais com o tempo de espera onde ocorria o compartilhamento de via. Isto, segundo a SuperVia, se refletirá maior oferta de lugares.

Além das partidas para Santa Cruz durante todo o dia, vão ocorrer também partidas de Campo Grande para a Central do Brasil entre 5h30 e 8h10 e partidas da Central do Brasil para Campo Grande entre 16h e 18h40.

deodoro

JAPERI

O Ramal de Japeri passará agora a circular em vias independentes do Ramal Deodoro/Santa Cruz e por isto as paradas para aguardar liberação da sinalização serão diminuídas, já que não será necessário aguardar trem de outro ramal passar.

Agora a até às 21h, nos dias úteis, os trens do ramal Japeri serão expressos. Com isso, param em todas as estações entre Japeri e Deodoro e nas estações Madureira, Olímpica de Engenho de Dentro, Silva Freire (das 10h às 15h), Maracanã e São Cristóvão, além da Central do Brasil.

Nos dias úteis, haverá partidas de/para o terminal Japeri durante dia inteiro, e partidas de Nova Iguaçu para a Central do Brasil entre 4h e 7h25 e uma partida da estação Queimados para a Central do Brasil, prevista para às 4h.

Também passa a ocorrer partidas da Central do Brasil para Nova Iguaçu entre 5h e 6h15 e entre 16h15 e 18h50.

A partir das 21h, nos dias úteis e sábados, domingos e feriados, os trens do ramal Japeri atendem a todas as estações da Central do Brasil a Japeri.

Japeri

BELFORD ROXO

O ramal de Belford Roxo terá o intervalo entre os trens ajustado para 23 minutos no pico da manhã e 25 minutos no pico da tarde. Veja abaixo:

BELFORD ROXO

SARACURUNA

Já o Ramal de Saracuruna que é dividido em dois trechos com partidas entre Central do Brasil para Gramacho e de Gramacho para a Central do Brasil e partidas entre Gramacho para Saracuruna e de Saracuruna para Gramacho.

Desta forma Gramacho passa a ser uma estação de transferência/integração entre os trens que seguem para os dois sentidos.

Saracuruna

Paracambi

Os intervalos de Paracambi serão de 40, sendo a primeira partida programada no sentido Japeri para 3h43 e a última para 23h03.

No sentido para Paracambi, a primeira viagem tem previsão de partida para 4h03 e o último trem do dia, às 23h36*.

* Entre terça a sábado, realizamos uma viagem às 0h50, para atender a transferência de passageiros que vem do último trem do dia anterior da Central do Brasil para Japeri.

VILA INHOMIRIM

As viagens seguem operando conforme horários de partida programados.

GUAPIMIRIM

A extensão de Guapimirim segue fechada por tempo indeterminado, devido Decreto Estadual 47.108.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Maria Cristina dos Santos disse:

    Bom dia, qual é a novidade no ramal Saracuruna? Que antes era a estaçao terminal dos trens eletricos e a pelo menos 3 anos vcs tem nos submetido a desembarcar na estaçao de Gramacho e viajar muitas das vezes em pé até a Central do Brasil! , pois na atualidade temos ido direto só por causa da pandemia! Por que nao volta ao q era antes com as saidas tanto de Saracuruna qto de Gramacho ? Acredito q a Supervia nao leva prejuiso, porém os usuários sim!

  2. Hermes cavalcanti disse:

    Porque permitem que os ambulantes, circulem sem máscara

  3. Ana paula disse:

    Pq nós moradores de raiz da serra não podemos ter horários melhores e pq temos que pegar um trem em Araçatuba e outro em gramacho. Isso é muito desrespeito com o trabalhador

  4. Denise Ferreira Prado disse:

    Moro em Nilópolis como faço pra chegar em campo grande, com toda essas mudanças nos ramais dos trens da Supervia.

  5. Matheus disse:

    Bom dia, qual a lógica de tirarem tirosina trens expressos, quando a pessoa(trabalhador), fica mais tempo dentro do trem do que o normal!
    Uma viagem que duraria 50min, dura quase 2h de viagem!!

  6. Naty disse:

    Tira o expresso santa cruz querendo melhora,isso e uma piada não é possivel,pasaagem uma absurdo do caraca trem lotados e aibda parador que demora mil anos,!cada dia de mal a pior esse trem

  7. Rita De Oliveira disse:

    Acho um absurdo tirar o Expresso Santa Cruz e deixar parador, a viajem e super demorada os trens circulam cheio,demora nas parada aguardando liberação , invés de melhorar só piora. E uma vergonha supervia

  8. JONAS DE ALMEIDA BURGUINHAO disse:

    Por quê tirar de circulação o Guapimirim? É pra facilitar para os empresários de ônibus que superfaturam?

  9. wanderley de araujo disse:

    Todos os passageiros que vem da baixada e pegava odeodoroagora lota o santa cruz que ainda pega os passageiros da linha do parador. Um absurdo a aglomeraçao e imensa ,fora os camelos sem mascara sera que a supervia nao ve que nao ta dando certo.

  10. Mauro Sérgio disse:

    Qual primeiro horário do trem nós domingos passando em Nilópolis para a central

  11. Lucia disse:

    Porque o trem tem horario para para vc tinha que ter trem bacural durante a madrugada varias pessoas dormem na rua porque perde o ultimo trem.tinha que ter noite toda principalmente quem mora em JAPERI
    .

  12. Jucileide pauda disse:

    Por que o trem de Santa Cruz e lento.
    Tem uma diferença enorme de velocidade do trem de japeri para o de Santa Cruz.demoro 3 horas para chegar no trabalho no trem de Santa Cruz.e quando pegava o jáperi nao era assim.poderia andar um pouquinho maos rápido eu agradeço.por favor.

  13. Oswaldo Ferreira disse:

    Porque os questionamentos acima não tem resposta? Cadê o ombudsman da Supervia? Ou é para o usuário responder a outro usuário? Se for isso mesmo é totalmente descabido, uma vez que viemos aqui atrás de respostas dos senhores. Obrigado.

  14. Evelyn Valverde disse:

    Até quando vai continuar essa situação de não ter trens expresssos? Já acabou a quatentena, temos que trabalhar e é desesperador ter que ir parando de estação em estação. Isso é uma covardia com o trabalhador!

  15. Milton disse:

    Eu não entendo essa Supervia, qual foi o estudo que ela fez aqui na zona oeste, ou seja o ramal de Santa Cruz.
    Aqui nós não temos ônibus para o centro da cidade, nem as vans nós não temos!
    Ou seja só temos o trem como transporte para o centro da cidade, e a Supervia faz essa sacanagem com a gente, trabalhadores que necessitados do transporte de massa que é o trem e a Supervia nos tira o direito de trabalhar e chegar no horário certo no nosso trabalho no dia dia.
    A Supervia tem que cumprir o contrato que fez com o estado!!

Deixe uma resposta