Scania desmente lançamentos de modelos de ônibus como divulgado em redes sociais

Publicado em: 28 de janeiro de 2020

Linha de montagem em São Bernardo do Campo. Novidades devem se intensificar com Euro 6.

De acordo com diretor da fabricante ao Diário do Transporte, tendência é que as montadoras apresentem novas linhas completas a partir da entrada do Euro 6

ADAMO BAZANI

A Scania desmentiu oficialmente as informações veiculadas em redes sociais, blogs e aplicativos de mensagens que diziam que a montadora lançaria neste ano uma nova linha de modelos de chassis de ônibus.

De acordo com o diretor de vendas de veículos da Scania Brasil, Silvio Munhoz, em entrevista exclusiva ao Diário do Transporte (forma dos créditos), as postagens não foram feitas por imprensa profissional e não correspondem à realidade.

“Esta notícia (das redes sociais) não tem nada a ver com a realidade, nós não comunicamos isso para ninguém. Eu interpreto isso como uma informação gerada para outros fins do que comunicar a realidade. A Scania, obviamente como todas as outras montadoras, têm planos de novos produtos, mas isso que foi comunicado não tem nada a ver com a realidade” – disse na entrevista por telefone na tarde desta terça-feira, 28 de janeiro de 2020.

Munhoz acredita que as novas linhas de modelos de ônibus devem ser apresentadas pelas montadoras quando houver a mudança dos padrões de restrição às emissões com base na norma Euro 5 (atualmente em vigor no Brasil) para a norma Euro 6.

“Nós vamos ter umas introduções provavelmente com a chegada da Euro 6. Todas as montadoras vão passar pelo mesmo processo. Nós temos que aplicar novos motores que requerem novas instalações nos chassis e a gente aproveita para fazer as melhorias, mas isso fora completamente do que foi comunicado (nas redes sociais) e as informações que foram dadas não têm nada a ver com a realidade” – explicou.

Como mostrou o Diário do Transporte, o Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, por meio da resolução 490, publicada oficialmente em 21 de novembro de 2018, determinou a entrada em vigor do padrão Euro 6 para veículos a diesel no dia 1º de janeiro de 2023. Os novos modelos devem ser homologados de acordo com a norma já a partir de 1º de janeiro de 2022.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/11/21/resolucao-que-institui-o-euro-6-nos-onibus-e-caminhoes-no-brasil-e-oficializada-nesta-quarta-feira-21/

Assim, não somente o suposto lançamento de modelos, mas também as nomenclaturas que surgiram em páginas de Facebook, em Instagram e em WhatsApp são notícias falsas, de acordo com Silvio Munhoz.

O diretor de vendas da Scania ainda disse que o mercado de transportes, frotistas, profissionais do setor e entusiastas devem procurar informações em sites e revistas elaborados por jornalistas profissionais.

“Se não sair pelos meios tradicionais de comunicação, como Diário do Transporte ou outros meios, tem grande chance de não ser verdade como é o caso específico do que comentamos. As informações são reservadas para os meios oficiais que a gente considera, dá valor e que têm credibilidade. Outros meios a gente tem que duvidar da informação e tentar consultar a fonte para ver se corresponde efetivamente à realidade.” – finalizou

Ouça na íntegra:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Wainey Teixeira disse:

    Suspeitei desde o princípio q era fake news…tanto q li e nem espalhei a notícia. Mais seria tão bom se fosse verdade…kkkk

Deixe uma resposta