Barreiras, na Bahia, tem passagem de ônibus mais cara desde hoje

Publicado em: 18 de novembro de 2019

Foto: prefeitura de Barreiras (BA)

Último reajuste tarifário foi concedido em maio de 2017

ALEXANDRE PELEGI

Barreiras, no interior do estado da Bahia, com população de 155 mil habitantes, tem ônibus mais caro desde esta segunda-feira, 18 de novembro de 2019.

A Prefeitura acolheu solicitação da Viação Cidade de Barreiras, atual concessionária do serviço de transporte urbano e rural/distrital.

Em nota na semana passada, a prefeitura afirma que o aumento das passagens foi concedido para assegurar o equilíbrio econômico, financeiro, contratual e a continuidade do serviço público de transporte coletivo de passageiros.

O decreto, publicado no Diário Oficial do município no dia 15 de novembro, concedeu reajuste linear de 15,72% em todos os trechos atendidos pela empresa.

A tarifa do transporte urbano passou dos atuais R$ 3,00 para R$ 3,45. Os demais trechos têm valores diferenciados.

Segundo nota da prefeitura, “a solicitação da Concessionária decorre do direito de aplicação da fórmula matemática estabelecida na Cláusula Décima Primeira, parágrafo segundo, dos contratos 173/2014 e 174/2014, que disciplina o reajuste anual da tarifa. Após parecer favorável do Setor Técnico e da Procuradoria Jurídica Municipal, que analisou os dados, fórmula e cálculos apresentados pela Concessionária, considerou-se que embora ela tenha direito ao reajuste anual, conforme estabelece o contrato de concessão, o último reajuste tarifário foi concedido em 05 de maio de 2017, portanto há mais de dois anos e cinco meses”.

decreto_barreiras_reajuste_01decreto_barreiras_reajuste_02.jpg

decreto_barreiras_reajuste_03

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta