São Bernardo do Campo suspende gratuidade nos ônibus para idosos, proíbe comércio e vai fechar Rua Marechal Deodoro

Vale-transporte de estudante será suspenso também. Feiras-livres serão permitidas na cidade somente até 27 de março de 2020. Orlando Morando disse que vai colocar GCM para fechar igrejas. Os postos de combustíveis só estarão abertos apenas das 7h às 19h de segunda a sexta-feira

ADAMO BAZANI

O prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Orlando Morando, anunciou medidas para tentar conter o avanço do coronavírus, em uma transmissão em rede social na noite deste sábado, 21 de março de 2020.

As gratuidades para idosos nos ônibus municipais serão suspensas a partir desta segunda-feira, 23 de março de 2020. O objetivo é desestimular deslocamentos desnecessários de pessoas com 60 anos ou mais que compõem o maior grupo de risco da doença.

Para o idoso que faz tratamento de saúde, há uma alternativa, de acordo com Morando.

“Se algum idoso precisa de transporte por tratamento médico, ele pode imediatamente notificar a concessionária (SBC Trans), nós iremos disponibilizar [o transporte] através de procedimento médico” – disse Morando.

O vale-transporte para estudantes também será suspenso.

O comércio será fechado.

“A partir de segunda-feira (23 de março) está proibido em São Bernardo do Campo o funcionamento do comércio. Você que trabalha no comércio da nossa cidade, não vá ao seu endereço de trabalho pois as lojas não poderão abrir por força de um decreto que estaremos publicando na segunda-feira. O governo do Estado proibiu o comércio a partir de terça-feira, mas nós nos antecipamos. A (rua) Marechal Deodoro, para não termos problema, estará interditada. A GCM estará dando apoio e lojista que tentar abrir a loja não vai conseguir, seja na região central ou na periferia” – disse na rede social.

Orlando Morando ainda acrescentou que a medida não abrange setores essenciais como serviços de saúde, hipermercados, atacados, sacolões, mercearias, supermercados, padarias e açougues.

Serviços como salões de beleza e barbearias serão proibidos também.

Feiras-livres serão permitidas na cidade até 27 de março de 2020 e a partir do dia 28, as feiras serão proibidas.

As 31 praças-parques da cidade serão fechadas a partir deste domingo, 22 de março de 2020.

Todos os parques fecham. Não haverá ruas de lazer de domingo.

Morando ressaltou decisão da Justiça que impediu missa, cultos e outras celebrações em grupo nos templos religiosos e disse que vai colocar a GCM- Guarda Civil Municipal nas igrejas da cidade caso insistam em abrir.

Os postos de combustíveis só estarão abertos apenas das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e aos sábados, domingos e feriados não poderão funcionar.

As execuções das dívidas que os cidadãos têm com os municípios serão suspensas.

Visitas a internados nos hospitais públicos municipais estão proibidas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Marli da Silva zanon disse:

    Como vai ser feita a vacinação nós idosos a partir de segunda feira

  2. Talita cardoso disse:

    Eles vão liberar as EMEBS dos bairros pra não aglomerar os UBS, acredito que terá uma EMEB próxima para que o idoso vá

  3. Ruthcassamassimo disse:

    Demorou,santo Andre parece feriado os velhotes passeando no comercio,ai fecha aqui depois eles vem se tratar aqui em sbcampo

  4. JOSE MÁRCIO PEREIRA disse:

    Orlando Morando ainda acrescentou que a medida não abrange setores essenciais como serviços de SAÚDE….
    Responde sua pergunta…

  5. Vera Da silva disse:

    Vocês precisam fechar os escritórios de cobrança e os call center. Lá também tem muitas pessoas. Quem vai pagar dúvidas com essa pandemia?

  6. Marcos MAGNO disse:

    Para os supermercados também, estipule uma data limite,tem que parar tudo ou estaremos perdidos

  7. Solange disse:

    Obrigada Prefeito 🙍😮boa luz e saude para nos a partir dessa luta venceremos

  8. Glaura Dias Armentano disse:

    Respeito é bom e os “idosos” gostam.

  9. Luciana Cristina disse:

    Meu essa vacina faz bem mas ela e que vai causar contaminação. Pq muitos não sabem identificar o sintomas de gripe e covid-19 .Então a vacina de gripe da reação e as pessoas vão correr para os hospitais não é o momento de ir para hospital agora.

  10. Jefferson Penteado da Silva disse:

    E as empresas têm que parar também o que adianta,não trabalhamos com público mas são vários funcionários

  11. Maria Aparecida Palmeira Barbosa disse:

    Parabéns prefeito e equipe, vamos conscientizar as pessoas e poupá-las de sofrimento!

  12. pedro Gabriel disse:

    Quero ver quem vai pagar a conta no fim do mês prefeito agora faz lei não conheço nenhuma que impeça a população de circular

  13. Cintia disse:

    Parabéns Sr prefeito estamos juntos.

  14. Jamil Chahine disse:

    Precisam anistiar
    as multas de trânsito, pois não haverá como paga-las sem rendimentos, principalmente dos autônomos

  15. Fernando Henrique ayres disse:

    Trabalho no comércio lá eles dizem q temos q ir trabalhar c as portas fechadas

  16. Waldemar Araujo disse:

    Não pode suspender gratuidade para isosos porque além de estar previsto na Constituição de 1988, também está no Estatuto do Idoso de 2003

  17. Angelica disse:

    De que adianta se todas as empresas em sbc continuam normalmente. Demoro da prefeitura tbm parar as indústrias. Faz alguma coisa!!!!!!!

  18. Cristina disse:

    Acredito que o necessário é bom senso e higiene, se tudo simplesmente fechar as portas, como sobreviveremos ? Como os menos afortunados se alimentarão ? Fácil dizer isso para quem tinha dinheiro e se estocou por 3 meses !!!
    Faltou do Governo Federal, ao Prefeito, aos Vereadores, cadê o poder público neste momento, para dizer como será feito a distribuição de alimento a população ?
    Fácil fechar, paralisar tudo e ??? Como fica ???
    Fácil ir a público e colocar estatísticas, cadê as regras de compra e distribuição de alimento, medicação, produtos de higiene ??? O MEDICAMENTO PARA OS ENFERMOS QUE JÁ ESTAVAM EM TRATAMENTO DE LUPUS E OUTRAS, JÁ SUMIRAM DAS FARMÁCIAS DEVIDO AO EGOÍSMO HUMANO !!!
    Estamos largados, os demais Países implantaram regras de consumo.
    ACORDA POPULAÇÃO LEIGA QUE ESTÁ OLHANDO SOMENTE PARA O PRÓPRIO UMBIGO, SE O PRÓXIMO NÃO TIVER COMO SE CUIDAR A PANDEMIA VAI CONTINUAR SE ALASTRANDO !
    NÃO ADIANTA REZAR E VER O MENOS AFORTUNADO FALECER SEM SOCORRO !!!
    CADÊ AS VERDADEIRAS REGRAS DAS AUTORIDADES COMPETENTES ?

  19. GABRIEL disse:

    Tem que suspender as contas de água e energia pois sem ir trabalhar e ficando em casa o uso será maior e o dinheiro para pagar as contas e compra comida vai vir de onde durante está crise tinha que ser suspensa a cobrança.

  20. CELIA FATIMA DE CARVALHO disse:

    É Sr prefeito aproveita para diminuir o CIP da nossa conta de luz $19,90 Um dos valores mais alto q já vi !!!

  21. Ester disse:

    Caso alguém descumpra como posso denunciar?

  22. Ester disse:

    Minha filha trabalha em um prédio comercial no centro ,onde já tem casos suspeito ,e n vá i fechar.

  23. Andriana Marianno da Cruz disse:

    Gostaria de saber se as óticas vão abrir pois preciso do meu óculos

  24. Simone Magon disse:

    E o fechamento de condomínios comerciais?

  25. Eduardo disse:

    Trabalho na fundação casa de São Bernardo e lá às visitas continuam normalmente… 45 menores infratores recebendo visita e aquela aglomeração de pessoas em um curto espaço físico trazendo perigo tanto para os adolescentes quanto para os funcionários sem contar que o governo não manda itens de segurança como luvas, máscaras, sabonete para os funcionários etc, um álcool gel que mandam não é o de no mínimo 70% . Se fosse para seguir a risca os procedimentos de segurança, esses adolescentes deveriam ficar sem visita tendo em vista a segurança dos mesmos bem como a dos funcionários… Se é pra parar tudo que seja tudo mesmo ou então já solta todo mundo logo e cada um por si.

  26. Silvana Dionizio disse:

    Minha filha trabalha no Poupatempo e falaram que ela e os outros tem que ir trabalhar falaram que se amanhã não forem, vão levar “medida”.E agora, como vai fazer?

  27. Raul Corona Júnior disse:

    Lei Marcial Sendo aplicada!!! Já estamos vendo a Nova Ordem Mundial Progredir!!! #Vergonha

  28. Estela Bascoy disse:

    Alguem sabe me dizer como vão ficar os bancos esse semana?

  29. Gláucia Maria Vieira disse:

    Verdade CRISTINA, Será muito fácil fechar comércio, parar a população de trabalhar quando se tem em casa estoque de alimentos e medicamentos. Mas nem todos tem condições de terem isto ao seu favor.

  30. Janaína Jatiacy de Lima disse:

    Gostaria de saber quais as providências que irão tomar a respeito da Circulação de pessoas nas ruas,tenho visto muito mais movimento de pessoas agora na minha região do que em períodos comuns.E quero saber com relação as contas de água e luz que tal desconto só favorece quem mora em comunidade que já paga baixo valor por desconto de baixa renda, e eu e muitos que somos autônomos,MEI que começaram agora e fomos obrigados a deixar de trabalhar, como faremos pra pagar?

  31. Renata disse:

    As editoras e distribuidoras de revistas e jornais não pararam suas atividades, o q preocupa os proprietários de bancas de jornais e revistas, pois existe recolhimento e distribuição diária deste ramo……. como resolver está situação?

  32. Anderson Garcia disse:

    E o idoso que precisar comprar comida porque não tem quem faça, buscar remédio longe ou até mesmo atendimento médico longe que se dane e pague não é mesmo? Ou para esse a casos o prefeito vai ceder o carro que ele usa, bancado com nosso dinheiro, pra transportá-los?

    O povo que aplaude isso é muito sem noção, só pensa no próprio rabo.

    Esse prefeito tem se mostrado cada dia mais irresponsável.

  33. Edivania Coelho da Silva disse:

    Certíssimo pois só assim pra população começar a entender realmente o que está acontecendo,e muito grave muitas pessoas iram morrer, está sendo difícil mas povo e o melhor a se fazer agora pra depois não estarmos chorando por um ente querido que faleceu por conta da epidemia

  34. rebecacampos61@gmail.com disse:

    Obrigada prefeito? Suspender a gratuidade dos idosos é obriga-los a pagar passagem. Nem todos terão tempo hábil pra avisar quando for passar mau e precisar ir ao médico.

  35. ROSELI disse:

    ta mais que certo mesmo fechar tudo. e ainda tem pessoas que gosta d fala merda. Ate q um familiar morra com essa doença. Populaçao tem q fica em casa e se preocupar com a saude. Pq falido se recupera falecido não. Entao calem se e façam o q a prefeitura ta mandando. Pq se fosse uma faccao criminosa q desse toque de recolher e mandasse fica em casa vcs iam cala a boca e ficar. É pro bem do povo e o povo reclama. cuidem da saude depois q passa isso cuidaremos da economia

  36. João de Souza disse:

    Orlando Morando que nunca acrescentou nada pra São Bernardo do Campo,São Paulo e Brasil,agora como prefeito de São Bernardo do Campo,quer fazer emenda à constituição e rasgar o estatuto do idoso. Troca sua equipe jurídica por uma equipe de gari,você vai ver como a coisa funciona.

  37. REINALDO MAGALHAES SILVA disse:

    Pizzaria vai poder abrir normal?

  38. Mônica Aparecida de Santana disse:

    E os bancos como ficam?À população precisa de dinheiro pra pagar o aluguel, fazer compras .

  39. Vânia Superibi disse:

    A. Medida e necessário para tentar evitarmos mais morte

  40. Nivaldo trombini disse:

    Os callcenter e realmente um serviço neste momento de utilidade pública , pois centenas de pessoas trabalham em.anbiente fechado ?

  41. Adair Miguel Paiolla disse:

    Realmente falta dizer como pagar luz e água como comprar remédio.
    Parar a circulação se faz necessário mas como enfrentar nas dificuldades financeira
    Não é só dizer como parar, mas também dar condições
    Como fazer para pagar o IPTU. Será que o prefeito vai suspender a necessidade de pagar.
    Se atrasar um dia bem um aviso na sua casa
    Quero ver o Prefeito mostrar a mesma rapidez e perdoar o pagamento do IPTU e outra contas
    Essas eles não perdoam
    Proibir a circulação é preciso mas como fazer para pegar contas
    Sugiro ao prefeito que também organize um movimento para que o partido dele e os outros destinem os 4 bi do fundo eleitoral e partidário
    Aí sim vou acreditar que pode ter algo bom nessas ações.
    Concordo plenamente que parar a circulação é preciso, mas somente isto não basta é preciso medidas complementares.
    Aí quero ver quem tem garrafa vazia para vender

  42. Ana Paula Accennato Castellan disse:

    PREFEITO, medidas devem ser tomadas sim, mas já pensou se o SENHOR precisa levar a SUA MÃE IDOSA ao posto para tomar vacina, seu carro quebra e seu Mecanico não tem como repor a peça, por conta disso ela adquiri H1N1 e tem pneumonia? Ou queima o disjuntor, e a SUA MÃE IDOSA terá q tomar banho gelado e ficar a luz de velas pq precisa de peça q só vende em casa elétrica? O q acha disso? Talvez SUA MÃE não morra de pneumonia por covid19, mas tenha pneumonia por tomar banho com água fria….são inúmeras situações q acontecem, portanto não da pra ser radical a esse ponto. Tem q coibir a saída de casa, mas não impedir q as pessoas tenham recursos para as suas necessidades.

  43. Hélio Barros disse:

    Trabalho em uma industria que tem registro como comércio também. Devemos parar?tendo em vista que essa foi notificada como comércio convencional, ou seja, bares, restaurantes, padarias, lojas de moda, etc

  44. Agnaldo sousa disse:

    Eu não votei nesse prefeito e nem gosto dele. Mas temos que admitir, ele esta empenhado nessa causa. O que é muito bom.

  45. Marcelo disse:

    E como fica o direito de ir e vir, e a incoerência do bom prato, como essas pessoas chegaram la? Tem que caminharem a pé? Ja começo a repensar o voto que depositei no prefeito e esposa! Francamente! Medida ditatorial.

  46. Aparecida torri de arruda disse:

    Cadê o direito do idoso de 60 anos a gratuidade ao transporte coletivo de são Bernardo do campo em Prefeito Orlando Morando ?

Deixe uma resposta