Uruguaiana (RS) terá nova empresa de ônibus em caráter emergencial

Publicado em: 4 de maio de 2020

Antiga operadora, empresa RODAM, notificou a prefeitura que não iria mais operar a partir do mês de maio.

LSW venceu a licitação em fevereiro deste ano, e iniciará agora processo de transição

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Uruguaiana, cidade do Rio Grande do Sul com cerca de 120 mil habitantes, comunicou que a partir desta segunda-feira, 4 de maio de 2020, a empresa LSW inicia, em caráter emergencial, as operações do transporte público no município.

Depois de décadas tentando resolver a questão da licitação do transporte urbano, a Prefeitura assinou o contrato com a empresa vencedora do certame em 04 de fevereiro deste ano.

O contrato de serviço tem prazo de 15 anos de concessão.

A antiga operadora, empresa RODAM, notificou a prefeitura que não iria mais operar a partir do mês de maio.

Através da Procuradoria Geral do Município, a empresa LSW aceitou dar início a suas atividades em caráter emergencial, inaugurando nesta segunda, 04, o processo de transição entre as empresas.

Numa primeira fase, a LSW buscará se reorganizar em relação aos financiamentos necessários para a aquisição de 16 ônibus zero quilômetro que foram prometidos no processo licitatório.

Isso, segundo a Prefeitura, não configura o início da licitação assinada entre as partes em fevereiro deste ano. Em virtude da pandemia causada pelo novo Coronavírus todos os prazos foram suspensos ou postergados.

A partir desta segunda-feira, a empresa iniciará a operação com oito ônibus, que serão doze ao longo da implantação gradativa do serviço.

Ainda de acordo com a prefeitura, os créditos adquiridos anteriormente com a antiga operadora seguem valendo. Durante o processo de transição estão suspensos, mas em breve será possível trocar por vales transportes e tornar a utilizá-los, comunicou a Prefeitura em nota.

Já segundo a LSW, os usuários com crédito no cartão magnético RODAM deverão pagar suas passagens em dinheiro ou adquirir vales-transportes da LSW.

Para efetuar a troca do crédito do cartão magnético RODAM por vale-transporte LSW, os usuários devem entrar em contato com a empresa via WhatsApp através do (55) 99920-5085.

A partir desta segunda-feira (04/05), a empresa irá agendar a troca dos créditos mediante apresentação de foto do cartão magnético frente e verso ou recibo da última compra.

EMPRESA LSW

A LSW foi a segunda colocada no processo licitatório. A primeira colocada, a Vaucher Transportes, não apresentou toda a documentação exigida, o que fez a concessão ser vencida pela segunda colocada, que aceitou os termos e condições do contrato. Uma delas, foi equiparar o valor da passagem com a oferta que havia sido apresentada pela Vaucher – R$ 3,75.

A LSW é uma empresa do ramo de transportes com sede em Porto Alegre e tem como um dos sócios, o empresário Leoncio Rios Vaucher. O empresário já possui experiência por atuação nos negócios da família nas operações do transporte de Santana do Livramento e Alegrete.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta