Ônibus 100% elétrico BYD recebe prêmio mundial de design

Publicado em: 20 de fevereiro de 2020

Modelo de 12 metros da BYD foi condecorado na categoria transporte público do iF Design Award, um dos mais importantes prêmios globais de design da atualidade

ALEXANDRE PELEGI

O ônibus elétrico da BYD de 12 metros, o mais vendido na Europa, venceu um dos mais importantes prêmios globais de design, o iF Design Award.

A fabricante chinesa venceu na categoria “transporte público” especificamente pelo seu inovador conceito de design “Home from Home”.

O produto foi avaliado por 70 especialistas em design individual de 20 países, incluindo uma apresentação em janeiro de representantes de pesquisa e desenvolvimento da BYD para membros do júri em Hamburgo. Após o anúncio da vitória da BYD, feito esta semana, a empresa aguarda pela cerimônia especial do iF Design Award em maio de 2020.

Os juízes deliberaram sobre uma série de critérios de design, incluindo inovação, estética, funcionalidade, responsabilidade e posicionamento.

Segundo comunicado da BYD, o “Home from Home” é resultado de uma cuidadosa avaliação sobre o futuro da eletrificação veicular, colocando-o como uma verdadeira experiência para os passageiros. Para os juízes do prêmio alemão criado em 1953, o design imaginativo que remete a uma sensação real de boas-vindas, prazer e inspiração foi crucial.

Ainda segundo a fabricante, a jornada rumo ao mais recente projeto do ônibus elétrico de 12 metros foi resultado da visão globalmente reconhecida no design de produtos, ápice de um trabalho de longo prazo, de diversas etapas. “A equipe de design da BYD mergulhou em exposições de design, apresentações inspiradoras e trabalhou com a colaboração de especialistas em design de fora do mercado de fabricação de veículos para que eles pudessem colaborar com a construção dos blocos fundamentais do conceito Home from Home”, explica o comunicado da fabricante chinesa.

O teto liso remove equipamentos da vista para uma estética limpa, enquanto o vibrante laranja e o frio e calmo azul pastel criam um contraste dinâmico. No interior, as cores da cabine, acabamento de material sutil e iluminação ambiente criam uma atmosfera espaçosa e relaxante. Do ponto de vista tecnológico, o espelho digital e o novo painel são mais seguros e futuristas, enquanto a estrutura leve, o sistema de gerenciamento de baterias e o novo ar condicionado reduzem o consumo de energia”, destaca o comunicado da empresa.

BYD12_metre Ebus (interior1)


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Samuel Joselito disse:

    Tinha um urbano da Busscar que a fente era identica !

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Externamente um Urbanuss melhorado com uma pinturinha diferenciada, muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais legal um Vialle.

    Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaasssssssssssssss, intenamente, o prêmio foi MERECIDO.

    Espero que as encarroçadoras brasileiras se inspirem.

    Lembra bem a pegada do O 371.

    Mas enquanto o Citaro não vem, vamos de pau de arara com “banquim” e encosto de cabeça “durim” mesmo.

    Att,

    Paulo Gil

  3. ZéTros disse:

    Não tem como se inspirar Paulo Gil, pq a legislação dos países são diferentes. Quanto aos “pau de arara com “banquim” e encosto de cabeça “durim””, depende do pedido da empresa, como já te falei várias vezes. Aqui em Salvador, a empresa Rio Vermelho encomendou um lote de Torino 2007 com bancos macios e encosto alto, estilo rodoviário, para fazer a linha Aeroporto-Praça da Sé, como mostram as fotos abaixo:

    Foto1:https://wordpess.index.onibusbrasil.com/genesis/4869938/wordpess.index.
    Foto2:https://wordpess.index.onibusbrasil.com/genesis/4390514/wordpess.index.
    Foto3:https://wordpess.index.onibusbrasil.com/genesis/4390513/wordpess.index.

  4. Paulo Gil disse:

    ZéTros, bom dia.

    Que prazer ler você por aqui de novo.

    Aprendo muito com você.

    Entendo que a legislação é diferente, mas bom gosto, inteligência e ergonomia não depende de lei.

    Quanto a depender do pedido da empresa, concordo plenamente.

    Mas é que não me conformo como “banquim” e o encosto de cabeça “durim”; não precisa ser assim.

    Bom, pra você nem preciso desejar bom carnaval né, afinal você tá na cidade do melhor carnaval do BarsiLei; Salvador.

    Não some não, gosto dos seus comentários.

    Forte abraço.

    Paulo Gil

  5. Paulo Gil disse:

    ZéTros, bom dia.

    O wordpress é anti democrático ele trava os links.

    Mas eu consegui ver as fotos que você mandou, copiando, colando e deletando o excesso que o wordpress adicionou.

    Legal os Torinos, gostei dos vidrinhos laterais e os bancos também.

    Mas é isso ai , carro VIP só pra linha VIP.

    Aqui em Sampa é assim também.

    Att,

    Paulo Gil

  6. ZéTros disse:

    Olá Paulo Gil, não é questão de bom gosto ou só de bom gosto, mas de peculiaridades de cada país. Ou vc acha mesmo que esse chinês roda abarrotado de gente saindo pelo ladrão como nos horários de pico aqui no Brasil?. A NBR 15570 foi desenvolvida baseada nas necessidades de nossas cidades, para o bem ou para o mal.
    Vc fala em banco duro, aqui em Salvador nem essa esponjinha durinha tem. É no plástico puro mesmo na grande maioria da frota.

    Não sumi não, estou sempre por aqui. Abraço.

Deixe uma resposta