Prefeitura de Atibaia decreta intervenção no transporte coletivo

Publicado em: 5 de abril de 2020

SOU Atibaia informa que não saiu da cidade e que segue operando com frota reduzida. Foto: Divulgação / Prefeitura.

SOU Atibaia, responsável pela operação, retirou veículos e equipamentos da garagem na madrugada sem aviso, segundo a administração municipal

WILLIAN MOREIRA / JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Atibaia, no interior de São Paulo, decretou neste domingo, 05 de abril de 2020, intervenção no transporte coletivo. A medida entra em vigor a partir da meia-noite desta segunda-feira, 06. Atualmente, a empresa SOU Atibaia é a responsável pela operação dos ônibus municipais na cidade.

O motivo da decisão, segundo a Prefeitura, foi a retirada de equipamentos de manutenção, almoxarifado e parte da frota da garagem da empresa, localizada na Av. São João. De acordo com informações da administração municipal, o movimento ocorreu durante a madrugada deste domingo.

Conforme informado pelos rodoviários por meio das redes sociais, nenhum dos trabalhadores foi comunicado sobre a ação da empresa. Desta forma, há relatos de funcionários que foram pegos de surpresa ao chegar para trabalhar na manhã deste domingo.

A Prefeitura, que informou ter tomado conhecimento do fato também pela manhã, comunicou por meio de nota à imprensa que a intervenção visa garantir o restabelecimento das atividades a população e assegurar os direitos trabalhistas dos funcionários da empresa.

OPERAÇÃO

O poder municipal também assegura que neste período de quarentena o transporte seguirá funcionando na forma atual, com frota reduzida em linhas e horários já determinados, conforme está operando desde o dia 23 de março.

Confira a nota da Prefeitura, na íntegra:

A Prefeitura da Estância de Atibaia, tomou conhecimento no início da manhã de hoje, 5, que a empresa de ônibus SOU Atibaia, na madrugada de sábado para domingo, estaria retirando da cidade parte da frota de veículos, almoxarifado, equipamentos e materiais de escritórios, da sua garagem localizada na Avenida São João.

Neste momento, representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, estão localizados dentro da garagem da empresa Sou Atibaia, para apurar os devidos danos ao município, para garantir o restabelecimento das atividades à população e a assegurar que os funcionários não sejam prejudicados.

Diante da situação, a Prefeitura da Estância de Atibaia, pretende decretar a partir da 0h do dia 6 de abril a intervenção na empresa SOU Atibaia, e que durante este período de quarentena, continuará operando o transporte na cidade de forma reduzida, com as linhas e horários já estipuladas nesse período de quarentena, sem prejuízo das atividades. A Prefeitura também cuidará das relações trabalhistas e não deixará que a empresa retire mais carros da cidade.

No dia 23 de março, a empresa de transporte público SOU Atibaia passou a operar com horários reduzidos nos itinerários. A redução da circulação da frota foi uma medida necessária a ser adotada para a contenção do Coronavírus.

A Prefeitura da Estância de Atibaia está tomando todas as medidas legais e judiciais para assumir o controle operacional da empresa, executar a rescisão do contrato de concessão do serviço de transporte público e restabelecer a operação na cidade. O Prefeito de Atibaia fará um pronunciamento hoje, dia 5, às 16h nas redes sociais.

OUTRO LADO

Em nota, a empresa SOU Atibaia informou neste domingo que segue operando na cidade, porém com frota reduzida. Além disso, desmentiu a informação de que teria saído do município.

A companhia também reforçou que as informações divulgadas na sexta-feira, 03, seguem valendo, conforme nota já divulgada, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Confira a nota, na íntegra:

b2ap3_medium_Sou-Nota-de-esclarecimento0504

sou-1

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Jackson disse:

    Será que o chedid vai prosseguir com essa cachorrada?

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Tem gato nessa TUBA.

    Esta questão precisa ser melhor esclarecida.

    De quando mesmo é o contrato da SANCETUR ATIBAIA?

    Att,

    PAulo Gil

  3. Axt disse:

    “30% da frota para 10% de passageiros”. Uns dias atras eu vi alguns ônibus TÃO lotados que parecia horário de pico. Tava mais cheio que num dia normal.

    Acho que ta mais pra 30% dos passageiros e 10% da frota!

Deixe uma resposta