Em pesquisa de satisfação, Viação Cometa pergunta a passageiros, impressões de viagem diante da pandemia do coronavírus

Ônibus utilizado pela reportagem durante viagem em 13 de março, quando ainda não havia ainda as restrições de circulação para conter o avanço da Covid-19, doença que teve origem na China.

Empresa ainda quer saber opinião sobre ônibus, parada, motorista e viagem

ADAMO BAZANI

A Viação Cometa passou a perguntar em seu questionário de satisfação enviado para os passageiros que compraram bilhetes pela internet se estão se sentindo seguros com os procedimentos da empresa e confortáveis em viajar nesta época de pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, que teve origem na China.

A empresa faz um breve relato da condição gerada pelo vírus e duas perguntas, com múltiplas repostas:

Por conta do problema atual de Corona Vírus (Covid-19), tivemos que diminuir a quantidade de viagens para atender as portarias governamentais, em consequência, alguns horários de viagens foram cancelados ou remanejados. Queremos saber como você está nesta situação, para isso gostaríamos que respondesse as perguntas abaixo:

– Nesta situação de saúde, como você se sentiu ao fazer o trajeto no nosso ônibus?

– Em geral, você acha que nós, como empresa, estamos lidando com esta situação de forma adequada?

A reportagem do Diário do Transporte fez uma viagem pela Viação Cometa de São Paulo para Curitiba no dia 13 de março de 2020, quando não havia ainda restrições de circulação no Brasil indicadas pelas autoridades de saúde.  A recomendação até então era de apenas intensificação nos procedimentos de higiene.

O motivo da viagem foi a cobertura da Exponi500, exposição de ônibus históricos na capital paranaense.

Além dos questionamentos sobre os problemas relacionados ao coronavírus, a empresa de ônibus fez as perguntas padrões de satisfação e pede notas para os seguintes aspectos:

Atendimento do motorista, Compra da passagem, Espera para o embarque, Atendimento na rodoviária, Atendimento do motorista, Pontualidade, Embarque, Estado e conservação do ônibus, Conforto durante a viagem, Trajeto da viagem, Parada de lanche/conveniência, Desembarque.

A pesquisa ainda tem uma pergunta interessante que procura aproximar a atuação da empresa do comportamento de uma pessoa.

Agora, precisamos um pouco da sua criatividade. Se a marca Cometa fosse uma pessoa, como você a descreveria em até 5 características?

A volta da viagem ocorreu no dia 15 de março de 2020 pela Viação Catarinense, no trajeto entre Curitiba e o ABC Paulista.

Apesar de a compra da passagem ter sido também pela internet e a Catarinense pertencer ao mesmo grupo empresarial dono da Cometa (Grupo JCA), não foi enviado questionário de satisfação sobre a viagem.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

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Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Tá lindona essa pintura da Cometa, imagina num buzão trucado, esse G-7 longo é o modelo que eu mais gosto de ver no trecho, parece aqueles buzões da Greyhound dos EUA.

    Admiro o trabalho de marketing no geral; pena que ele só lembra do cliente nos piores momentos e não no dia a dia quando o faturamento está normal.

    Não me refiro ao marketing da Cometa, mas a todos os departamentos de marketing sem exceção.

    Tanto que até desenvolvi uma teoria a lá Paulo Gil.

    “O marketing sempre fala o que o cliente quer ouvir, mas quando o cliente quer falar o marketing se finge de surdo”

    Marketing’s do mundo; dialoguem com o cliente todo dia e não só quando interessa o resultado de uma pesquisa.

    SAÚDE A TODOS!

    Att,

    Paulo Gil

  2. Andrea disse:

    ITAJUBÁ MG sentido Rio de Janeiro vai ter quando ?

  3. silvia pestana disse:

    Ta tendo linha para o sul de minas sentido caxambu ou Conceição do rio verde?

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