Cartão TRI lança recarga expressa, com créditos em até 30 minutos

Publicado em: 14 de maio de 2020

Prefeito Nelson Marchezan Júnior entrou em um ônibus para fazer o primeiro teste de leitura do novo sistema. Foto: POA

O serviço está disponível para usuários desde hoje

ALEXANDRE PELEGI

Tem novidade no sistema de bilhetagem eletrônica de Porto Alegre.

Na tarde desta quinta-feira, 14 de maio de 2020, a Prefeitura da capital gaúcha lançou, em parceria com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), o novo sistema para compra on-line de créditos do Cartão TRI.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior, acompanhado pelo secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, pelo diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger, e pela presidente da ATP, Tula Vardaramatos, entrou em um ônibus da empresa para fazer o primeiro teste de leitura do novo sistema na catraca.

O serviço está disponível para usuários desde hoje.

A recarga, que antes levava de 24h a 48h nas compras pelo cartão, aplicativo e site, passa agora a ser feita em um tempo muito menos: o prazo máximo para disponibilização dos créditos nos ônibus da Capital é de 30 minutos.

O tempo de recarga varia conforme a comunicação com a rede móvel 3G.

Basta fazer a aquisição da recarga com cartão de crédito pelo aplicativo ou site do TRI (tripoa.net.br), opção que aceita compra também no débito, para ativar créditos escolares (meia tarifa) e de passagem antecipada (tarifa integral).

Para o prefeito Marchezan, a recarga expressa torna mais prático o acesso à mobilidade urbana na Capital, em um momento em que é essencial reforçar o suporte não presencial ao cidadão em serviços públicos e privados.

Temos uma crise irreversível na mobilidade de Porto Alegre e esperamos não perder a oportunidade que a dificuldade nos traz de inovar e modernizar sistemas ultrapassados. Com a tecnologia e o uso do cartão e do celular, estamos finalmente avançando para desburocratizar serviços e tornar a vida do usuário do transporte coletivo mais fácil. Esse é o caminho e ainda temos muito a fazer”, afirmou Nelson Marchezan Júnior

O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, ressaltou outro lado importante da tecnologia: o uso da ferramenta digital dispensa o manuseio de notas ou moedas, o que “representa mais praticidade e proteção à saúde dos usuários durante a pandemia de coronavírus.”

Fabio Berwanger Juliano, diretor-presidente da EPTC, a vantagem na facilidade de recarga, nesse momento de restrições na circulação de pessoas, é uma ótima opção “uma vez que o Posto Central do TRI, na rua Uruguai, está com atendimento temporariamente suspenso em razão da necessidade sanitária de evitar aglomerações.

Tula Vardaramatos, presidente da ATP, garantiu que a novidade faz parte de uma série de investimentos realizados pelas empresas de ônibus nos últimos dois anos. “Apesar da grande crise que vivemos, estamos nos empenhando para trazer inovação e tecnologia ao sistema, qualificando o serviço para o nosso cliente.”

A prefeitura de Porto Alegre detalhou como funciona a recarga expressa:

– O cliente faz a compra com cartão de crédito via app (Cartão TRI) ou com cartão de crédito e débito via site (tripoa.net.br). A recarga expressa é válida para a compra de créditos escolares (meia tarifa) ou créditos de passagem antecipada (tarifa integral). A recarga mínima é de R$ 20,00.

– Em até 30 minutos (previsão que pode variar conforme comunicação do momento com a rede móvel 3G) os créditos ficam disponíveis em todos os ônibus de Porto Alegre. Quando o cliente acessa o coletivo e utiliza o cartão TRI no validador (equipamento que lê o cartão), recebe a recarga automaticamente.

– A mesma regra vale para cancelamento do cartão. Quando o cliente faz a solicitação via telefone (51) 3027.9959, app ou site, em até 30 minutos (previsão que pode variar conforme comunicação do momento com a rede móvel 3G) o cancelamento é efetivado e o cartão já não pode mais ser utilizado.

– A compra ou cancelamento podem ser feitos em qualquer hora ou dia da semana.

– A recarga expressa não é válida para compras com boleto, pois nesse caso é necessário maior prazo para procedimentos e transações bancárias.

– Para quem deseja fazer o cartão TRI ou recarga presencial, o atendimento é realizado atualmente no Posto do Terminal Triângulo (Assis Brasil), das 8h às 17h30, ou na ATP (Protásio Alves, 3885), das 8h30 às 17h30. O usuário deve apresentar um documento de identidade. 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

  1. Jociele disse:

    não esta funcionando

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