Ônibus de Manaus (AM) serão monitorados por câmeras em tempo real

Publicado em: 16 de maio de 2020

Serão selecionadas linhas com maiores ocorrências

Medida será iniciada com projeto piloto nas dez linhas com maiores índices de criminalidade

WILLIAN MOREIRA

A prefeitura de Manaus, no estado do Amazonas, por meio do Decreto n° 4.925 publicado na sexta-feira, 15 de maio de 2020, determina o uso e vigilância com câmeras de segurança online e em alta resolução, em ônibus de dez linhas do transporte público no município.

A escolha das linhas será de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, permitindo o levantamento das dez linhas mais afetadas por ações criminosas, sejam assaltos, furtos, vandalismo, entre outros. Após o levantamento, elas vão receber os equipamentos para que as imagens sejam transmitidas e acompanhadas em tempo real.

Cada coletivo selecionado receberá quatro câmeras com resolução em HD, sendo uma para filmar a frente do veículo, visando gravar as pessoas que “dão o sinal” para o ônibus parar e assim embarcar, e outras três registrando imagens do interior dos veículos. Já os ônibus articulados vão receber seis câmeras, com cinco gravando a parte interna e uma a externa.

O envio dos dados gravados será por internet móvel na banda 2G e em caso a inviabilidade dessa banda de dados, será utilizado o 3G e 4G. As imagens ficam armazenadas durante dois dias no gravador do próprio veículo e por 15 dias em centrais de armazenamento das empresas de ônibus.

O Centro Integrado de Operações de Segurança – (CIOPS) terá acesso também em tempo real das imagens para acompanhamento.

Em caso de furto, dano ou problemas relativos a necessidade de manutenção das câmeras, a responsabilidade da execução do serviço é das empresas de ônibus que atuam na cidade e que possuírem o equipamento em algum ônibus de suas linhas.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta