Viações Cometa e 1001 confirmam demissões

Nas redes sociais, está sendo divulgado que os cortes foram motivados pelas medidas restritivas em decorrência do avanço do coronavírus. Foto: Adamo Bazani.

Justificativa para cortes é queda acentuada no movimento nos meses de janeiro e fevereiro

JESSICA MARQUES

As Viações Cometa e 1001 confirmam ao Diário do Transporte que ocorreram demissões de funcionários em ambas as empresas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 20 de março de 2020.

Nas redes sociais, está sendo divulgado que os cortes foram motivados pelas medidas restritivas em decorrência do avanço do coronavírus.

Entretanto, as empresas informaram que a justificativa para as demissões é queda acentuada no movimento nos meses de janeiro e fevereiro

“As Viações Cometa e 1001 informam que devido à situação desafiadora que o setor atravessa, com queda acentuada no movimento nos meses de janeiro e fevereiro, houve a necessidade de adequação nos seus quadros de colaboradores”, diz trecho da nota.

As empresas pertencem ao Grupo JCA, assim como a Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão.

CORONAVÍRUS

Quanto à pandemia do Coronavírus, “que está impactando de forma direta o setor, as empresas estão buscando medidas para a manutenção dos empregos”, informou o grupo, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Santos Dumont disse:

    Então é assim, espero passar o ‘boom’ do transporte (férias e carnaval) e mando embora os motoristas por falta de demanda! Está claro e transparente que a motivação é a incerteza quanto ao futuro devido a essa epidemia do covid-19., e quanto mais tempo se passa sem receita, mais cara a dispensa se torna. A demissão do quadro de profissionais flutuantes é sempre esperada, e isto se dá porque o reforço de quadro de motoristas se faz na véspera dos meses de alta demanda, e a dispensa vem em seguida ao término dessa temporada. A diferença, então, para o momento atual, é o início da fase de baixa demanda (março a junho) com algum repique de demanda na semana santa, ao qual se somará o previsível movimento fraco no mês de julho, devido este à compensação, pelas escolas, dos dias parados.. É o transporte se antecipando à crise que se avizinha de uma recessão na economia.Esse é um dos males do transporte em mãos de poucas e gigantescas empresas. Só a pulverização dos serviços por mais empresas de transporte minimizaria o dano em curso.

  2. GILBERTO RAMOS DA SILVA disse:

    E este grupo JCA esta agindo mto errado nao pensa nas familias feveriam dar ferias.
    Agora se fosse VIACAO COMETA S/A jamais faria isto.

  3. Nilton disse:

    Viacao cometa pelo amor deus eu tive um avc cerebral to no rio de Janeiro e me trato em belo horizonte minha passagem ta comprada pro dia 25 agora quarta feira q vem precisso de viajar pra belo horizonte me ajude

  4. Wilson disse:

    A estrutura destas empresas tem como base o lucro total, Em tempos de BUSER, transporte clandestino de passageiros, empresas de fretamento operando linhas e retirando o passageiro das empresas autorizadas no itinerario, e pior ainda com o tal do coronavírus. as empresas detentoras do itinerario não tem outra solução infelizmente é demitir pois todos nós sabemos que o ano 2020 já era.. , o funcionario ocupa um posto de trabalho que pela lei ele não pode realizar outra função pela qual foi contratado. Outro dia um motorista ganhou uma ação na justiça porque era obrigado a limpar o onibus.

  5. JOSUE DANILO DE SOUZA DA SILVA disse:

    Vem pra sit de Macaé q é do msm grupo e tem emprego só q n tem.adiantamento e tão sempre atrasando pagamento,carros velhos caindo aos pedaços e qnd precisam volta e meia vamos servir na 1001 sópra matar a saudade

  6. Sergio disse:

    Meu Pai ( Ismael encarregado da mecânica) trabalhou 42 anos na Viação Cometa de Belo Horizonte e durante todos estes anos a empresa foi muito boa, pagando em dia e com um ambiente de trabalho fantástico.
    Tinha uma liderança confiável com Arthur e Felipe Mascioli.
    Muito triste o cenário atual, com tantas demissões.
    Para os amigos do meu Pai tel 31 993602244 Sérgio.

  7. Marcão Sorocaba disse:

    A cometa depois que mudou a gerência, alguns deles imbecis e pobres de espírito como um de Sorocaba só vem prestando um péssimo serviço!!! Eles deveriam fechar tudo em Sorocaba e não em São Paulo.

  8. Marcos Martinelli disse:

    Muitos comentários refletem como tem pessoas que foram acostumadas a mamarem nos benefícios do Estado, não entendem que as empresas buscam a sobrevivência e que, diferente do Governo, as empresas não podem repassar suas dívidas para o povo brasileiro.
    As empresas tem duas escolhas: ou demitem alguns agora ou fecharão as portas e demitirão todos em breve.

  9. Robson da Cunha Barreto disse:

    Meu pai foi motorista na cometa, tenho muito orgulho disto, porém estes novos donos estão afundando está gigante que si chama cometa/ dinossauros…

  10. robinho ganso disse:

    Tenho orgulho de fazer parte do grupo a quase 30 anos , tudo que esta acontecendo é um mal
    necessario no momento estou em casa pir 15
    dias mais empregado, não e fácil segurar um
    empresa cim 3.500 funcionarios esbarrando
    em uma crise dessas, a empresa tem custos
    com salarios beneficios que são otimos por sinal
    mantem uma frota impecável, mas não adianta
    ter uma baita estrutura se não tiver passageiros
    a empresa tem que pagar tribultos e impostos
    que são muitos cumprir com todas legalidades
    constituidas em lei é passiva de multa a todo
    instante multas muitas vezes abusivas e desnecessárias, trabalha abaixo da tabela de preços da artesp e da antt para conseguir sobreviver e servir seus passageiros.
    E a Buser paga oque ? como conseguem operar
    em linhas legalizadas sem concordância superior
    com onibus a altura das empresas legalizadas
    onde seus profissionais quando vem de fora dormem dentro do bagageiro do ônibus para retornar a suas origens no final do dia .
    isso a nossa fiscalização não ve , ao lado do maior terminal da america latina onde se entrar
    com um pisca queimado é multado.
    também temos um enorme estacionamento
    onde embarca a concorrência Buser sem fiscalização a vontade o motorista nem precisa
    usar gravata ou crachá e onde esta nossa fiscalização, atrás de quem paga certo e tem suas obrigações em dia.
    infelismente nesse Pais quem procura cumprir
    com seus compromissos são os mais prejudicados.

  11. Fernando disse:

    Infelizmente tá muito difícil,vi muitos pais de famílias perderem seus empregos numa época dessa.
    Que Deus toque o coração dos administradores,para que nossos empregos ñ acabe,numa época dessa!

  12. WAGNER CARDOSO SILVA disse:

    Conta outra né cometa? Queda no movimento em janeiro e fevereiro? A Epidemia acometeu o Brasil na , a segunda quinzena de março. Dezembro, janeiro e fevereiro são períodos de alta temporada. Essas demissões são para justificar a covardia que querem fazer com os pais de família, em função da retaliação sofrida por Bolsonaro. A cometa é uma das empresas mais ricas deste país, seria rir da nossa cara dizer que a mesma não tem um fluxo de caixa para manter essa situação por 03 meses. Sendo que uma situação como essa só acontece um vez a cada 70 anos quando passa o Halley.

  13. Rogrigo disse:

    Monopólio que vive da mamata do governo a anos com concessão e prestando péssimo serviço.
    Deveria segurar os funcionários diante o presente que o governo deu dando lucro durante anos.

    Parabéns!

  14. Regiane disse:

    A empresa esta demitindo pq vão contratar motorista interminente q é mais lucrativo se esquecendo que muitos de seus motoristas fiéis tem família e estão sendo considerados apenas como números, infelizmente sendo dispensados em massa

  15. CARLOS disse:

    Vão se informar corretamente, antes de publicarem besteiras, aqui… falando da Buser, saibam que para realizar uma viagem nessa plataforma, a empresa tem q estar devidamente registrada nos orgãos competentes, emitir nota fiscal, comprovar o seguro de valor acima do exigido pela ANTT e também falar que a Viação Cometa e demais que se for citar nomes, não caberá aqui, trabalha dentro da lei…. para…. usam ônibus com o adesigo R para fazer fretamento, sendo assim nem emitem nota fiscal para o tal serviço, agora vem falar que são os mais certinhos do mundo….. vão se informar antes para dar opinião, chegou ao fim os tempos que o poder econômico mandavam no transporte de passageiros, concorrência de igual pra igual á todos, quem ganha é o usuário e passando essa pandemia, aguardem o crescimento da BUSER.

Deixe uma resposta para RogrigoCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading