ANTT autoriza implantação de linhas para a Gontijo e a Cometa

Viação Cometa foi autorizada a implantar a linha Juiz de Fora (MG) - São Paulo (SP) com veículo executivo. Foto: Adamo Bazani

No total 14 empresas tiveram pedidos autorizados e negados pela Agência

ALEXANDRE PELEGI

A Superintendência de Serviços de Transportes de Passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2020, várias portarias atendendo e negando pedidos de empresas de ônibus para supressão de linhas e implantação de mercados.

Veja o caso de cada empresa:

 

I = EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LIMITADA

Pela Portaria 138 foi autorizada a retirar a linha Prado (BA) – São Paulo (SP), prefixo 05-0079-00.

Pela Portaria nº 158 foi autorizada a retirar a linha Jequié (BA) – São Paulo (SP) prefixo nº 05-0077-00 e implantar a mesma linha via BR 381 com os seguintes mercados como seções:

I – De: Jequié (BA), Poções (BA), Vitória da Conquista (BA), Teófilo Otoni (MG) e Belo Horizonte (MG) para: São Paulo (SP);

II – De: Jequié (BA) e Vitória da Conquista (BA) para: Belo Horizonte (MG).

Já pela Portaria nº 178 a Gontijo de Transportes Limitada foi autorizada a suprimir a linha Itabaiana (SE) – Santos (SP) prefixo nº 21-0018-00 e suas seções. Ao mesmo tempo, a Gontijo foi autorizada a implantar a mesma linha via BR 381 com os seguintes mercados como seções:

I – De: Itabaiana (SE), Lagarto (SE) e Jequié (BA) para: Santos (SP) e São Paulo (SP);

II – De: Tobias Barretos (SE) para: Santos (SP), São Paulo (SP), Governador Valadares (MG), Teófilo Otoni (MG), Vitória da Conquista (BA);

III – De: Inhambupe (BA), Alagoinhas (BA), Feira de Santana (BA), Santo Estevão (BA), Poções (BA), Teófilo Otoni (MG), Vitória da Conquista (BA), Belo Horizonte (MG), Betim (MG) para: São Paulo (SP);

IV – De: Inhambupe (BA), Alagoinhas (BA), Feira de Santana (BA), Jequié (BA), Vitória da Conquista (BA) para: Belo Horizonte (MG);

V – De: Vitória da Conquista (BA) para: Ipatinga (MG).

Pela Portaria nº 200 a ANTT atendeu o pedido da Gontijo Transportes para a implantação da linha Garanhuns (PE) – São Paulo (SP) – via BR 381 com os mercados a seguir como seções:

I – De: Garanhuns (PE) Para: Feira de Santana (BA), Milagres (BA), Jequié (BA), Vitória da Conquista (BA), Teófilo Otoni (MG) e Governador Valadares (MG).

II – De: Canhotinho (PE), Quipapá (PE), União dos Palmares (AL), Messias (AL), São Miguel dos Campos (AL), Esplanada (BA), Santo Estevão (BA), Poções (BA), Teófilo Otoni (MG) e Belo Horizonte (MG) Para: São Paulo (SP).

III – De: Feira de Santana (BA) Jequié (BA) Para: Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

IV – De: Vitória da Conquista (BA) Para: Ipatinga (MG), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

E pela mesma Portaria foi atendido também o pedido da Empresa Gontijo para retirada da linha Garanhuns (PE) – São Paulo (SP), prefixo 04-0020-00.

Já a Portaria nº 249 autorizou o pedido da Empresa para a implantação da linha São João do Paraíso (MG) – São Paulo (SP) com os seguintes mercados como seções:

I – De Montes Claros (MG) e Pirapora (MG) para: Campinas (SP), Americana (SP), Limeira (SP), Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP)

II – De São Paulo (SP) para: Taiobeiras (MG), Salinas (MG), Montes Claros (MG) e Pirapora (MG).

Por fim, pela Portaria nº 260 a empresa Empresa Gontijo foi autorizada pela ANTT a implantar a linha Recife (PE) – Foz do Iguaçu (PR) com os mercados a seguir como seções:

I – De: Recife (PE) Para: Foz do Iguaçu (PR); Teófilo Otoni (MG); Governador Valadares (MG); Ipatinga (MG) e Belo Horizonte (MG).

II – De: Maceió (AL) Para: Itabuna (BA); Eunápolis (BA); Teófilo Otoni (MG); Governador Valadares (MG); Ipatinga (MG); Belo Horizonte (MG) e Foz do Iguaçu (PR).

III – De: Aracaju (SE) Para: Teófilo Otoni (MG); Governador Valadares (MG); Ipatinga (MG); Belo Horizonte (MG) e Foz do Iguaçu (PR).

IV – De: Feira de Santana (BA) Para: Belo Horizonte (MG) e Foz do Iguaçu (PR).

V – De: Itabuna (BA) Para: Governador Valadares (MG); Belo Horizonte (MG) e Foz do Iguaçu (PR).

VI – De: Eunápolis (BA) Para: Teófilo Otoni (MG); Governador Valadares (MG); Ipatinga (MG); João Monlevade (MG); Belo Horizonte (MG) e Foz do Iguaçu (PR).

VII – De: Teixeira de Freitas (BA) Para: Belo Horizonte (MG) e Foz do Iguaçu (PR).

VIII – De: Teófilo Otoni (MG) Para: Ribeirão Preto (SP); Londrina (PR); Maringá (PR); Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

IX – De: Governador Valadares (MG); Ipatinga (MG) e João Monlevade (MG) Para: Londrina (PR); Maringá (PR); Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

X – De: Belo Horizonte (MG) Para: Araraquara (SP); Jaú (SP); Bauru (SP); Marília (SP); Assis (SP); Maringá (PR); Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

XI – De: Divinópolis (MG) e Passos (MG) Para: Araraquara (SP); Jaú (SP); Bauru (SP); Marília (SP) e Assis (SP).

XII – De: São Sebastião do Paraíso (MG) Para: Araraquara (SP); Jaú (SP) e Bauru (SP).

 

II = CONSÓRCIO GUANABARA DE TRANSPORTES

Pela Portaria nº 143 a ANTT atendeu a pedido da empresa para a supressão da linha Alfenas (MG) – Rio de Janeiro (RJ), prefixo nº 06-0234-00.

Já a Portaria nº 147 autorizou a empresa a implantar a linha Uberlândia (MG) – Campinas (SP), com os seguintes mercados como seções:

I – De: Uberlândia (MG) e Uberaba (MG) Para: Ribeirão Preto (SP).

A Portaria nº 160 da ANTT atendeu pedido da empresa para retirada dos mercados abaixo na linha Mariana (MG) – São Paulo (SP), prefixo 06-0297-00:

I – De: Conselheiro Lafaiete (MG) Para: Bragança Paulista (SP) e São Paulo (SP).

Pela Portaria nº 171 a empresa foi autorizada a implantar o mercado Santos Dumont (MG) – Rio de Janeiro (RJ) como seção na linha Ouro Preto (MG) – Rio de Janeiro (RJ), prefixo 06-0064-00.

 

III = VIAÇÃO COMETA S/A

Foi autorizada pela Portaria nº 145 a implantar a linha Juiz de Fora (MG) – São Paulo (SP) com veículo executivo.

 

IV = AUTO VIAÇÃO CATARINENSE LTDA

Autorizada pela Portaria nº 146 a retirar a linha Curitiba (PR) – Itajaí (SC) prefixo nº 09-0040-00 e suas seções.

 

V = SOLIMÕES TRANSPORTES DE PASSAGEIROS E CARGAS EIRELI LTDA

Pela Portaria nº 149 teve negado seu pedido para implantação da linha Porto Alegre (RS) – Vilhena (RO)

Já pela Portaria nº 168 foi autorizada pela Agência a implantar o mercado a seguir como seção na linha Criciúma (SC) x Porto Velho (RO), prefixo 16-0099-00:

I – De: São Gabriel do Oeste (MS) para: Várzea Grande (MT).

 

VI = EMPRESA DE TRANSPORTES ANDORINHA S/A

Pela Portaria nº 166 teve atendido seu pedido para retirar as seções abaixo listadas operadas na linha Campo Grande (MS) – Cuiabá (MT), prefixo 19-0050-60:

I – De: Rio Verde de Mato Grosso (MS) Para: Rondonópolis (MT), Jaciara (MT) e Cuiabá (MT);

II- De: Campo Grande (MS), São Gabriel do Oeste (MS), Coxim (MS) e Sonora (MS) Para: Jaciara (MT)

 

VII = AUTO VIAÇÃO 1001 LTDA

Pela Portaria nº 169 a ANTT atendeu o pedido da empresa para retirar a linha Pirapetinga (MG) – São Fidelis (RJ), prefixo 06-0338-00.

E pela Portaria nº 170 foi autorizada a retirar a linha Nova Friburgo (RJ) – São Paulo (SP), prefixo 07-0104-60.

 

VIII = REAL SUL TRANSPORTES E TURISMO LTDA

Pela Portaria nº 156 foi autorizado pedido da empresa para a implantação da linha Brasília (DF) – Formoso (MG) com os mercados a seguir como seções:

I – De: Brasília (DF) Para: Formosa (GO), Mambaí (GO), Damianópolis (GO) e Formoso (MG); e

II – De: Formosa (GO), Vila Boa (GO) e Damianópolis (GO) Para: Formoso (MG).

Já pela Portaria nº 266 foi autorizada a retirar as seções listadas abaixo operada na linha Brasília (DF) – Santa Terezinha de Goiás (GO) prefixo nº 12-0248-00.

I – De: Brasília (DF) para: Uruaçu (GO), São Luiz do Norte (GO) e Rubiataba (GO).

 

IX = BRASIL SUL LINHAS RODOVIÁRIAS LTDA

Pela Portaria nº 144 teve seu pedido negado para a inclusão dos mercados listados abaixo como seção na linha Maringá (PR) – Florianópolis (SC) prefixo nº 09-0208-00:

I – De: Pitanga (PR) e Guarapuava (PR) para: Joinville (SC) e Balneário Camboriú (SC).

 

X = REAL EXPRESSO LIMITADA

A Portaria nº 151 da ANTT foi atendido o pedido da empresa para a retirada da linha Belo Horizonte (MG) – Goiânia (GO) via Patrocínio, prefixo 06-0343-00.

 

XI = VIAÇÃO NACIONAL SA

Foi autorizada pela Portaria nº 257 a implantar a linha Salvador (BA) – São Paulo (SP) via BR 381, com os mercados a seguir como seções:

I – De: Salvador (BA) Para: Belo Horizonte (MG), Coronel Fabriciano (SP) e Ipatinga (SP);

II – De Feira de Santana (BA) e Jequié (BA) Para: São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG); e

III – De Vitória da Conquista (BA) Para: Belo Horizonte (MG).

Pela mesma portaria teve ainda atendido o pedido para retirar a linha Salvador (BA) – São Paulo (SP), prefixo 05-0115-00.

 

XII = RODOVIÁRIO SÃO BENTO LTDA

Pela Portaria nº 262 teve negado seu pedido para a implantação do mercado Miguelópolis (SP) – Delta (MG) como seção da linha Miguelópolis (SP) – Uberaba (MG), prefixo 08-0212-00.

 

XIII = EXPRESSO TRANSPORTE TURISMO LTDA

Pela Portaria nº 265 a ANTT negou o pedido da empresa de implantação de seções na linha Alta Floresta (MT) – Brasília (DF), prefixo 11-0013-61.

 

XIV = ERA TRANSPORTE E TURISMO EIRELI

A Portaria nº 163 negou o pedido para a implantação do mercado Montes Claros (MG) – Luziânia (GO) como seção na linha Brasília (DF) – Januária (MG), via Montes Claros, prefixo 12-0402-00.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Maria ines disse:

    A ANTT deveria dispensar uma atenção especial à empresa Gardenia que presta um péssimo serviço,com ônibus todo sucatiado.Manutenção zero.E só terem uma atenção as reclamações feitas pelos usuários,os quais não teem outra opção,pois ao que parece a Gardenia detém o monopólio de uma grande parte das linhas que servem o principalmente o sul minas.

  2. Maria disse:

    Podia ter uma linha de esplanada Bahia direto para Fortaleza CE

  3. Veralucia Bibiana de sousa Queiroz disse:

    Deveriam fazer linhas mais diretas, e impossível viajar de juiz de fora, para teofilo otoni nos onibus da rio doce que fazem a linha até na entrada das primeiras cidades baianas. Parece onibus urbano falta conforto e para em todas localidades possíveis e impossíveis é uma viagem do inferno. Poderiam parar só em cidades grandes, mas nao é um sobe desce o tempo inteiro, costuma andar nem 5 km e para.

  4. Richard Ferreira Gropo disse:

    A ANTT deveria disponibilizar mais opções de linhas de onibus Santos SP x Uberlândia MG.
    Porque so com a linha Rotta esta cada dia pior .

  5. Luciana Cláudia Guimarães de Oliveira Damasceno disse:

    A ANTT, deveria com certeza rever a real condição da, empresa Gontijo, linha Rio de Janeiro Cratreus/Crato. Pois os ônibus em péssimas condições de uso, viajei com a família na semana passada11/01, além da viagem se estender por várias horas em atraso, por ter q trocar de ônibus mais de 2 duas vezes, pois os mesmos deram defeitos, a limpeza é péssima, o ar não funciona corretamente e as paradas só são feitas nos pontos de apoio da própria empresa, muito insatisfeita por ter pago um valor alto, por uma péssima viagem. Condições melhores deviam ser revistas, no mais não irei e tm não recomendo e tenho certeza que os outros companheiros de viagem tbm não

  6. Hazael Junio disse:

    A Viação Nacional vai operar a linha Salvador x São Paulo ou não fiquei meio confuso?

  7. Solange Ribeiro disse:

    Eu gostaria que fossem avaliados os Ônibus da Gontijo que saem de Campo Grande – Mato Grosso do Sul para Feira de Santana – Bahia,pois é viagem muito longa e os ônibus são muito velhos. Minha mãe e meu padrasto residem no Mato Grosso do Sul e frequentemente vêm me visitar aqui na Bahia,por isso fico muito preocupada com o conforto e a segurança deles e dos demais passageiros;já que pagam,merecem um transporte de qualidade,ainda mais em se tratando de uma viagem muito longa(aproximadamente 44 horas).

  8. Aílton Fernandes disse:

    Preciso entender como a ANTT, permite ou não sabe, que a única empresa que explora a linha Extrema MG até Bragança Paulista, em SP, o faz com ônibus lotados em uma rodovia federal, a 381onde os passageiros escravos vão em pé, na sua maioria. O cinto de segurança não é obrigatório? infelizmente, em cidades onde só tem uma empresa de transporte, ela faz o que quer, sem respeitar o cliente afrontando ate6a segurança nas estradas. Exigimos respeito!

  9. Francisco Freitas disse:

    ANTT, acredite, ainda há transporte clandestino de pessoas, inclusive, já ouvi comentários dos proprios donos dos ônibus que levam “animais”, do interior do Ceará para São Paulo!

  10. Juracy José da Silva disse:

    Verdade o ponto de apoio da Gontijo, em Duque de Caxias é um lixo os sanitários são péssimos, é uma vergonha, total falta de respeito com os passageiros e funcionários.

  11. Ghizzi disse:

    A ANTIGA PRECISA FICALIZAR MAIS A COMETA, PRINCIPALMENTE OS QUE SAEM DE FRANÇA NOS PRIMEIROS HORÁRIOS. . AS VEZES COLOCAM SUCATOES USADOS EM FRETAMENTO..

  12. Renato disse:

    Já fui funcionário da cometa no setor de Praia Grande. Fui auxiliar de tráfego no período noturno. Fui punido por ter liberado um ônibus do setor de Campinas, ele foi apedrejado qd retornava de uma excursão, pois a empresa acerta os turismos e não tinha carro disponível pra cobrir esse turismo. Pois me deram suspensão por causa do apedrejamento como se eu fosse culpado de não ter carro disponível pro turismo. É justo isso?

  13. Tiago disse:

    A ANTT devia criar vergonha na cara e autorizar o cometa fazer novamente a linha Sorocaba ao Aeroporto de Guarulhos. Chegar até lá é um desafio.

  14. M P Araújo Fh disse:

    QUEM QUISER “ANALISAR” O NÍVEL DOS PASSAGEIROS DE ÔNIBUS, QUE VIAJAM NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL NO BRASIL, FAÇA UMA VISITA AO PÁTIO DAS GARAGENS DAS EMPRESAS, E VEJAM O INTERIOR DOS VEÍCULOS QUE CHEGAM DE VIAGEM. VOCÊ VAI FICAR “ESTARRECIDO” COM A QUANTIDADE DE DETRITOS, DEIXADOS NO INTERIOR DE MUITOS VEÍCULOS.

  15. ROBERTO AUGUSTO disse:

    Antt não fiscaliza nada ê só observar nas rodovias federais garanto QUE muitos ônibus das empresas regulares seriam apreendidos

  16. Nelson disse:

    A ANTT deveria ver e abrir para outras empresas de onibus o trajeto entre Palmas-To, para Aracaju-Se.
    Dia 11/01/20, vim de Palmas para Aracaju num onibus ta CDNTRAL BAHIA, alias é a unica empresa de onibus que faz essa linha.
    Ja saiu de Palmas com uma hora de atraso.
    Onibus simples, muito antigo, sucateado, sujo, nao oferece agua, poltronas super apertadas, passagem cara e zero de conforto.
    Muitas paradas demoradas.
    Chegou em Aracaju com 3 hs de atraso.
    ANTT, vamos dar uma olhada nessa linha.
    Vamos abrir para a concorrencia.

  17. Cleber Sousa disse:

    Também,
    no geral são uns descaso para com os usuários de linhas interestadual da região sul para nordeste.
    com essas empresas sucatiadas.
    Sobre o ar-condicionado horríveis, e a gontijo com nacional elas obrigam os passageiros a descer nos pontos de paradas desligando o carro automaticamente deixando o ar condicionado sem funcionar, quem aguenta ficar no interior do veiculo, forçando passageiros a consumirem produtos do comercio em geral.
    Além já observado em alguns momentos motoristas cansados, cochilando no volante nesse inicio de ano, aconteceu na linha salvador para teresina.
    Obrigado

  18. ZEZITO jose dos santos disse:

    Vcs podia bem colocar uma linha de aguas formosas a sao paulo…ia ser muito bom…essa regiao aki precisa muito…agradeço ..aki e zezito de aguas formosas

  19. Atailson disse:

    Quando vai ter uma linha Belo Horizonte a teresina piauí?

  20. Jair Gongora disse:

    Ninguém fiscaliza nada, pura verdade, os ônibus que saem de São Paulo para o Sul de Minas são piores que ônibus urbanos dos grandes centros, biagem de 210kilometros demoram quatro horas de tanto parar. Parabéns a empresa santa cruz e cristalia e viva a fiscalização devida das autoridades

  21. Ana de Fátima Xavier da Rocha disse:

    ANTT deveria liberar uma linha da GONTIJO de: Maceió a São José do Rio Preto mas que a mesma entrasse em Arapiraca, para pegar passageiros, viajei recentemente nessa linha tive que ir para Maceió pegar o ônibus e vir para Montes Claros-MG. É muita burocracia e cansativo.

  22. Antônio Geraldo Pedrosa disse:

    Essa ANTT ajudar muito a Empresa contijo será que não tem propinas nesse meio ou não?

  23. Francisca E Rocha Mendonca disse:

    A ANTT deveria fiscalizar a Solimoes (EUCATUR) única aqui em Alta Floresta D’Oeste/Rondonia, que monopoliza, so tem ela saindo daki e o pior que o sr “responsavel sr Silvio” uma pessoa de extrema ignorancia e estupidez com todos, desde o atendendo ao embarque das bagagens! Que nos livre desse individuo, que nos salva é o Wanderley funcionario dele, muito educado e atencioso com todos principalmente com os idosos! Socorroooo, pelo menos mais 1 empresa pra essa linha pra acabar com o Monopolio!

  24. Viterbo disse:

    Essa ANTT é um.ninho de corruptos que nao fiscalizam nada nenhum empresário do ramo de transportes tem.medo dela pq sabe que lá.impera a lei da moeda uma verdadeira quadrilha instalada na há anos fazendo negócios além.de um balcão de.ficticios empregos o Sr.presidente ja deveria ter extinto esse.orgao é criado uma coisa mais profissional e.fiscalizadora asas agências de regulação São são uma vergonha generalizada um câncer para o.pais.

  25. ANTT DEVERIA TER VERGONHA NA CARA E COMEÇAR A FISCALIZAR OS ÔNIBUS QUE RODAM ISSO SIM!
    POR EXEMPLO, ÔNIBUS DA EMPRESA GONTIGO, DAS LINHAS, AGUA BOA, 606, VIRGINÓPOLIS-MG, MINAS NOVA, GUANHÃES-MG, RIO VERMELHO, SÃO JOÃO EVANGELISTA.
    SÃO ÔNIBUS TODOS VELHOS, BANHEIROS SUJOS, FEDIDOS, QUEBRADOS, POLTRONAS SUJAS E QUEBRADAS, ÔNIBUS QUE CHOVE DENTRO, VÁRIOS ERROS, VÁRIOS ÔNIBUS DESCONFORTÁVEIS, E ANTT NÃO FISCALIZA, E QUANDO LIGAMOS PRA DENUNCIAR, O PESSOAL DA ANTT PEDE PRA GENTE LIGAR NA EMPRESA QUE ESTAMOS RECLAMANDO, AI FICA DIFÍCIL.
    ABSURDO TUDO ISSO.

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