Com maior demanda, BR Mobilidade aumenta frota em nove linhas de ônibus da Baixada Santista

Publicado em: 24 de abril de 2020

Com pandemia de Covid-19, o número de passageiros havia caído, mas voltou a subir. Foto: Carlos Eduardo.

Medida foi tomada após determinação da EMTU

JESSICA MARQUES

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou que, a partir de segunda-feira, 27 de abril de 2020, nove linhas operadas pela BR Mobilidade terão mais viagens e acréscimo de frota.

Assim, as linhas 906, 913, 927, 931, 933, 934, 934EX1, 942EX2 e 948EX1, que circulam na ligação entre os municípios de Cubatão, Praia Grande, São Vicente e Santos terão nova programação horária. Ao todo, haverá acréscimo de 10 veículos e 57 viagens.

Os itinerários estão com maior demanda, de acordo com a EMTU. Inicialmente, com a quarentena decretada pelo Governo do Estado por conta da pandemia de Covid-19, o número de passageiros havia caído, mas voltou a subir.

Desta forma, o aumento da frota nestas linhas e, consequentemente, o maior número de viagens, foram medidas tomadas após uma determinação da EMTU.

“A medida é consequência do acompanhamento diário da operação realizado pela EMTU para manter a frota intermunicipal em número compatível com o volume de passageiros transportado”, informou a EMTU, em nota.

“Esse monitoramento também ocorre na linha do VLT, que está mantendo intervalos de sete minutos nos horários de maior movimento e de 12 minutos nas demais faixas horárias”, completou.

CONTATO

A orientação do Governo do Estado é de que os passageiros registrem possíveis problemas nos canais de comunicação da EMTU/SP, como Twitter, Facebook e o site www.emtu.sp.gov.br, para ajudar no trabalho de fiscalização dos serviços. O número da linha, horário e o sentido em que há lotação acima do aceitável devem ser informados.

“A Secretaria dos Transportes Metropolitanos reafirma que a utilização do transporte público deve ser feita somente por pessoas que estão em atividades essenciais. As demais, caso seja possível, devem permanecer em suas residências”, informou a EMTU, em nota.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. cezidio MONTEIRO macedo disse:

    Vlt de 30 em 30 minutos????? Ai chegando os vagões cheios…. distanciamento social?? EmTU. E governo do estado estão pouco se lixando para quem depende de transporte público… higienização do veiculos tanto VLT quanto ônibus… zero….. os ônibus não vem uma vassoura… imagine um álcool em gel ou qualquer outra forma de higienização…

Deixe uma resposta