ANPTrilhos lança campanha contra abuso sexual

Publicado em: 28 de janeiro de 2020

Objetivo é combater crime nos sistemas de metrô, trem, VLT, monotrilho e aeromóvel

JESSICA MARQUES

A ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) lançou uma campanha nacional de comunicação para o combate ao abuso sexual nos sistemas de metrô, trem, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), monotrilho e aeromóvel.

Segundo a associação, a iniciativa tem como objetivo “alertar que o abuso sexual é crime; mostrar que o segmento está atento e monitorando todo o sistema; estimular a participação social no combate ao abuso sexual; e incentivar as denúncias para que se possa buscar a aplicabilidade da lei”.

Ainda de acordo com a associação, os operadores metroferroviários realizam, com frequência, ações e campanhas de orientação aos passageiros. Com a proximidade de grandes eventos, como o carnaval, as ações são intensificadas e a divulgação dos canais de denúncia é reforçada.

A campanha será veiculada pelos Associados da ANPTrilhos nos seus canais de comunicação, nas estações e trens, no site e redes sociais.  Ao todo, o sistema metroferroviário do país transporta cerca de 11 milhões de pessoas por dia.

“Os operadores metroferroviários trabalham diariamente buscando a segurança e o melhor atendimento aos passageiros. Repudiamos qualquer tipo de violência e essa campanha visa unir todos os usuários na luta contra o abuso sexual. É importante que as pessoas não se calem e ajudem a combater a ação dos agressores. Promover o combate ao abuso sexual é um dever de todos”, disse Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.

Os personagens da campanha são funcionários dos sistemas metroferroviários que trabalham diariamente no atendimento aos passageiros. Segundo a ANPTrilhos, todos participaram da ação voluntariamente.

“O abuso sexual é crime. Desde 2018, com a promulgação da Lei nº 13.718, a importunação sexual passou a ser passível de reclusão de 1 a 5 anos. O artigo 2 da lei explica que importunação sexual é praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.

A ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, e congrega os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil, indústria e entidades do setor metroferroviário.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta