EMTU aprova serviço complementar em linha entre Carapicuíba e Osasco

Publicado em: 20 de fevereiro de 2020

Rigras opera serviço que vai ser incorporado por sua linha troncal

Gerenciadora também deu parecer favorável à incorporação de linha entre Ribeirão Pires e Suzano

ADAMO BAZANI

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos oficializou nesta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020, a autorização para o Consórcio Anhanguera criar um serviço complementar na ligação entre Carapicuíba e Osasco, na Grande São Paulo.

O serviço complementar, com viagens parciais, é o 283VP1 entre Carapicuíba (Cidade Ariston) e Osasco (Centro), que vai operar com base na linha tronco 283TRO, Carapicuíba (Cidade Ariston) – Osasco (Vila Yara). A linha troncal será mantida.

Já entre Ribeirão Pires e Suzano, também na Grande São Paulo, a comissão de transporte coletivo da região metropolitana opinou pela incorporação do serviço complementar (bifurcação) C-215BI1-000-R, Ribeirão Pires (Terminal Rodoviário de Ribeirão Pires) – Suzano (Ipelândia) à linha tronco C-215TRO-000-R, Ribeirão Pires (Terminal Rodoviário de Ribeirão Pires) – Suzano (Centro).

As linhas (tronco e complementar)são operadas  pela Rigras Transportes Coletivos e Turismo Ltda.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    O que a EMTOSA tem de fazer é colocar de volta duas linhas que sempre teve.

    Hoje no largo de Osasco não se consegue tomar um buzão para a Lapa ou para Pinheiros, somente passa na Avenida dos Autonomistas e isto e péssimo.

    Desde os tempos da Viação Nacional e Viação Santa Clara sempre teve essas duas linhas.

    Claro que hoje seria uma até o Metro Buta e a outra até o Terminal da Lapa.

    Detalhe não precisa ser linha única, pode fazer um que vem de Caracas via rua da estação, largo de Osasco, Fraans Voegell Autonomista e vai simbora.

    Lembrando que a Autonomista está atulhada de tanto buzão, e com os novos aptos onde era a Eternit, fica muito bom ter buzão passando naquela avenida que passa do lado do páteo da CPTM (eu não sei o nome dela).

    Vamos acordar EMTOSA!

    Por falar em acordar, quando termina as obras das Igrejas do Terminal Vila Yara e o parador Itapevi – Vila Yara.

    Deixa o Sr. Santão fazer o trabalho dele que ele sabe o que tem de fazer, afinal ele faz isso há 60 anos ou mais.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Mara Lúcia de Paula Silva Nascimento disse:

    Falo em nome de todos os usuários da linha 022 Vila Dirce, Centro de Osasco ,VILA Yara , volta Vila Yara até Vila Dirce , e a 020, VILA Dirce até Vila Yara e vice versa, necessitamos urgente de mais ônibus na linha , é um absurdo em 3/4 ônibus que sai do terminal do Vila Yara para o Ariston, sai um Vila Dirce , quando o ônibus chega no terminal do centro de Osasco já vem lotado, porque tantos ônibus para o Ariston e para o Vila Dirce não, vamos rever a situação dos usuários ,pois também temos pressa em chegar em casa , sem contar o ter que enfrentar o insuportável trânsito da Avenida Inocêncio Serafico , por favor revejam nosso lado também pois pagamos caro por um transporte de péssima qualidade .

  3. Abigail santos disse:

    Poderia voltar a linha do hospitas das clinica

  4. denisgood@gmail.com disse:

    Como não? Tem ônibus tanto pra Lapa quanto pra Pinheiros no terminal norte. Basta atravessar o mezanino da estação

  5. Dênis disse:

    Como não? Tem ônibus tanto pra Lapa quanto pra Pinheiros no terminal norte. Basta atravessar a linha do trem.

  6. Dênis disse:

    Mas que bagunça a EMTU fez na região oeste. Não que já não fosse bagunçado antes, mas bagunçado e novo é pior ainda. Os seccionamentos liquidaram várias rotas intermunicipais no Jaguaré, Butantã, Lapa e Pinheiros. A rede está mais organizada, diz a EMTU. Mas em Osasco pode continuar desorganizada? Até o Terminal Vila Yara pode? Ora, se o projeto do “corredor” oeste considera toda a extensão da Av. dos Autonomistas, então vamos troncalizar o fluxo nela também. O terminal do km 21 não foi entregue pra isso? Seccionamento em etapas é praticar SADISMO com a população.

  7. Claudia Regina da Silva disse:

    Sou moradora de vila Helena Carapicuíba e aqui não temos ônibus para Osasco.
    Para que podemos ir até Osasco temos que andar mais de 5 km apê ou pegar um ônibus até a inocêncio seráfico.

  8. Cristina disse:

    Sou moradora das proximidades da COHAB ll de Carapicuíba, e não temos mais as linhas Lapa, Clínicas, e Pinheiros. Acho um absurdo ter que pegar um ônibus até o terminal do Km 21 para ir a um desses destinos. Está péssimo. Está um sufoco para as pessoas que trabalham na Lapa, Pinheiros e para as pessoas que necessitam de ir até Clínicas. Antes tínhamos essas linhas que nos auxiliavam tanto. Agora é um transtorno tremendo ter que fazer essa maldita baldeação idiota.

  9. Paulo Gil disse:

    Dênis, bom dia.

    O que você chama de Terminal norte?

    Na rodoviária de Osasco?

    Se for, agradeço a informação e peço mais uma.

    O buzão que sai desse Terminal norte vai passar pela Corifeu ou são os da Urubu que vão pela Presidente Altino e Balão do Jaguaré?

    Se forem esses, não serve para mim.

    Abçs,

    Paulo Gil

  10. Paulo disse:

    Queria saber pq ate hoje nao temos onibus da zona norte de osasco ate carapicuiba …todos que moram no richdale e regiao tem que pegar 2 onibus para chegar ate carapicuiba . Sendo que se uma linha hipotetica passasse pela av. Das esmeraldas ,depois a brasil,ja estaria no piratininga consequentemente av.dos autonomistas …isso é o que sempre pareceu ser …um puro e simples conflito de interesses …afinal pra que melhorar se podemos fazer o cidadao pagar 2 passagens

  11. Dênis disse:

    Isso mesmo, Paulo. Os EMTU da Urubupungá que atendem a rodoviária. Agora que você mencionou a Av. Corifeu, você deve estar cobrando ligação entre o centro de Osasco e a Av. Corifeu. Essa ligação atualmente só existe de forma parcial (até a Av. Jaguaré/Politécnica) e por uma linha seletiva. É o mesmo que nada, dado o alto custo da tarifa. O serviço municipal atende ao máximo o Terminal Vila Yara. Fica um buraco entre Vila Yara e Metrô Butantã. A opção atual é pagar 6,45 com cartão bom pra usar 2 linhas. É mais barato que uma integração de Bilhete Único mas ainda assim é caro. Uma sugestão que “casaria” com o projeto de troncalização seria um atendimento da 840 passando no largo. Mas a tarifa continuaria cara: 6,20. O ideal seria a EMTU considerar os sistemas municipais como parte da solução intermunicipal, com integração entre municipal e intermunicipal. Com o sistema municipal integrado, linhas municipais e linhas intermunicipais troncalizadas poderiam compensar baldeações com um intervalo bem baixo.

  12. LucieneDeVito Simões disse:

    Gostaria de pedir mais carro na linda de Santana de Parnaíba x Carapicuiba, sempre lotados wm todos os horários

  13. luiz avelino tuy disse:

    Aqui em Carapicuiba precisa fazer uma linha para Pinheiros que passe na Estrada Egilio vitorello,bairros Jd.Angelica e jd.maria beatriz,vila nova Carapicuiba e bairros vizinhos serão benificiados,portanto essa linha pertence há Del Rey transportes,precisa que o Presidente da Del rey ,coloque essa linha….agradecemos em nomes de todos os moradores se EMTU.Aprovase essa linha…desde já agradeçemos.

  14. luiz avelino tuy disse:

    Certeza que o Presidente da Del Rey transportes Sr.joao batista Costa irá estudar o assunto.

Deixe uma resposta